Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896
Autor(es): Semensate, Amanda Pini
Orientador: Wartha, Edson José
Título: Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas
Banca: Giraldi, Patricia Montanari
Banca: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Palavras-chave: Análise do discurso;Prática docente;Ensino - Química;Ensino e aprendizagem - Química
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SEMENSATE, Amanda Pini. Análise de discursos de professores de química sobre suas práticas. 2020. 124 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896. Acesso em: 17 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Este estudo buscou identificar e compreender elementos presentes e ausentes em práticas bem sucedidas a partir das perspectivas de seis professores atuantes na rede Educação Básica do Paraná. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados foi guiad a pelos referenciais de Análise do Discurso de Eni Orlandi e Michel Pêcheux. Os resultados indicaram uma ênfase nos discursos dos professores relativos à sala de aula para aspectos de práticas exitosas em atividades que envolvem experimentação, aulas expos itivas, questionamento, leitura, atividades de grupo e vertentes da pesquisa na sala de aula. No não dito, elemento da análise do discurso, foi possível identificar que seus dizeres silenciaram uma "impotência" enquanto professores e que este silêncio prop õe uma ruptura não desejada, mas necessária no contexto atual.
ABSTRACT: This study aimed to identify and understand elements present and absent in successful practices from the perspe ctives of six teachers working in the Basic Education network of Paraná. Therefore, we conducted semi structured interviews and data analysis was guided by the discourse analysis references of Eni Orlandi and Michel Pêcheux. The results indicated an emphas is on teachers' discourses related to the classroom for aspects of successful practices in activities involving experimentation, expository classes, questioning, reading, group activities and research aspects in the classroom. In the unsaid, element of dis course analysis, it was possible to identify that his sayings silenced an "impotence" as teachers and that this silence proposes an unwanted rupture, but necessary in the current context.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Edson José Wartha.
Coorientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira.
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5896
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Amanda Pini Semensate_2020.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.