Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPerius, Cristianopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Lucas Rodrigues da Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T14:37:19Z-
dc.date.available2020-09-28T14:37:19Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Lucas Rodrigues da Fonseca. O conceito de análogon em Sartre. 2019. 94 f. Dissertação (mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5898-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cristiano Perius.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem por objetivo explicitar a apreensão e construção do objeto estético na filosofia de Jean-Paul Sartre tomando, como ponto de partida, O Imaginário (1940), onde se encontra uma crítica à concepção tradicional de imagem. A fenomenologia da imagem é acompanhada por uma teoria do objeto estético, fundamentada por meio dos conceitos de consciência imaginante e analogon. O objeto artístico é irreal, estando para além do que é revelado pela percepção. Apenas a consciência imaginante permite a apreensão do objeto estético de uma obra de arte enquanto negação do real. O objeto deste trabalho visa os conceitos de consciência imaginante, imagem mental e analogon a partir de suas conexões internas, benefícios teóricos e consequências.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This paper aims to explain the apprehension and construction of the aesthetic object in the philosophy of Jean-Paul Sartre taking, as a starting point, The Imaginary (1940), in which there is a critique of the traditional conception of image. The phenomenology of the image is accompanied by a theory of the aesthetic object, based on the concepts of imaging consciousness and analogon. The artistic object is unreal, being beyond what is revealed by perception. Only the imaging consciousness allows the apprehension of the aesthetic object of a work of art as a negation of the real. The object of this paper focuses on the concepts of imaging consciousness, mental image and analogon from their internal connections, theoretical benefits and consequences.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEstética - Filosofiapt_BR
dc.subjectFenomenologia - Filosofiapt_BR
dc.subjectArte - Filosofiapt_BR
dc.subjectSartre, Jean-Paul, 1905-1980pt_BR
dc.subject.ddc194pt_BR
dc.titleO conceito de análogon em Sartrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, André Dias-
dc.contributor.referee2Moutinho, Luiz Damon Santos, 1964--
dc.publisher.departmentDepartamento de Filosofia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical94 f.-
dc.subject.cnpq2Filosofia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucas Rodrigues da Fonseca Lopes_2019.pdf977,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.