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Autor(es): Borges, Felipe Augusto Fernandes
Orientador: Menezes, Sezinando Luiz, 1958-
Título: Jesuítas no "Estado da Índia" : o Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo em Goa (1541-1558)
Palavras-chave: Colégio de São Paulo - Jesuitas - Índia;Seminário de Santa Fé;Jesuítas - Missões - Índia
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: Analisar a presença e a influência cultural portuguesa na Índia, especificamente expressas no Seminário de Santa Fé e no Colégio de São Paulo, em Goa, é o tema e o objeto central deste trabalho. As primeiras tratativas para a fundação de um seminário cristão na Índia remontam à década de 40 do século XVI, que apresentou, na Índia e, especialmente em Goa, uma viragem política da presença portuguesa. Até então havia certa tolerância religiosa para com a população hindu, entretanto, a partir de 1540, ocorreu no Oriente Português o desenvolvimento de uma forte intolerância religiosa cristã, e é nesse contexto que surgiram a Confraria de Conversão à Fé bem como o Seminário de Santa Fé. O Seminário de Santa Fé foi fundado em Goa no ano de 1541, tendo suas atividades se desenvolvido, a partir de 1542, com a participação de padres da Companhia de Jesus. O desenvolvimento das atividades do Seminário - que tinha o objetivo de formar um clero nativo indígena - se deu com o auxílio e presença cada vez maior dos jesuítas de forma que, a partir de 1546, o Seminário foi inteiramente entregue a eles. A partir de 1548, os jesuítas dividiram a instituição em duas, fundando o Colégio de São Paulo. Apresentam-se as dinâmicas de fundação do Seminário, a entrada dos jesuítas e posterior doação da instituição a eles, bem como a fundação e desenvolvimento das atividades do Colégio de São Paulo. Trabalham-se ainda as dinâmicas nas quais tais transições se inserem, bem como o papel dessas instituições no projeto colonial português na Índia. Conclui-se, a partir da pesquisa, que o Seminário de Santa Fé e, posteriormente, também, o Colégio de São Paulo foram importantes instrumentos de difusão da cultura portuguesa e da religião cristã na Índia. Os conceitos de aportuguesamento, catequese e religiosidade, presentes em Paiva (2006; 2012), são tomados como categorias de análise. O recorte temporal se situa entre os anos de 1541 e 1558. Tal recorte justifica-se sendo 1541 o ano de fundação da Confraria de Conversão à Fé e do Seminário de Santa Fé. A partir do trabalho no Seminário houve, em 1548, a fundação do Colégio de São Paulo e, ao fim da primeira década de existência deste, em 1558, aconteceu a ordenação do primeiro sacerdote nativo no âmbito do Colégio, o canarim André Vaz. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são os volumes I, II, III e IV da Documenta Indica, organizados pelo padre jesuíta Joseph Wicki, e ainda os volumes I, II, III, IV, V e VI da Documentação para a História do Padroado Português do Oriente, organizados pelo padre António da Silva Rego
ABSTRACT: Analyze the presence and Portuguese cultural influence in India, specifically expressed in the Seminary of Santa Fe and in the College of Saint Paul, in Goa, is the theme and the central object of this work. The first negotiations for the foundation of a Christian Seminary in India date back to the 16TH century, 40, in India and especially in Goa, a political change of the Portuguese presence. Even so there was a certain religious tolerance towards the Hindu population, however, from 1540 occurs in the East Portuguese the development of a strong Christian religious intolerance, and it is in this context that the Confraternity of Conversion to the faith, as well as the Seminary of Santa Fe. The Seminary of Santa Fe was founded in Goa in the year 1541, having its activities developed, from 1542, with the participation of the fathers of the Society of Jesus. The development of the activities of the seminar - which had the goal of forming a native clergy indigenous with the aid and increasing presence of the Jesuits so that, from the 1546 seminar is entirely handed over to them. From 1548, the Jesuits divided the institution into two, founding the College of Saint Paul. We present the dynamics in which such transitions are inserted, as well as the role of these institutions in the Portuguese colonial project in India. We concluded from our research that the Seminary of Santa Fe and, subsequently, also the College of Saint Paul, were important instruments for the dissemination of the Portuguese culture and the Christian religion in India. The concepts of ?aportuguesamento?, catechesis and religiosity present in Paiva (2006; 2012) are taken as categories of analysis. The timeframe is between 1541 and 1558. Such a cut is justified being the year 1541 founding of the Confraternity of Conversion and of the Seminary of Santa Fe. From the work in the Seminar there was, in 1548, the foundation of the College of Saint Paul and at the end of the first decade of existence, in 1558, the first native priest ordination within the College, the ?canarim? André Vaz. The documentary sources used in the research are the volumes I, II, III and IV of the ?Documenta Indica?, organized by the Jesuit priest Joseph Wicki, and volumes I, II, III, IV, V and VI of the ?Documentação para a História do Padroado Português do Oriente?, organized by the priest António da Silva Rego
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Sezinando Luiz Menezes
Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5906
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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