Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5914
Autor(es): Leite, Joici de Carvalho
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: Ser professor(a) de Ciências e Biologia : representações sociais na formação inicial
Banca: Schneider, Eduarda Maria
Banca: Kovalski, Mara Luciane
Banca: Obara, Ana Tiyomi
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Ensino de ciências;Teoria das representações sociais;Ensino de Biologia;Formação docente
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LEITE, Joici de Carvalho. Ser professor(a) de Ciências e Biologia: representações sociais na formação inicial. 2020. 214 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: As teorias do senso comum, ou Representações Sociais (RS), permeiam o cotidiano dos indivíduos com o propósito de tornarem comuns assuntos até então desconhecidos, ou seja, compartilhando um conhecimento socialmente aceito. Nesse contexto, esta tese objetivou identificar as RS que licenciandos(as) iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de duas universidades públicas do Paraná, compartilham a respeito do ser professor(a) de Ciências e Biologia e da atividade docente. Participaram da pesquisa 80 licenciandos(as) de duas Universidades, A e B, localizadas ao norte do Estado do Paraná. Os procedimentos utilizados para a coleta de informações foram três: o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), um questionário composto por 81 assertivas com escala do tipo likert e entrevistas em grupos focais. Para a análise das informações coletadas, foram empregadas outras três metodologias: a primeira foi a abordagem estruturalista, em que as palavras, evocadas por intermédio da TALP, originaram grupos semânticos dos quais foi possível construir o Quadro de Quatro Casas e identificar o núcleo central e os elementos periféricos; a segunda metodologia foi o modelo KVP (Knowledge, Value, Practice), com o intuito de mensurar as informações obtidas com as respostas oriundas das 81 assertivas; e a terceira foi uma análise de conteúdo entre os diálogos estabelecidos por meio de entrevistas, nos quatro grupos focais. Os resultados evidenciados indicaram que os(as) licenciandos(as) da Universidade A compartilham RS que, de forma geral, denotam o(a) professor(a) como um sujeito tradicionalista, acadêmico, intelectual e responsável por todo o processo de ensino. Todavia, entre os(as) concluintes, também foram observadas perspectivas de apreço pela profissão, mas não foram evoluções suficientes para se promover uma transformação brutal nas RS compartilhadas. Entre os(as) licenciandos(as) da Universidade B, destaque para a abordagem sociocultural e a vertente humanista que indicaram evoluções e reelaborações de conhecimentos, porém não foram consistentes o bastante para se evitar o compartilhamento de RS do(a) professor(a) transmissor(a), centro do processo de ensino e do ensino por redescoberta. Em suma, os(as) licenciandos(as) das duas Universidades compartilham, entre seus grupos sociais, RS acerca do ser professor(a) e dos saberes docentes.
ABSTRACT: The Theories of common sense, or Social Representations (SR), permeate the everyday of individuals with the objective of making common subjects till the unknown, that is, sharing socially accepted knowledge. In this context, this thesis aimed to identify the SR that undergraduate and graduate students in the Biological Sciences degree course, from two public universities in Paraná, share about being a Science and Biology teacher and the teaching activity. 80 undergraduate students from two Universities, A and B, located in the north of Paraná State, participated in the research. The procedures utilized to collect information were three: the Free Word Association Test (FWAT), a questionnaire consisting of 81 statements with a likert scale and interviews in focus groups. For the analysis of the information collected, three other methodologies were used: the first was the structuralist approach, in which the words, evoked through FWAT, originated semantic groups from which it was possible to build the Four House Chart and identify the central and the peripheral elements; the second methodology was the KVP model (Knowledge, Value, Practice), in order to measure the information obtained with the answers from the 81 statements; and the third was a content analysis between the dialogues established through interviews, in the four focus groups. The evidenced results indicated that the university graduates of University A share SR that, in general, denote the teacher as a traditionalist, academic, intellectual and responsible for the whole teaching process. However, among the graduates, perspectives of appreciation for the profession were also observed, but there were not enough developments to promote a brutal transformation in the shared RS. Among the graduates of University B, emphasis is given to the sociocultural approach and the humanist aspect that indicated evolutions and re-elaborations of knowledge, however they were not consistent enough to avoid sharing the SR of the teacher transmitter, center of the teaching process and teaching by rediscovery. In short, the graduates of the two Universities share, among their social groups, SR about being a teacher and teaching knowledge.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5914
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Joici de Carvalho Leite_2020.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.