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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5916
Autor(es): | Carmo, Tânia do |
Orientador: | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- |
Título: | Ser professor de química : representações sociais de licenciandos ingressantes e concluintes |
Banca: | Leite, Rosana Franzen |
Banca: | Siqueira, Maxwell Roger da Purificação |
Banca: | Batista, Michel Corci |
Banca: | Silveira, Marcelo Pimentel da |
Palavras-chave: | Ensino da química;Formação de professores;Teoria das representações sociais |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | CARMO, Tânia do. Ser professor de química: representações sociais de licenciandos ingressantes e concluintes. 2019. 313 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática ) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A formação de professores está imbuída de pressupostos, concepções, teorias e
aspectos provenientes do que a sociedade concebe sobre o ser professor. Deste modo,
ao ingressarem no curso de Licenciatura os futuros professores compreendem a
profissão docente sob perspectivas construídas em meio a percepções espontâneas que
tem sua gênese nas relações sociais. Diante dessa conjectura, esta pesquisa tencionou
investigar como os futuros professores compreendem o "Ser professor de Química". Para
isto, fizemos uso da Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Moscovici,
objetivando compreender quais as possíveis Representações Sociais (RS)
compartilhadas entre licenciandos ingressantes e concluintes em Química e, se as
vivências experienciadas no decorrer da graduação tem influenciado na transformação
das RS. Neste contexto, participaram deste estudo, no decorrer do ano de 2017, 76
licenciandos ingressantes e 15 concluintes de dois cursos de Química de Universidades
públicas localizadas no noroeste do Estado do Paraná. O fenômeno das RS é complexo
o que justifica trabalhar com um cenário plurimetodológico. Nesta perspectiva, a
constituição dos dados e as respectivas análises foram realizadas por meio de três
instrumentos/técnicas: a Abordagem Estruturalista, sistematizada a partir da Evocação
Livre de Palavras e consequente organização dos grupos semânticos nos Quadros de
Quatro Casas; a análise das quatro entrevistas de grupo focal, realizadas com as turmas
de ingressantes e concluintes, sendo empregada a Análise de Conteúdo e, o modelo de
análise que tem como base três polos: Conhecimento (K) "Knowledge",valor (V) e prática
(P), em que, a partir das repostas dos licenciandos a 81 assertivas, pôde-se obter um
perfil das RS. Por meio de alguns aspectos compartilhados entre os ingressantes foi
possível afirmar a presença de RS, como: a abordagem empirista-indutivista como
obstáculo, a neutralidade do desenvolvimento científico, com o objetivo de promover o
bem-estar social. Entre os concluintes foi identificado o outro extremo, ao passo que em
nenhum momento compreenderam a Ciência como fonte de resolução de problemas
sociais. Foram ainda percebidos, entre àqueles que estavam no primeiro ano da
graduação, termos que caracterizam o professor conteudista, à docência como uma
vocação, a didática isenta dos pressupostos pedagógicos, termos que caracterizam as
abordagens tradicional e redescoberta, presente também entre os concluintes. Estes
compartilharam possíveis pressupostos que remetem a abordagem construtivista. Por
fim, ingressantes e concluintes compartilharam RS ao considerarem a prática docente
como a principal via de acesso para o professor aprender a ensinar, estando melhor
elaborada entre os concluintes por convergirem o olhar para a importância da reflexão,
abordada como aspecto importante a ser incorporado na formação e atividade docente.
Por meio destas análises, foi possível compreender que ingressantes e concluintes
compartilham RS, no entanto, não são as mesmas, o que pudemos inferir é que as RS
dos ingressantes são mais ingênuas e simplistas quando comparadas a dos concluintes. ABSTRACT: Teacher training is imbued with assumptions, concepts, theories and aspects coming from societal impressions of what a teacher should be like. Thus, when starting an undergraduate teaching course, future teachers understand the profession from perspectives constructed amid spontaneous perceptions that originate in social relationships. Against this backdrop, this research intended to investigate how future teachers understand "Being a chemistry teacher". For this, we used the social representation theory (SRT) proposed by Moscovici, aiming to understand the possible social representations (SR) shared by entering and graduating chemistry teaching undergraduates, and to determine if their study experiences had influenced the transformation of SR. In this context, 76 entering and 15 graduating undergraduates from a chemistry teaching course in two public universities in northwestern Paraná state (Brazil) participated in this study in 2017. The complexity of SR warrants the use of a multimethodological scenario. From this perspective, the data and the respective analyses were structured using three instruments/techniques: structuralist approach, systematized from free word association and the consequent organization of semantic groups in the four-house board technique; analysis of four focus-group interviews carried out with the entering and graduating undergraduate classes using content analysis, and the model of analysis that is based on three main elements: knowledge (K), value (V) and practice (P), from which, based on the responses of the undergraduates to 81 assertions, an SR profile could be obtained. SR presence was confirmed through some aspects shared by the entering undergraduates: the empiricist-inductivist approach as an obstacle, the neutrality of scientific development, with the objective of promoting social well-being. The other extreme was identified among the graduating undergraduates, since they never understood science as something that can solve social problems. In addition, among the first-year undergraduates, terms that characterize the content area teacher, teaching as a vocation, teaching free of pedagogical assumptions, terms that characterize traditional and rediscovered approaches, also present among the last-year undergraduates. They shared possible assumptions that referred to constructivism. Lastly, entering and graduating undergraduates shared SR when considering teaching training as the main way the teacher has to learn to teach, and is more refined among the last-year undergraduates due to the importance given to reflection, considered a significant aspect to be incorporated into teacher training and activity. By means of these analyses, it was possible to understand that both entering and graduating undergraduates share SR; however, they are not the same, as the SR of the entering undergraduates are more naïve and simplistic compared to those of the graduating undergraduates. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Coorientadora: Profª. Drª. Neide Maria Michellan Kiouranis Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática ) - Universidade Estadual de Maringá, 2019 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5916 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
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