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dc.contributor.advisorNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Milene Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2020-10-19T13:45:05Z-
dc.date.available2020-10-19T13:45:05Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Milene Rodrigues. O discurso sobre a cosmologia contemporânea e o seu ensino nas diferentes falas da academia. 2016. 167 f. Dissertação (mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5925-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Nevespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: As pesquisas voltadas para o ensino da Cosmologia ainda estão a caminhar a passos lentos, uma vez que, há poucos estudos desenvolvidos com esse enfoque. Nesta perspectiva, considerando as inquietudes pertinentes à origem do universo, este trabalho tem por objetivo investigar o discurso de seis professores e pesquisadores de duas instituições de ensino superior, sendo uma de âmbito nacional e outra internacional. A reflexão e discussão sobre as teorias cosmológicas e conflitos conceituais inerentes as mesmas, fazem-se necessárias nos diferentes níveis de ensino, a fim de evidenciar o caráter provisório do conhecimento científico. Para tanto, este trabalho terá como foco de estudo três evidências empíricas complexas que não permitem apenas uma interpretação: desvios para o vermelho (redshifts); radiação cósmica de fundo (CBR) e quasares. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas filmadas, para posterior transcrição e interpretação das mesmas. A análise dos dados foi embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa fenomenológica, segundo BICUDO (2000) e MARTINS (1994). Ao término das análises concluiu-se que a importância do ensino da Cosmologia ainda não é consenso entre os professores e pesquisadores, bem como a metodologia a ser adotada. Em relação à abordagem de modelos cosmológicos alternativos ao modelo padrão, os sujeitos de pesquisa, também não estão em consonância. Ademais, parece ser unanimidade entre os sujeitos de pesquisa a concepção de que em relação ao universo há muito a ser descoberto, investigado e estudado, uma vez que, se conhece apenas uma porção ínfima do mesmo. Em relação às três evidências empíricas (redshifts, quasares e radiação cósmica de fundo), os sujeitos de pesquisa que versaram sobre as mesmas, apresentaram somente as interpretações que corroboram para a solidificação da teoria do big bang (estrondão)pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research focused on the teaching of Cosmology is still walking in slow steps, since there are few studies conducted with this focus. From this perspective, considering relevant questions on the origin of the universe, this paper aims to investigate the discourse of six professors and researchers from both institutions of higher education with national and international scope. The consideration and discussion of the cosmological theories and conceptual conflicts inherent in them are necessary in the different educational levels, in order to highlight the provisional nature of scientific knowledge. Therefore, this work will be focused on three complex empirical evidences that do not allow a single interpretation: redshifts, cosmic microwave background radiation (CMB), and Quasars. The data was obtained through interviews shot for later transcription and interpretation. The data analysis was based on theoretical and methodological assumptions of phenomenological research, according to BICUDO (2000) and MARTINS (1994). Upon the end of the analysis, it is concluded that the importance of Cosmology teaching does not present any agreement among teachers and researchers, as well as the methodology to be adopted. Compared with the approach of alternative cosmological models to the standard model, the research subjects are also not in concordance. Moreover, it seems to be unanimity among the research subjects the view that in relation to the universe there is much more to be discovered, investigated and studied, since it is known only a tiny portion of the universe. Regarding the three empirical evidences (redshifts, quasars and the cosmic microwave background), the subjects who studied and discussed these topics represented only the interpretations which support the big bang theorypt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectBig Bangpt_BR
dc.subjectEstado estacionário - Cosmologiapt_BR
dc.subjectEnsino da cosmologia contemporâneapt_BR
dc.subject.ddc523.1pt_BR
dc.titleO discurso sobre a cosmologia contemporânea e o seu ensino nas diferentes falas da academiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Assis, André Koch Torres, 1962--
dc.contributor.referee2Fusinato, Polonia Altoé-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical167 f. : il., tabs.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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