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Autor(es): Buffon, Alessandra Daniela
Orientador: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Título: O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores
Banca: Ramos, Fernanda Peres
Banca: Fusinato, Polonia Altoé
Palavras-chave: Ensino de astronomia - Formação de professores;Saberes docentes;Percepção docente;Ensino fundamental - Formação de professores - Ensino de Astronomia;Astronomia - Ensino fundamental;Ensino de ciências - Formação de professores
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BUFFON, Alessandra Daniela. O ensino de astronomia no ensino fundamental: percepção e saberes docentes para a formação de professores. 2016. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A pesquisa tem como ponto central compreender o grau de importância que os professores atribuem ao Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, assim como, entender os saberes docentes necessários que permitem o enfrentamento dos desafios do cotidiano escolar /acadêmico. Desse modo, estabelecem-se como problemas, inquietudes como: "Qual a importância da Astronomia no Ensino?" e "O que é necessário fazer para ampliar a Astronomia na sala de aula?". Tais questionamentos tentam ser correspondidos por meio da detecção da importância e pela compreensão dos Saberes docentes necessários, o que por sua vez, possivelmente permitira ampliar o Ensino de Astronomia em sala de aula. Para responder esses questionamentos, os interlocutores da pesquisa são docentes da disciplina de Ciências (Brasil) / Físico-química (Portugal) e pesquisadores da área de formação de professores do Ensino de Astronomia do Brasil e de Portugal. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados rege os princípios fenomenológicos, uma vez que as histórias de vida e formação se constituem como uma abordagem das metodologias hermenêuticas de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de discursos, gravados em vídeo. As análises dos dados obtidos foram divididas em categorias para que o fenômeno pudesse ser identificado. O presente estudo pretende apontar a necessidade de uma reflexão sobre a relação entre a formação docente e o Ensino de Astronomia, dialogando com Langhi e Nardi (2012); Tardif (2007); entre outros. Como resultado, percebe-se que a importância da Astronomia para o ensino é estabelecida por cinco aspectos: os conteúdos relacionados ao tema; a curiosidade; o gosto do aluno; o interesse pela Ciência; e as questões culturais. Para ampliar a Astronomia em sala de aula, é necessário dar atenção também para cinco apontamentos: os relatos de experiência; o aperfeiçoamento e a formação docente; os recursos didáticos; a ampliação de tempo; e as atividades experimentais e extracurriculares. Conclui-se que, para conquistar um ensino de qualidade para os estudantes, e preciso dar voz aos professores que enfrentam os desafios de introduzir a Astronomia diariamente nas escolas, contrapondo seus discursos com os pesquisadores dessa área, estreitando a relação entre universidades e escolas, a fim de oportunizar formações continuadas voltadas as necessidades emergentes dos docentes
ABSTRACT: The research has as its central point to understand the importance that teachers assign to Astronomy Teaching in Primary Education, as well as understand the teachers necessary knowledge that allow them to face the challenges of school / academic every day. Thus, it is established key questions of concerns and problems like: "What is the importance of Astronomy in school?" And "What is needed to expand the Astronomy in the classroom?" These questions try to be matched by detecting the importance of the necessary knowledge of teacher and also of its understanding which in tum possibly will expand the Astronomy Teaching in the classroom. In order to answer these questions the interlocutors of the research are teachers of the discipline of Sciences (Brazil) / Physical chemistry (Portugal) and researchers at the teacher training area of Astronomy Teaching countries of Brazil and Portugal. The methodology used for data collection and analysis governs phenomenological principles, since the stories of life and formation are constituted as an approach to hermeneutics research methodologies. The data was collected through discourses recorded on video. The analysis of the data was divided into categories so that the phenomenon could be identified. The present study intends to point out the need for a reflection on the relationship between teacher education and the Astronomy Teaching dialogue with Langhi and Nardi (2012); Tardif (2007); among others. As a result it can be seen that the importance of astronomy for teaching is established by five aspects: the content related to the topic; curiosity; the taste of the student; interest in science; and cultural issues. To expand Astronomy role play in the classroom is necessary to pay attention also to five notes: reports of experience; the improvement and teacher training; teaching resources; the extension of time; and experimental and extracurricular activities. It is concluded that to achieve quality education for students is necessary to give voice to teachers facing the challenges of introducing astronomy every day in schools, opposing his discourses with researchers in this field, strengthening the relationship between universities and schools in order to create opportunities for continued education facing the emerging needs of teachers
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5927
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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