Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928
Autor(es): Buffon, Alessandra Daniela
Orientador: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Título: Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica
Banca: Langhi, Rodolfo
Banca: Iachel, Gustavo
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Oliveira, André Luis de
Palavras-chave: Astronomia - Ensino;Professores - Formação profissional;Ciências - Estudo e ensino;Ensino fundamental;Livro didático
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BUFFON, Alessandra Daniela. Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica. 2020. 242 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que eles estão inseridos e ter uma percepção mais ampla do fazer docente e da influência dos depoimentos e de suas práticas para pesquisas acadêmicas, procurando diminuir cada vez mais o distanciamento entre universidade e escola. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: "como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental?". A pesquisa tem como objetivo compreender o fenômeno do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental do Núcleo Regional de Educação de Maringá / PR. Para responder esse questionamento, o estudo foi dividido em dois momentos: o primeiro teve como objeto de análise os livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD 2017, e o segundo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. As metodologias utilizadas para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa qualitativa, de modo que, para a análise dos livros didáticos, o direcionamento foi o da pesquisa qualitativa descritiva e, para as entrevistas, gravadas em vídeo, os pressupostos da pesquisa fenomenológica husserliana. Como resultado, percebeu-se que o fenômeno do Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental foi estabelecido por nove aspectos: na abordagem em sala de aula, no interesse do aluno e do professor, a construção da Ciência, na presença nos documentos oficias da Educação, a presença nos livros didáticos, na limitação do acesso a recursos, nas falhas na formação inicial, na necessidade da formação complementar e nos relatos das práticas docentes. Por fim, constatou-se que as falhas na formação inicial e a limitação de acesso a recursos são os pontos de partida que fomentam a quase inexistência da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, apesar da existência dos documentos oficiais da Educação Básica orientando para a inserção desta temática ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental.
ABSTRACT: We realize the need to give teachers a voice in order to better understand the context in which they are inserted and to have a broader perpection on the influence of their teaching practices and their testimonies for the academic research research, seeking to reduce the gap between university and school. The present study aims to point out the necessity of a reflection about the relation between Astronomy education and teachers training. This research aims to understand the phenomenon of Astronomy education in the final years of elementary school. Thus, the following question is established as a problem: "How does Astronomy Teaching take s place in the final years of Elementary School?" To Answer this question, this research is divided in two moments: the first moment has the Science textbooks validated on PNLD 2017 as research object, and the second has as research subjects teachers of Science discipline from the final years of elementary school. The methodologies used for data collection and analysis follow the principles of qualitative research, so that for the analysis of textbooks the direction of descriptive qualitative research was used and the interviews, recorded on video, followed the assumptions of Husserlian phenomenological research. The analysis of the obtained data was divided into categories in order to identify the phenomenon. As a result, it is clear that the phenomenon of astronomy teaching in the final years of elementary school is established by nine aspects: in classroom approach, students and teachers enthusiasm, in construction of Science, in presence in official documents of Education, in presence in textbooks, the limited access to resources, in failures in the initial formation, the need for complementary training and in reports of teaching practices. Finally, it is understood the need to continue giving voice to teachers in order to better understand the context in which they are inserted in. In additionally, we found that the failures in initial training and the limited access to resources are the starting points taht forsters the almost inexistence of Astronomy in final years of Elementary School, even though the official documents of Basic Education guide the insertion of this theme throughout all of the final years of elementary education.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Francisco Pereira
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5928
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alessandra Daniela Buffon_2020.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.