Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5929
Autor(es): Gregorio, Aline de
Orientador: Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Título: Temas controversos socioambientais no contexto da formação continuada
Banca: Pedrancini, Vanessa Daiana
Banca: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Palavras-chave: Educação ambiental;Formação de professores
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: GREGORIO, Aline de. Temas controversos socioambientais no contexto da formação continuada. 2020. 177 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A educação objetiva a formação de cidadãos críticos, participativos e preparados para uma atuação responsável diante de situações decisórias. Nestes termos, a inserção de Temas Controversos no contexto escolar pode contribuir, por propiciar momentos de discussão, argumentação e debates, acompanhados do desenvolvimento de valores como o respeito e a tolerância. Na Educação Ambiental (EA), vários são os temas que podem ser apontados como controversos. Considerando indispensabilidade de promover a EA a todos os indivíduos, emerge a necessidade de que sejam ofertadas aos educadores ações formativas no intuito de 7ualifica-los ao desenvolvimento da temática controversa e da EA de forma crítica e inovadora. Assim, o presente trabalho buscou investigar as contribuições de um processo formativo com vistas à qualificação de professores para a inserção de Temas Controversos Socioambientais em suas práticas pedagógicas. Para tanto, elaboramos um curso de formação continuada que contou com a participação de doze educadoras da Educação Básica, atuantes em instituições de ensino de um município da região noroeste do Paraná. Partimos de conhecimentos específicos inerentes à temática floresta e, no decorrer das atividades, agregamos as dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas que integram a complexidade desse ambiente natural. Ao final do processo formativo, as educadoras elaboraram e aplicaram cinco Sequências Didáticas (SDs) contemplando Temas Controversos Socioambientais. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e adota a modalidade de pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio do questionário pré-intervenção, de gravações em áudio e das SDs elaboradas pelas participantes do curso. Os questionários e os áudios foram analisados sob a técnica de Análise de Conteúdo e as SDs sob a óptica de referenciais teóricos da área de Temas Controversos e da EA crítica. A análise do questionário revelou o predomínio de concepções conservadoras de meio ambiente e de EA entre as educadoras. Em relação à temática controversa, a maioria das docentes demonstrou uma compreensão simplista, focalizando apenas a sua característica contraditória. No entanto, no decorrer dos encontros do curso, percebemos que as participantes ampliaram seus olhares à questão ambiental, pois apresentaram, em seus discursos, elementos mais próximos de uma EA crítica. A análise das SDs revelou que as educadoras, ao conduzirem as atividades, consideraram os conhecimentos prévios dos alunos, adotaram diversas estratégias de ensino e promoveram debates e discussões, oportunizando aos educandos a prática da argumentação como subsídio à tomada de posição fundamentada. Entretanto, no processo de aplicação das SDs, os alunos apresentaram dificuldades relacionadas à participação nas atividades discursivas e argumentativas ocasionadas, principalmente, em emitir opiniões e participar de debates. As lacunas evidenciadas na presente pesquisa abrem caminho para a realização de novas investigações que contribuam para o fortalecimento e à inserção dos Temas Controversos e da EA crítica nos espaços escolares visando à formação de uma sociedade preparada para adotar posicionamentos fundamentados diante de questões científicas, sociais, tecnológicas e ambientais.
ABSTRACT: The education aims to form critic, participative and prepared citizens for responsible acting in face of decisive situations. In these terms, the insert of Controversial Themes in the school context can contribute to providing moments of discussion, argumentation, and debates followed by the development of values such as respect and tolerance. In Environmental Education (EE), several are the themes that can be considered controversial. Considering the indispensability to promote the EE to every individual, emerges the necessity that formative actions are offered to educators to qualify them to develop the controversial thematic and the EE in a critic and innovative way. Thus, this essay sought to investigate the contributions of a formative process targeting teacher qualification for the insertion of Controversial Socio-Environmental Themes in its pedagogical practices. Therefore, we designed a continuing education course that had the attendance of twelve educators of Basic Education acting on institutions in a county on Parana’s northwest region. We took off from specific knowledge inherent to the forest theme and on the course of activities, we add social, cultural, economic, and political dimensions, which integrate the complexity of this natural environment. In the end of the formative process, the educators created and applied five Didactic Sequences (DSs) contemplating Controversial Socio-Environmental Themes. This research characterizes as qualitative and adopts the modality of participative research. The data were collected through the pre-intervention questionnaire, audio recordings, and the DSs prepared by the course attendants. The questionnaires and audio recordings were analyzed under the Content Analysis technique and the DSs under the optic of theoretical references in the Controversial Themes area and critic EEs. The questionnaire analysis revealed the predominance of conservatory conceptions about the environment and EE amongst educators. About the controversial theme, the majority of the teachers manifested a simplistic understanding, focusing only on its contradictory characteristics. However, over the course meetings, we’ve noticed that the attendants expanded their vision on the environmental subject since they showed in their speech elements closer to a critical EE. The DSs analysis unveiled that the educators, when developing the activities, considered students’ previous knowledge, adopted several teaching strategies, and promoted debates and discussions, giving students opportunities to practice argumentations as a subsidy for taking a reasoned position. However, in the DSs application process, the students presented difficulties related to the participation in the discursive and argumentative activities, especially in demonstrating opinions and participating in debates. The gaps showed in the current research open fields to accomplish new investigations that contribute to strengthening and inserting Controversial Themes and critic EE on school areas aiming the formation of a society capable of adopting a reasoned position in face of scientific, social, technological, and environmental matters.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5929
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aline de Gregorio_2020.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.