Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5930
Autor(es): Peres, Renan André
Orientador: Gomes, Luciano Carvalhais
Título: Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday : os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube
Palavras-chave: Ciência - História e filosofia;Lei de Faraday;Sites da Web;Youtube (Recurso eletrônico);Eletromagnetismo
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PERES, Renan André. Uma análise histórica da lei da indução eletromagnética de Michael Faraday: os equívocos presentes em sites da web e vídeos do youtube. 2020. 203 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Diante das significativas contribuições da História e Filosofia da Ciência para a Educação Científica, assim como das notáveis e intensas transformações sociais ao longo do desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, e que por sua vez, passaram a impactar diretamente no âmbito educacional, sobretudo, devido ao advento e avanço da Internet, o presente trabalho buscou estruturar e realizar uma investigação que abrangesse tais aspectos, em especial, com relação à qualidade nos quais os conteúdos são apresentados na Internet. Para isso, foi selecionado um conteúdo específico do contexto da física, o conteúdo da lei da Indução Eletromagnética de Michael Faraday (lei de Faraday). Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo principal investigar como o conteúdo da lei de Faraday é apresentado e trabalhado em sites da web e vídeos do YouTube, em especial quando direcionado aos alunos do Ensino Médio. Pretendeu-se identificar, analisar e compreender quais são os equívocos e distorções encontrados em relação à parte histórica e aos conceitos apresentados. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e de caráter exploratório sobre a história da lei da Indução Eletromagnética de Michael Faraday, assim como uma revisão bibliográfica sobre a influência da Internet no âmbito educacional e da História da Ciência para a Educação Científica. Por último, foi feita a análise sobre a lei de Faraday em alguns sites da web e vídeos do YouTube. Em suma, podemos afirmar que a lei de Faraday, como apresentada pelos meios analisados, é distinta da que o cientista britânico apresentou em seu primeiro artigo da série Pesquisa Experimentais em Eletricidade, publicado no dia 1 de janeiro de 1832.
ABSTRACT: In view of the significant contributions of History and Philosophy of Science to Science Education, as well as the remarkable and intense social transformations during technological development from the last decades, and which, in turn, started to have a direct impact on the educational scope, specially, due to the advent and advancement of the Internet, the present work sought to structure and realize one investigation covering such aspects, mainly, regarding the quality in which content is presented on the Internet. For this, a specific content was selected in the context of physics, the content of Michael Faraday’s law of Electromagnetic Induction (Faraday’s law). Thus, the present work had as main goal to investigate how the content Faraday’s law is presented and worked in web sites and YouTube videos, in particular, when directed to high school students. It was intended to identify, analyze and understand what are the misconceptions and distortions found in relation to the historical part and the conceptions presented. To achieve this goal, an exploratory bibliographic research was carried out about the history of Michael Faraday’s Electromagnetic Induction law, as well as a bibliographic review on the influence of Internet in educational scope, and of the Science History to Science Education. Finally, an analysis about Faraday's law was made on some websites and YouTube videos. In short, we can say that Faraday's law, as presented by the analyzed media, it’s different from which the British scientist presented in his first article in the series Experimental Researches in Electricity, published on January 1, 1832.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5930
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Renan Andre Peres_2020.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.