Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5933
Autor(es): Santos, Pedro Augusto Mazini dos
Orientador: Proença, Marcelo Carlos de
Título: Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna
Banca: Valente, Wagner Rodrigues, 1954-
Banca: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Palavras-chave: Educação matemática;Professor;Linguagem geométrica;Língua materna
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Pedro Augusto Mazini dos. Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia: articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna. 2020. 90 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo investigar que elementos dos saberes docentes são colocados em ação na prática pedagógica quando o professor formador articula linguagem matemática e língua materna no ensino de Geometria em uma disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática em um curso de Pedagogia. Apresenta como objetivos específicos: a) analisar a organização dos conteúdos de Geometria a serem trabalhados nas aulas; b) analisar a forma que a Linguagem Matemática é utilizada nas aulas ao abordar o conteúdo e o ensino de Geometria; c) analisar a relação que a professora formadora (PF) estabelece entre a linguagem matemática e a língua materna ao abordar o conteúdo de Geometria. Para tanto, sua metodologia circunscreve-se no âmbito de pesquisa qualitativa, realizando um estudo de caso do tipo instrumental, o qual, busca compreender o como e o porquê determinado fenômeno ocorre em sala de aula. Utiliza como estratégias para a coleta de informações, diferentes fontes, tais como: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, gravação em áudio, planos de ensino, proposta pedagógica do curso de Pedagogia. Analisa os dados, organizando-os na forma de episódios, os quais foram subdivididos utilizando os fundamentos da Análise de Conteúdo de Bardin. Entre os principais resultados obtidos, constata que ao mobilizar os saberes docentes em suas aulas, mesmo diante do compromisso por ela apresentado quanto à formação de seus alunos, a professora formadora, ao apresentar os conteúdos correlatos à Geometria demonstrou fragilidades quanto ao conhecimento específico da Matemática, condição que interferiu nas escolhas de proposições metodológicas para o ensino de Geometria com as futuras pedagogas, e, na articulação contextual entre linguagem matemática e a língua materna, necessárias à formação de uma cultura geométrica. Conclui que a ausência de uma formação específica para a PF no campo do conteúdo matemático interferiu nas proposições metodológicas por ela ministradas em um curso de Pedagogia.
ABSTRACT: This research aims to examine what elements of the teaching knowledge are put into action in the pedagogical practice when a teacher educator articulates mathematical language and mother tongue in the geometry teaching into a discipline of Mathematics Teaching Methodology in a Pedagogy degree course. The specific objectives are: a) to analyze how the Geometry contents are organized in order to be developed in the classes; b) to analyze how the Mathematical Language is taken in classes when addressing the content and Geometry teaching; c) to analyze the relationship between the Mathematical Language and the mother tongue established by the teacher educator when addressing the content of Geometry. Therefore, the research was designed using a qualitative methodology, leaded as an instrumental case study, which seeks to understand how and why a certain phenomenon occurs in the classroom. Different sources were taken as strategies for collecting information, such as: semi-structured interviews, field notes, audio recording, teaching plans, pedagogical proposal for the Pedagogy degree course. The data were organized in episodes in order to be analyzed. They were subdivided based on the fundamentals of Bardin's Content Analysis. Among the main results obtained, the results point to the fact that when mobilizing the teaching knowledge in her classes, despite the commitment she showed regarding the training of her students, the professor was not always sure about the specific disciplinary knowledge of mathematics, a condition that hindered the presentation of the contents and methodologies to be used for teaching Geometry with the teachers to be, as well as the articulation between mathematical language and mother tongue, necessary for the formation of a geometric culture. As conclusion, it was noticed that the absence of a specific formation for the teacher education about the mathematical content interfered in their methodological propositions taught in a Pedagogy degree course by the regent teacher.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5933
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Pedro Augusto Mazini dos Santos_2020.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.