Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5934
Autor(es): Almeida Junior, Edson Ribeiro de Britto de
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: Um estudo sobre as representações sociais de alunos concluintes do ensino fundamental sobre as estações do ano
Banca: Iachel, Gustavo
Banca: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Palavras-chave: Análise retórica;Estações do ano;Teoria das representações sociais
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALMEIDA JUNIOR, Edson Ribeiro de Britto de. Um estudo sobre as representações sociais de alunos concluintes do ensino fundamental sobre as estações do ano. 2020. 94 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: As teorias de aprendizagem construtivistas concebem o conhecimento prévio dos estudantes como uma das variáveis mais importante para o aprendizado de novos conceitos. A estrutura cognitiva é algo idiossincrático e a tarefa de compreender como os novos conceitos interagem com os preexistentes não é fácil. A Teoria das Representações Sociais fornece os fundamentos para compreender como esses conhecimentos de senso comum são construídos e socialmente compartilhados. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar as Representações Sociais que os estudantes concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Campo Mourão - PR compartilham a respeito do fenômeno das estações do ano, bem como a relação dessas representações com os conceitos apresentados nos livros didáticos adotados pela escola. A abordagem metodológica para a constituição e a análise dos dados foi a qualitativa, especificamente a explicativa. A análise retórica dos livros didáticos, nos permitiu identificar os argumentos utilizados por seus autores, bem como verificar se tais argumentos são condizentes com as Diretrizes Curriculares da Educação, do estado do Paraná. A técnica empregada para identificar as Representações Sociais foi a Evocação Livre de Palavras, que permitiu a identificação dos elementos centrais, intermediários e periféricos dessa representação, seguida de uma breve redação sobre as palavras evocadas. As redações apresentadas pelos sujeitos investigados foram analisadas segundo os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados apresentaram que os grupos semânticos rotação, translação, tempo e distância entre a Terra e o Sol, compõem o quadrante dos elementos centrais da representação social investigada. Além disso, identificamos uma divergência entre as representações sociais compartilhada por esses estudantes e os discursos existentes nos livros didáticos, a respeito do fenômeno astronômico em questão. Tal resultado corrobora a Teoria da Aprendizagem Significativa no que diz respeito aos materiais didáticos utilizados. Afinal, mesmo que um material de aprendizagem seja potencialmente significativo, se não proporcionar condições para a associação das novas informações com os conhecimentos idiossincráticos do estudante, não haverá a aprendizagem.
ABSTRACT: Constructivist learning theories conceive students' prior knowledge as one of the most important variables for learning new concepts. The cognitive structure is somewhat idiosyncratic and the task of understanding how new concepts interact with pre-existing ones is not an easy one. The Theory of Social Representations provides the foundation for understanding how this common sense knowledge is constructed and socially shared. Thus, the present study aimed to investigate the Social Representations that the concluding students of the final years of Elementary School in the municipality of Campo Mourão - PR share about the phenomenon of the seasons, as well as the relationship of these representations with the concepts presented in the textbooks adopted by the school. The methodological approach to the constitution and analysis of the data was qualitative, specifically the explanatory one. The rhetorical analysis of the textbooks, allowed us to identify the arguments used by their authors, as well as to verify if these arguments are consistent with the Curricular Guidelines of Education, of the state of Paraná. The technique used to identify Social Representations was Free Evocation of Words, which allowed the identification of the central, intermediate and peripheral elements of this representation, followed by a brief essay on the evoked words. The discours presented by the investigated subjects were analyzed according to the theoretical assumptions of the Textual Discursive Analysis. The results found showed that the semantic groups rotation, translation, time and distance between the Earth and the Sun, make up the quadrant of the central elements of the investigated social representation. In addition, we identified a divergence between the social representations shared by these students and the speeches existing in textbooks, regarding the astronomical phenomenon in question. This result corroborates the Theory of Meaningful Learning with regard to the teaching materials used. After all, even if a learning material is potentially significant, if it does not provide conditions for the association of new information with the student's idiosyncratic knowledge, there will be no learning.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Coorientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5934
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Edson Ribeiro de Brito de Almeida Junior_2020.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.