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Autor(es): Santos, Ana Paula Aparecida dos
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: A alfabetização científica na escola inclusiva : diálogos para suplementar a formação de professores
Banca: Borges, Fábio Alexandre
Banca: Mól, Gerson de Souza
Palavras-chave: Alfabetização científica;Inclusão escolar;Pessoa com deficiência;Matemática - Estudo e ensino
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Ana Paula Aparecida dos. A alfabetização científica na escola inclusiva: diálogos para suplementar a formação de professores. 2020. 121 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O pensamento lógico-matemático e a racionalidade ainda são priorizados na maioria das escolas brasileiras, o que resulta na falta de estímulo ao desenvolvimento integral do aluno, discriminação e evasão daqueles que não se adaptam a essa proposta. Assim, tivemos por objetivo realizar um mapeamento de informações acerca da alfabetização científica de pessoas com deficiências/transtornos e confrontá-las com situações reais presentes em escolas estaduais do munícipio de Maringá. Desse modo, foram selecionadas publicações que abordavam o tema Ensino de Ciências e Educação Inclusiva, as quais constituíram um Estado da Arte. As situações reais foram obtidas por meio de informações contidas em relatórios disponibilizados por oito (8) colégios e nas respostas de dezenove (19) educadoras especializadas em educação inclusiva a uma questão significativa: qual sua leitura acerca da concretização da Alfabetização Científica de alunos com deficiências/transtornos matriculados no Ensino Regular? A análise aplicada ao Estado da Arte contou com pressupostos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva, que consiste basicamente em três etapas: (1) "unitarização"; (2) "estabelecimento de relações ou categorização"; e (3) "comunicação ou produção de metatextos". A redação dos metatextos se deu com base nas interpretações das produções, articuladas aos dados obtidos nos relatórios, as unidades de significado extraídas dos discursos das professoras e aos referenciais teóricos da área. Os resultados mostraram que as pesquisas científicas oferecem suporte à alfabetização científica de pessoas com deficiências/transtornos, porém, não se pode afirmar como satisfatório, uma vez que, foram percebidas a existência de lacunas, tais como: alguns dos fatores apresentados foram mais explorados do que outros, como por exemplo, a formação de professores, o que acaba por induzir a canalização de maior responsabilidade a apenas um dos lados envolvidos; já aspectos ligados a participação da família dos estudantes não foram contemplados em nenhuma das produções selecionadas; uma quantidade significativa das propostas pedagógicas aplicadas foram direcionadas somente a situações específicas dos alunos de educação especial, ou seja não eram proposta elaboradas para a turma como um todo e que alcançassem inclusive esses alunos; os aspectos externos aos muros da escola foram poucos explorados, o que configura-se como um fator limitante para a inclusão, uma vez que muitos desses exercem grande influência em tal processo, como por exemplo, aspectos econômicos ligados a liberação de recursos financeiros para aquisição de materiais pedagógicos e treinamentos; além disso podemos citar a carência de recomendações mais diretas no sentido de se buscar a efetivação das Políticas Públicas de Inclusão. Sobre a percepção das professoras especializadas em Educação Inclusiva, foram notadas respostas divergentes, sendo algumas positivas a efetivação da alfabetização científica de pessoas com deficiência/ transtorno e outras, não. Porém, mesmo nas respostas negativas em nenhum momento a deficiências/transtornos foi colocada como causa, sendo apontados outras razões em consonância com os fatores abordados nas produções. Acreditamos que a análise das informações provindas dos três (3) instrumentos de coleta apresenta significativa relevância ao Ensino de Ciências (EC) e alfabetização científica de pessoas com deficiências/transtornos.
ABSTRACT: Logical-mathematical thinking and rationality are still prioritized in most Brazilian schools, which results in a lack of encouragement for the integral development of the student, discrimination, and evasion of those who do not adapt to this proposal. In this sense, we aimed to map information about the scientific literacy of people with disabilities / disorders and confront them with real situations present in state public schools in the city of Maringá. In this way, publications that discussed the theme of Science Education and Inclusive Education were selected, which constituted a State of the Art. The real situations were obtained through information presented in reports made available by eight (8) schools and in the responses of nineteen (19) educators specialized in inclusive education to a significant question: what is your reading of the achievement of Scientific Literacy of students with disabilities / disorders enrolled in Regular Education? The analysis applied to the State of the Art relied on theoretical and methodological assumptions of Textual Discursive Analysis, which basically consists of three stages: (1) "unitarization"; (2) "establishing relationships or categorizing"; and (3) "communication or metatext production". The metatexts were written based on the interpretations of the productions, linked to the data obtained in the reports, the units of meaning extracted from the teachers' speeches and the theoretical references of the area. The results showed that scientific research supports the scientific literacy of people with disabilities / disorders, however, it cannot be said to be satisfactory, since gaps were perceived, such as: some of the factors presented were more explored than whereas others, for example, teacher training, which ends up inducing the channelling of greater responsibility to only one side involved; aspects related to the participation of the students' family were not included in any of the selected productions; a significant number of applied pedagogical proposals were directed only to specific situations of special education students, that is, they were not proposals designed for the class as a whole and that reached even these students; the aspects external to the school walls were little explored, which constitutes a limiting factor for inclusion, since many of these exert great influence in such a process, such as, for example, economic aspects linked to the release of financial resources for acquisition pedagogical materials and training; moreover, we can mention the lack of more direct recommendations in order to seek the implementation of Public Inclusion Policies. Concerning the perception of teachers specializing in Inclusive Education, divergent responses were noted, with some being positive for the effectiveness of scientific literacy of people with disabilities / disorders and others, not. However, even in the negative responses at any time, deficiencies / disorders were placed as the cause, other reasons being pointed out in line with the factors addressed in the productions. We believe that the analysis of information from the three (3) collection instruments has significant relevance to Science Education (CE) and scientific literacy of people with disabilities / disorders.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5936
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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