Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5986
Autor(es): Sano, Alisson
Orientador: Mota, Lúcio Tadeu, 1953-
Título: O Ensino de historia entre os Kaingang da T.I. Ivaí - PR
Banca: Rodrigues, Isabel Cristina
Banca: Novak, Maria Simone Jacomini
Palavras-chave: Índios - América do Sul - Brasil - Educação;Educação escolar indígena;Índios Kaingang - Paraná (Estado) - História
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANO, Alisson. O Ensino de historia entre os Kaingang da T.I. Ivaí - PR. 2016. 134 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5986. Acesso em: 3 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Este trabalho tem por objetivo entender a prática do ensino de História no Colégio da Terra Indígena Ivaí - PR. A fim de atingir o objetivo supracitado lançou-se mão da Etnografia das aulas de História e análise das narrativas das professoras de História na sala de aula e também da narrativa empregada em seus Planos de Trabalho Docente. Em partes, os objetivos foram atingidos. Digo em partes, pois problemas com trâmites burocráticos atrasaram o expediente da pesquisa, contudo, consegui etnografar as aulas de história durante o trabalho de campo por aproximadamente trinta dias. As narrativas puderam ser abordadas principalmente no que se refere ao planejamento das professoras para o trabalho do ano letivo. Desta forma consegui realizar uma abordagem geral sobre como tem sido o ensino de História no Colégio da T.I Ivaí, o significado que este tem tido para os professores e alunos e principalmente como o ambiente externo (comunidade) pode influenciar no funcionamento da escola e também no ensino de História. E a partir destes levantamentos pude concluir que a narrativa utilizada pelas professoras na prática do ensino de História ainda é bastante ligada á narrativa ocidental, sem contemplar as especificidades, memórias e visões indígenas da história. O ensino de história praticado nas aulas do Colégio Cacique Gregório Kaekchot tem sido distante do cotidiano e dos problemas enfrentados pelos alunos indígenas Kaingang, ou seja, não tem assumido a ideia de orientação prática para a vida destes povos
ABSTRACT: This research aims to investigate the History teaching at the school Kaingang in the Indigenous area Ivaí. To reach the objectives, I did a Ethnography of the History classes and a analyze the narrative of the History teachers. Narrative that was used at the classes and in documents like PTD and others plans. The objectives were reached, but I have had much problems with the authorization documents, thus, I lost too much time before camp research. However I did the ethnography for thirty days at the indigenous school. In the ethnography was detected as was being the History teaching for the Kaingang people. I realized the relationship between school and community and as the History Teaching is related at the external environment. The results indicated that the history teaching for Kaingang still follows the Western model, answering a many few variations and specificities for the indigenous students Kaingang
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Lúcio Tadeu Mota
Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5986
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alisson Sano_2016.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.