Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5989
Autor(es): Chefer, Claudiane
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil : cosmovisões de pesquisadores e professores da área
Banca: Galante, Douglas
Banca: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Palavras-chave: Astrobiologia;Ensino de ciências;Educação científica;Fenomenologia
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CHEFER, Claudiane. Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil: cosmovisões de pesquisadores e professores da área. 2020. 263 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A sociedade vive uma cultura científica e tecnológica que demanda cada vez mais a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente, capazes de compreender e participar dos debates científicos. Dentre as atuais abordagens da pesquisa científica, que buscam a partir de uma visão multidisciplinar procurar respostas para problemas científicos complexos, encontramos a Astrobiologia. Esta é considerada um recente campo de investigação que, em síntese, busca entender a origem, evolução, distribuição, interação e o futuro da vida, na Terra e onde ela possa existir. Assim, os pressupostos e possibilidades de uma área de pesquisa integradora e inovadora, que corrobora com a ótica do paradigma da complexidade, precisam ser explorados na pesquisa em ensino de ciências. Diante disso, nos emergiu a perplexidade sobre o que vem a ser a astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil? Esta interrogação por sua vez, nos suscitou outros questionamentos: Como pesquisadores brasileiros veem a astrobiologia no contexto do ensino de ciências na Educação Básica e Superior em nosso País? Como trabalhar a Astrobiologia em todos os níveis de ensino? Quais as perspectivas e desafios perpassam essa possibilidade de relação? A presente pesquisa buscou por meio de um estudo fenomenológico estruturar compreensões a respeito da "astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil", diante da cosmovisão de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica ou Superior do País. Para tanto, buscamos pela análise fenomenológica dos discursos individuais e coletivos de seis colaboradores de pesquisa, sendo eles pesquisadores e professores que lecionam e/ou participam de projetos na área astrobiológica no contexto do ensino de ciências no Brasil, transcritos e descritos a partir de entrevistas gravadas e escritas, tecer compreensões ideográficas e nomotéticas sobre as características essenciais presentes na vivência desses sujeitos significativos. Estas puderam oferecer metacompreensões sobre os elementos que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil. Com esses movimentos articulamos três grandes categorias abertas, denominadas núcleos de ideias, que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências, tais como: uma possibilidade com potencial para a construção de conhecimentos científicos (NI1); que possui desafios institucionais, ontológicos e epistemológicos (NI2); apresenta perspectivas e possibilidades no cenário nacional (NI3). Procuramos também, ao retomarmos todo o caminho percorrido, revelar considerações sobre essas cosmovisões nucleares do fenômeno abertas à luz de diálogo nutrido entre o interrogado, os discursos dos sujeitos significativos e obras de autores pertinentes. Certamente um campo emergente da ciência que demanda uma ótica multidisciplinar teria desafios e obstáculos para ser inserida no contexto de um ensino de ciências tão precário como o brasileiro. Entretanto não se pode negar que já existem muitas possibilidades e potencialidades que podem ser exploradas neste contexto. Uma vez lançadas as ideias, elas podem ganhar o cenário da educação para a ciência brasileira, por meio da produção de recursos didáticos, divulgação científica, proposição de cursos e disciplinas sobre o tema, como também por ações que envolvam a astrobiologia e seus temas na formação de professores.
ABSTRACT: Society lives a scientific and technological culture that increasingly demands the formation of scientifically literate citizens, capable of understanding and participating in scientific debates. Among the current approaches to scientific research, which seek from a multidisciplinary view to seek answers to complex scientific problems, we find Astrobiology. This is considered a recent field of investigation that, in summary, seeks to understand the origin, evolution, distribution, interaction and the future of life, on Earth and where it may exist. Thus, the assumptions and possibilities of an integrative and innovative research area, which corroborates the perspective of the complexity paradigm, need to be explored in science teaching research. In view of this, has emerged the perplexity about what astrobiology is in the context of science teaching in Brazil? This question in turn, raised us other questions: How do Brazilian researchers see astrobiology in the context of science teaching in Basic and Higher Education in our country? How to work Astrobiology at all levels of education? What are the perspectives and challenges that permeate this possibility of relationship? The present research sought, through a phenomenological study, to structure understandings about "astrobiology in the context of science teaching in Brazil", in the face of the worldview of researchers and professors working in Basic or Higher Education in the country. phenomenological of the individual and collective speeches of six research collaborators, being researchers and teachers who teach and / or participate in projects in the astrobiological area in the context of science teaching in Brazil, transcribed and described from recorded and written interviews, to weave understandings ideographic and nomothetic about the essential characteristics present in the experience of these significant subjects. These were able to offer meta-understandings about the elements that structure astrobiology in the context of science education in Brazil. With these movements, we articulate three large open categories, called nuclei of ideas, which structure astrobiology in the context of science education, such as: a possibility with the potential for the construction of scientific knowledge (NI1); that has institutional, ontological and epistemological challenges (NI2); presents perspectives and possibilities in the national scenario (NI3). We also seek, when we return to the entire journey, to reveal considerations about these nuclear worldviews of the phenomenon open to the light of nourished dialogue between the respondent, the speeches of significant subjects and works of relevant authors. Certainly, an emerging field of science that demands a multidisciplinary perspective would have challenges and obstacles to be inserted in the context of a science teaching as precarious as the Brazilian one. However, it cannot be denied that there are already many possibilities and potential that can be explored in this context. Once the ideas are launched, they can win the scenario of education for Brazilian science, through the production of didactic resources, scientific dissemination, proposition of courses and disciplines on the theme, as well as by actions involving astrobiology and its themes in teacher training.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5989
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudiane Chefer_2020.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.