Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5990
Autor(es): Oliveira, Rosilene dos Santos
Orientador: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Título: Um estudo à luz do enfoque CTSA nos currículos das licenciaturas em química das instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná
Banca: Calixto, Vivian dos Santos
Banca: Silveira, Marcelo Pimentel da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Professores - Formação inicial;Projeto pedagógico
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Rosilene dos Santos. Um estudo à luz do enfoque CTSA nos currículos das licenciaturas em química das instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná. 2020. 241 f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O enfoque CTSA se direciona à compreensão crítica das inter-relações entre a Ciência e a Tecnologia, considerando as implicações sociais e ambientais decorrentes de seu desenvolvimento. Dentre seus objetivos, no âmbito educacional, encontram-se: a formação de cidadãos críticos, reflexivos, ativos e responsáveis; a promoção da alfabetização científica e tecnológica dos estudantes; o rechaço das concepções de Tecnologia enquanto aplicação da Ciência; a desmitificação da imagem de neutralidade da Ciência e Tecnologia (CT); o estímulo à participação democrática da sociedade em processos decisórios em detrimento das decisões tecnocráticas; o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões fundamentadas; entre outros. Contudo, para que o docente possa atuar nessa perspectiva faz-se imprescindível que sua formação inicial lhe forneça os subsídios que lhes são necessários. E, nesse sentido, no entendimento de que os cursos de Licenciatura são orientados por documentos oficiais que regem a atividade pedagógica docente, é que nesta pesquisa, objetivamos compreender como o enfoque CTSA tem sido apresentado nos cursos de Licenciatura em Química das instituições de Ensino Superior públicas do estado do Paraná. Para tanto analisamos o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Química de vinte e uma instituições identificadas. Essa pesquisa se caracteriza de natureza qualitativa com o desenvolvimento de um estudo documental. A análise de dados foi ancorada nos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Do processo de categorização dos PPC de Licenciatura em Química emergiram dezenove categorias iniciais, sete categorias intermediárias e três categorias finais. As categorias finais, foram denominadas como: 1) Direcionamento para a formação humanística no entretecer da formação de professores de Química e o enfoque CTSA; 2) Formação direcionada ao enfoque CTSA e suas relações com a alfabetização científica e tecnológica e compreensão da natureza da Ciência, e; 3) Operacionalização do enfoque CTSA no currículo. A partir das mesmas, construímos três metatextos, os quais foram estruturados mediante a articulação das diferentes categorias (intermediárias e iniciais) obtidas, em busca do entendimento de como o enfoque CTSA tem sido contemplado nos cursos de formação inicial de professores de Química, foco da investigação, ancorados pelos referenciais teóricos e compreensões emergentes das análises. Após essa construção caminhamos na direção de emergirem novos significados e sentidos acerca do objeto investigado, obtendo assim, um processo auto organizado. Desse modo, por meio de cada um dos metatextos produzidos construímos três argumentos, o primeiro de que o tipo de profissional que se deseja formar envolve a necessidade da construção de propostas curriculares e de orientações legais que sejam traduzidas na práxis educativa dos formadores de professores; o segundo de que um curso de formação inicial de professores preocupado em formar profissionais cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados necessita da inserção de componentes curriculares que contemplem essa dimensão, como constatamos nos PPC, mas também requer o envolvimento, diálogo e comprometimento entre todos os professores formadores, pois a postura e concepção epistemológica desses pode influenciar na visão de CT dos futuros docentes a quem estão formando e; o terceiro, nos aponta a necessidade de se promover aproximações entre o tipo de formação que se exige nos documentos oficiais e no currículo com aquele que é promovido realmente, pois somente assim será possível a desejável articulação entre o enfoque CTSA e a formação de professores. Diante dos argumentos elaborados e das compreensões emergentes do processo analítico, respondemos nossa questão de pesquisa: Como o enfoque CTSA tem sido contemplado nos currículos das Licenciaturas em Química das instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná?, ou seja, o enfoque CTSA tem sido contemplado nos PPC de Licenciatura em Química das instituições públicas de Ensino Superior localizadas no estado do Paraná, inclusive, em consonância com aspectos legais estabelecidos em documentos oficiais que orientam os cursos de formação de professores de Química, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de 2002 e 2015. Ademais, compreendemos que os PPC evocam aproximações/articulações quanto à necessidade em se formar professores de Química de maneira holística, de modo a propiciar, indissociavelmente, uma formação humanística e sólida dos conhecimentos próprios da dimensão profissional docente.
ABSTRACT: The STSE approach is directed towards a critical comprehension of the inter-relationships between Science and Technology, regarding the social and environmental implications resulting from its development. Among its objectives, in the educational field, it is possible to point: the formation of critical, reflective, active and responsible citizens; the promotion of scientific and technological literacy of students; the refusal of conceptions of technology as an application of science; the demythification of the image of neutrality of science and technology (ST); the encouraging of democratic participation of society in decision-making processes related to technocratic decisions; the increase of the capacity to make informed decisions; among others. However, if the goal is to train a teacher to be able to act in this perspective, it is indispensable that his or her initial training provides the necessary subsidies. And, in this sense, in the understanding that the undergraduate courses in training teachers are guided by official documents that conduce the teaching activity, is that in this research, we aim to understand how the STSE approach has been presented in undergraduate training courses in Chemistry of Public Higher Education Institutions in the State of Paraná, in Brazil. In order to achieve this goal, we analyzed the Pedagogical Project of the undergraduate training courses in Chemistry of twenty-one identified institutions. This research is characterized as qualitative with the development of a documentary study. The data analysis was supported by the assumptions of Textual Discursive Analysis (TDA). From the categorization process of the Pedagogical Projects of the undergraduate training courses in Chemistry teaching, nineteen initial categories were described, seven intermediate categories and three final categories. The final categories were characterized as: 1) Direction to the humanistic formation in the training process Chemistry teachers and to the STSE approach; 2) Training directed to the STSE approach and its relations with the scientific and technological literacy and comprehension of the nature of the Science, and; 3) Operationalization of the STSE approach in the curriculum. From these categories, we proposed three metatexts, which were structured through the articulation of different categories (intermediate and initial) obtained, aiming to understand the way the STSE approach has been contemplated inside the undergraduate courses of initial training of Chemistry teachers, focus of the investigation, supported by the theoretical references and emerging understandings of the analyses. After this development, we move towards the appearance of new meanings and senses about the object researched, obtaining a self-organized process. In this way, through each of the metatexts created, we have constructed three arguments: the first is that the type of professional to be trained involves the need to construct curricular proposals and legal guidelines that need to be transposed into the educational practice of teacher trainers; the second argument is that an initial teacher training undergraduate course concerned with training scientifically and technologically literate citizens requires the insertion of curricular components that contemplate this dimension, as we have seen in the Pedagogical Projects analyzed, but also requires the involvement, dialogue and commitment of all the teachers trainers, because their attitude and epistemological conception can affect the ST vision of the future teachers they are training and; the third, points out to us the need to promote approaches among the type of training that is required in the official documents and in the curriculum with that which is really promoted, because only then it will be possible the desirable articulation between the STSE approach and the training of teachers. In the face of the arguments elaborated and the perceptions arising from the analytical process, we answered our research question: How the STSE approach has been contemplated in the curricula of the undergraduate training in Chemistry teaching of the public institutions of Higher Education of the state of Paraná, Brazil?, that is, the STSE approach has been contemplated in the Pedagogical Projects of undergraduate training in Chemistry teaching of the public institutions of Higher Education located in the state of Paraná, Brazil, including, in accordance with the legal aspects set out in official documents that guide the courses of Chemistry teachers training, such as the National Curricular Guidelines for Teacher Training of 2002 and 2015. In addition, we understand that the Pedagogical Projects evoke approximations/articulations regarding the need to train Chemistry teachers in a holistic way, in order to provide, inseparably, a humanistic and solid training of the proper knowledge of the professional teaching dimension.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Neide Maria Michellan Kiouranis
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5990
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rosilene dos Santos Oliveira_2020.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.