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Autor(es): Lombarde, Washington
Orientador: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Título: A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático : uma análise à luz da historiografia tradicional
Banca: Cedran, Jaime da Costa
Banca: Silveira, Marcelo Pimentel da
Palavras-chave: Alquimia;Livro didático - Química - Análise;História da ciência;Historiografia
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LOMBARDE, Washington. A alquimia nos livros didáticos de química do 1º ano do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático: uma análise à luz da historiografia tradicional . 2020. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa se volta a um tema da História da Química, a Alquimia, que na maioria das vezes, não é estudado com o devido aprofundamento, herança da antiga historiografia, caracterizada como anacrônica, ou seja, o passado é visto através do presente, carregando a concepção de progresso da ciência. Em contrapartida, considerando a nova historiografia da ciência, é possível estudar como cada cultura e cada comunidade científica construíram suas formas de ver o mundo. A Alquimia se desenvolveu em contextos variados e em diversos lugares do mundo e os praticantes da "Grande Arte", denominados alquimistas, tinham como principal objetivo, o alcance da "Grande Obra". Em outras palavras, seria transformar metais menos nobres em ouro e prata e obter o elixir da longa vida, capaz de curar todos os males. A Alquimia, uma cosmologia que se manteve viva e atuante, sendo capaz de solucionar as dúvidas e anseios em relação à natureza, após sua ruptura abriu- se um longo e complexo caminho para a consolidação da Química como Ciência Moderna. Considerando a importância da Alquimia e seu contexto histórico, a presente pesquisa de natureza qualitativa teve como objetivo compreender como a Alquimia é explorada nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Para análise dos livros didáticos, selecionamos apenas o volume 1, por se tratarem de conteúdos relacionados a constituição à transformação da matéria, visto que os alquimistas se fundamentavam em explicar como a matéria era constituída e quais os processos envolvidos na sua transformação. Os livros didáticos foram identificados pelas letras LD, seguido por um código numérico, e utilizamos como critério, as marcas da historiografia tradicional apontados por Beltran et al. (2014). Pela análise realizada dos livros do volume 1, quais sejam: LD1, LD2, LD3, LD6, identificou-se características da perspectiva historiográfica tradicional, considerada por Beltran et al. (2014) ultrapassada, evidenciando que, de modo geral, não há importante valorização das perspectivas historiográficas modernas e atualizadas da História da Ciência. Por outro lado, em um dos livros, a Alquimia não é contemplada em nenhum capítulo do livro didático e apenas um deles não apresentou aspectos da antiga historiografia, evidenciando que os autores buscaram inserir a nova historiografia da ciência. De modo geral, os livros didáticos analisados, fazem uma abordagem da Alquimia que carecem de informações históricas e ainda permeiam aspectos da antiga historiografia da ciência.
ABSTRACT: This dissertation turns to a theme of the History of Chemistry, Alchemy, which is generally not studied with due depth, inheritance from ancient historiography, characterized as anachronistic, that is, the past is seen through the present, carrying the concept of progress of science. On the other hand, considering the new historiography of science, it is possible to study how each culture and each scientific community built their ways of seeing the world. Alchemy developed in varied contexts and in different parts of the world, and the practitioners of the "Great Art", called alchemists, had as main objective the reach of the "Great Work". In other words, it would mean turning less noble metals into gold and silver, and obtaining the elixir of long life, capable of curing all ills. Alchemy, a cosmology that has remained alive and active, being able to solve doubts and anxieties in relation to nature, after its rupture, a long and complex path was opened for the consolidation of Chemistry as Modern Science. Considering the importance of Alchemy and its historical context, this qualitative study aimed to understand how Alchemy is explored in the textbooks approved by the 2018 National Textbook Program (PNLD) of 2018. For analysis of textbooks, we selected only volume 1, for dealing with contents related to the constitution and transformation of matter, since the alchemists stopped to explain how the matter was constituted and what are the processes involved in its transformation. The textbooks were identified by the letters LD, followed by a numeric code, and we used as a criterion the marks of traditional historiography pointed out by Beltran et al. (2014). By analysing the books in volume 1, which are: LD1, LD2, LD3, LD6, characteristics of the traditional historiographical perspective, identified by Beltran et al. (2014) outdated, showing that, in general, there is no significant appreciation of modern and updated historiographic perspectives on the History of Science. On the other hand, in one of the books Alchemy is not included in any of its chapters and, only one of them, did not present aspects of the old historiography, showing that the authors sought to insert the new historiography of science. In general, the textbooks analysed make an approach to Alchemy that lacks historical information and still permeates aspects of the ancient historiography of science.
Descrição: Orientadora: Profa. Dra. Neide Maria Michellan Kiouranis
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5993
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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