Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5994
Autor(es): Oliveira, Weslley Cabral de
Orientador: Cirino, Marcelo Maia
Título: Utilização e avaliação de softwares no ensino de gases ideais : uma proposta de unidade didática para o ensino médio
Banca: Souza, Agnaldo Robinson de
Banca: Franco, Valdeni Soliani, 1957-
Palavras-chave: Domínio e apropriação do conhecimento;Software de simulação;Matemática;Tecnologia de informação e comunicação (TIC)
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Weslley Cabral de. Utilização e avaliação de softwares no ensino de gases ideais: uma proposta de unidade didática para o ensino médio. 2015. 304 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente investigacao tem carater qualitativo e visa a caracterizacao do processo de significacao de conceitos fisico-quimicos relacionados a Teoria Cinetica dos Gases Ideais e a representacao grafica das transformacoes gasosas: isotermica (......), isobarica (......) e isovolumetrica (......). A coleta dos dados ocorreu durante a implementacao de uma unidade didatica com a aplicacao de um Roteiro de Atividades Experimentais, de um Roteiro de Questoes, da captura de telas de computador (graficos salvos em arquivos digitais) e de dois questionarios. Os sujeitos da investigacao foram estudantes da disciplina de Fisica do segundo ano do Ensino Medio da Rede Estadual de Ensino de Maringa (PR). A pesquisa procurou identificar as principais dificuldades que os estudantes desse nivel de ensino evidenciam durante o processo de elaboracao de significados sobre o comportamento dos Gases Ideais e suas representacoes graficas com base no estudo das transformacoes gasosas. Para tanto, desenvolveu-se uma unidade didatica em 14 aulas, consistindo de aulas teoricas, experimentais e de simulacao com o uso de dois Recursos Educacionais Abertos (REA), o software Propriedades dos Gases (PhET), para a coleta de dados empiricos, e o software de geometria dinamica GeoGebra, para a construcao dos graficos. Para a analise dos dados, via roteiros, captura de telas e questionarios, utilizou-se como metodologia a Analise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2006; 2007), que permitiu estabelecer relacoes consideraveis entre a elaboracao de significados conceituais e a influencia do papel das ferramentas socioculturais no dominio e apropriacao de generos discursivos segundo a otica da Teoria da Acao Mediada, de James V. Wertsch (1993; 1996; 1999).
ABSTRACT: The present investigation has a qualitative character and aims the characterization of the process of signification of Physical-chemical concepts related to Kinetic Theory of Ideal Gas and graphical representation of gas transformations: isothermal (......), isobaric (......) and isovolumetric (......). The data collection occurred during the implementation of a teaching unit with the application of experimental activities script, a script of questions, the capture of computer screens (graphics saved in digital files) and two questionnaires. The subjects of the investigation were Physics discipline students of the second year high school at Maringa (PR)fs State Education . The survey sought to identify the main difficulties that the students of this school level evidence for the meaning construction process on the behavior of Ideal Gas and its graphical representations based on the study of the gas changes. Therefore, it was developed a teaching unit in 14 classes, among theoretical, experimental and simulation using two Open Educational Resources (OER), the Gas Properties software (PhET) for the collection of empirical data and the dynamic geometry software GeoGebra for constructing graphs. To analyze the data, via scripts, capture screens (graphics) and questionnaires, it was used as the methodology Discursive Textual Analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi (2006; 2007), which established significant relationships between the development of conceptual meanings and influence the role of socio-cultural tools in the field and appropriation of genres from the perspective of the Theory of Mediated Action, James V. Wertsch (1993; 1996; 1999).
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Maia Cirino
Coorientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5994
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Weslley Cabral de Oliveira_2015.pdf11,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.