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Autor(es): Souza, Osmar Martins de
Orientador: Melo, José Joaquim Pereira
Título: O cristianismo primitivo e a cultura clássica : a formação do homem cristão
Banca: Rosa, Silvina
Banca: Rossi, Luiz Alexandre Solano
Palavras-chave: Cristianismo primitivo - Cultura clássica - Relação;Homem helenista - Filosofia - Formação
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SOUZA, Osmar Martins de. O cristianismo primitivo e a cultura clássica: a formação do homem cristão. 2004. 142 f Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2004, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A preocupação do presente trabalho foi estudar a relação entre a proposta formativa do cristianismo primitivo e a da cultura clássica, particularmente no magistério do apóstolo Paulo de Tarso. Para uma compreensão mais ampla do pensamento desse apóstolo e do caráter universalista que esse pensamento imprimiu à doutrina cristã primitiva foi preciso buscar as condições históricas que então estavam postas e as relações estabelecidas no século primeiro que possibilitaram a afirmação desse modelo formativo. Ao refletir sobre o desenvolvimento do helenismo greco-romano, percebe-se que grande parte das bandeiras levantadas pelo cristianismo já estavam em prática séculos antes, promovidas por filosofias como o epicurismo e o estoicismo, as quais elaboraram propostas formativas centradas na moral e afirmavam que suas doutrinas traziam a felicidade e a paz de espírito. Ao colocarem na ordem do dia as questões morais e uma promessa de felicidade, tais filosofias criaram uma mentalidade quase religiosa, o que, por seu turno, deixou um terreno propício para a afirmação do cristianismo. Por isso missionários cristãos helenistas, particularmente Paulo de Tarso, souberam tirar proveito dessa situação para estruturar o seu pensamento
ABSTRACT: The concem of this paper was to study the relation between formative proposal of primitive christianity and classic culture, particularly in Paulo de Tarso apostle teaching. For a wide understanding of this apostle thinking and the universalist character that this thinking promoted to the primitive Christian doctrine, the historic conditions and the relationship established in 1st century that allowed the affirmation of this formative model was searched. While reflecting about the development of greco-roman hellenism, it was possible to notice that the greatest part of the ideas defended by christianity was in practice centuries before, promoted by philosophies such as epicurism and stoicism, which prepared formative proposals centered in moral and affirmed that their doctrines brought happiness and peace. When putting in the arder of the day the moral questions and a promise of happiness, such philosophies created an almost religous mentality, providing the christianity affirmation. Because of that hellenist Christian missionaries, particularly Paulo de Tarso, knew to get advantage of this situation to structure his thinking
Descrição: Orientador: Prof. Dr. José Joaquim Pereira Melo
Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2004
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5995
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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