Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5996
Autor(es): Oruê, Gabriela Regina Vasques
Orientador: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Título: A trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro : constituição e funcionamento em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942
Banca: Valente, Wagner Rodrigues, 1954-
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: História da educação matemática;História da educação;História cultural;História das disciplinas escolares;Historiografia
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ORUÊ, Gabriela Regina Vasques. A trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro: constituição e funcionamento em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. 2020. 184 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória escolar da Geometria Analítica no currículo de Matemática do ensino secundário brasileiro em tempos da Reforma Francisco Campos, no período de 1931 a 1942, visando a compreender sua constituição e seu funcionamento. A lacuna na história da trajetória da Geometria Analítica no período histórico definido justifica a investigação, assim como o fato de que tal trajeto foi escopo de apenas uma pesquisa desenvolvida no Brasil. A presente pesquisa teve a História das Disciplinas Escolares (HDE), difundida por André Chervel, como fundamentação teórico-metodológica. Para tanto, procedeu-se a elaboração do inventário dos documentos oficiais promulgados pelo governo, no período supracitado, e a seleção dos manuais editados entre 1936 e 1942 que abrangeram Geometria Analítica; investigação dos pilares da HDE (finalidades do ensino escolar, prática docente e aculturação escolar dos alunos); investigação da presença de elementos que constituem uma disciplina escolar (ensino de exposição, exercícios, práticas de incitação e de motivação e aparelho docimológico); e verificação da ocorrência do fenômeno de vulgata nos manuais. Observou-se, então, que o ensino de Geometria Analítica foi imposto como um curso preparatório no currículo de Matemática do ensino secundário brasileiro, consequentemente, a finalidade do ensino escolar era preparar os alunos para o exame das faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia e Arquitetura. A investigação da prática docente apresentou um rol de conteúdos para o ensino de Geometria Analítica e, a partir dos métodos, constatou-se que o ensino desta contém todos os constituintes de uma disciplina escolar. A verificação do fenômeno de vulgata comprovou que o conjunto de manuais de ensino selecionados em tempos da Reforma Francisco Campos caracteriza-se como uma vulgata escolar. Além disso, a investigação da aculturação escolar dos alunos possibilitou estudar a natureza dos conhecimentos a serem adquiridos e reiterou que a cultura escolar ofertada ao aluno estava ancorada nas finalidades do ensino escolar. Diante disso, temos que a constituição da Geometria Analítica aconteceu pela combinação, em proporções variáveis, de todos os elementos que constituem uma disciplina escolar. Do mesmo modo, seu funcionamento sucedeu em estreita colaboração com os constituintes e relacionado diretamente com as finalidades. Portanto, a Geometria Analítica passou a figurar no currículo de Matemática do ensino secundário brasileiro em tempos da Reforma Francisco Campos, de 1931 a 1942, como uma disciplina escolar.
ABSTRACT: This research aimed to analyze the school trajectory of Analytical Geometry in the Mathematics curriculum of Brazilian secondary education in times of the Francisco Campos Reform, from 1931 to 1942, aiming to understand its constitution and its operation. The gap in the history of the trajectory of Analytical Geometry in the defined historical period justifies the investigation, as well as the fact that such a path was scoped by only one research developed in Brazil. This research had the History of School Subjects (HDE), disseminated by André Chervel, as theoretical-methodological foundation. To this end, the inventory of official documents promulgated by the government was developed in the above-mentioned period and the selection of the manuals edited between 1936 and 1942 that covered Analytical Geometry; investigation of the pillars of HDE (purposes of school education, teaching practice and school acculturation of students); investigation of the presence of elements that constitute a school discipline (exposure teaching, exercises, incitement and motivation practices and docimological apparatus); and verification of the occurrence of the vulgate phenomenon in the manuals. It was observed, then, that the teaching of Analytical Geometry was imposed as a preparatory course in the Mathematics curriculum of Brazilian secondary education, consequently, the purpose of school education was to prepare students for the examination of medical schools, Pharmacy, Dentistry, Engineering and Architecture. The research of teaching practice presented a list of contents for the teaching of Analytical Geometry and, from the methods, it was found that the teaching of this contains all the constituents of a school discipline. The verification of the phenomenon of vulgate proved that the set of teaching manuals selected in times of the Francisco Campos Reform is characterized as a school vulgate. In addition, the investigation of the students' school acculturation made it possible to study the nature of the knowledge to be acquired and reiterated that the school culture offered to the student was anchored in the purposes of school education. Given this, we have that the constitution of Analytical Geometry happened by the combination, in varying proportions, of all the elements that constitute a school discipline. Similarly, its operation succeeded in close collaboration with the constituents and directly related to the purposes. Therefore, Analytical Geometry began to appear in the Mathematics curriculum of Brazilian secondary education in times of the Francisco Campos Reform, from 1931 to 1942, as a school discipline.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5996
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gabriela Regina Vasques Orue_2020.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.