Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5999
Autor(es): Caetano, Fabiana Cristina
Orientador: Zanatta, Shalimar Calegari
Título: Luz e cor : uma proposta didática
Banca: Brinatti, André Mauricio
Banca: Carvalho, Hercília Alves Pereira de
Palavras-chave: Eletromagnetismo;Aprendizagem significativa - Física;Cor - Física;Luz (Física);Interdisciplinaridade
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CAETANO, Fabiana Cristina. Luz e cor: uma proposta didática. 2019. xv, 139 f.: il. color., figs., tabs. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Este trabalho apresenta a fundamentação teórica, a elaboração e aplicação de uma proposta didática com o tema Luz e Cor, denominado de Produto Educacional ou PE. A escolha do tema se deu a facilidade de promover a interdisciplinaridade entre temas da Física e da Biologia, como as ondas eletromagnéticas e o olho humano, respectivamente. A interdisciplinaridade é um dos requisitos exigidos pelos documentos norteadores da educação. A proposta foi aplicada à uma turma do 2º ano do curso Técnico Integrado de Química do Centro Estadual de Educação Profissional no município de Cianorte – PR. Desta forma, abordamos os temas: ondas eletromagnéticas; cor luz e mescla aditiva; mescla subtrativa; a visão humana. Como pilar teórico para a elaboração da proposta didática, utilizamos a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a qual enfatiza a importância dos conhecimentos prévios dos aprendizes ou seus subsunçores. Para tal, utilizamos a construção do mapa conceitual, como proposto por Joseph Novak. Os resultados mostram que a interdisciplinaridade motiva o aluno e isto facilita sua aprendizagem e, neste caso, as metodologias ativas ou pesquisas, podem ser utilizadas como organizadores prévios. Consideramos como positivo o resultado da aplicação do PE para o processo ensino e aprendizagem.
ABSTRACT: This work presents the theoretical foundation, the elaboration and application of a didactic proposal with the theme Light and Color, called Educational Product or PE. The choice of the theme was easy to promote interdisciplinarity between subjects of physics and biology, such as electromagnetic waves and the human eye, respectively. Interdisciplinarity is one of the requirements demanded by the guiding documents of education. The proposal was developed with a class of the 2nd year of the Integrated Technician Course of Chemistry of the Centro Estadual de Educação Profissional in the Cianorte city - PR. Thus, we approach the themes: electromagnetic waves, light color and additive blend, subtractive blend, the human vision. As a theoretical pillar for the elaboration of the didactic proposal, we use David Ausubel's Meaningful Learning Theory, which emphasizes the importance of the previous knowledge of the learners or their subsumers. For this, we use the construction of the conceptual map, as proposed by Joseph Novak. The results show that interdisciplinarity motivates the student and this facilitates their learning and, in this case, active methodologies or research can be used as previous organizers. We consider as positive the result of the application of the PE for the teaching and learning process.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Shalimar Calegari Zanatta
Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5999
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabiana Cristina Caetano_2020.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.