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dc.contributor.advisorZanatta, Shalimar Calegaript_BR
dc.contributor.authorCaetano, Fabiana Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T15:44:58Z-
dc.date.available2020-12-01T15:44:58Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationCAETANO, Fabiana Cristina. Luz e cor: uma proposta didática. 2019. xv, 139 f.: il. color., figs., tabs. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5999-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Shalimar Calegari Zanattapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado nacional profissional em ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho apresenta a fundamentação teórica, a elaboração e aplicação de uma proposta didática com o tema Luz e Cor, denominado de Produto Educacional ou PE. A escolha do tema se deu a facilidade de promover a interdisciplinaridade entre temas da Física e da Biologia, como as ondas eletromagnéticas e o olho humano, respectivamente. A interdisciplinaridade é um dos requisitos exigidos pelos documentos norteadores da educação. A proposta foi aplicada à uma turma do 2º ano do curso Técnico Integrado de Química do Centro Estadual de Educação Profissional no município de Cianorte – PR. Desta forma, abordamos os temas: ondas eletromagnéticas; cor luz e mescla aditiva; mescla subtrativa; a visão humana. Como pilar teórico para a elaboração da proposta didática, utilizamos a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a qual enfatiza a importância dos conhecimentos prévios dos aprendizes ou seus subsunçores. Para tal, utilizamos a construção do mapa conceitual, como proposto por Joseph Novak. Os resultados mostram que a interdisciplinaridade motiva o aluno e isto facilita sua aprendizagem e, neste caso, as metodologias ativas ou pesquisas, podem ser utilizadas como organizadores prévios. Consideramos como positivo o resultado da aplicação do PE para o processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work presents the theoretical foundation, the elaboration and application of a didactic proposal with the theme Light and Color, called Educational Product or PE. The choice of the theme was easy to promote interdisciplinarity between subjects of physics and biology, such as electromagnetic waves and the human eye, respectively. Interdisciplinarity is one of the requirements demanded by the guiding documents of education. The proposal was developed with a class of the 2nd year of the Integrated Technician Course of Chemistry of the Centro Estadual de Educação Profissional in the Cianorte city - PR. Thus, we approach the themes: electromagnetic waves, light color and additive blend, subtractive blend, the human vision. As a theoretical pillar for the elaboration of the didactic proposal, we use David Ausubel's Meaningful Learning Theory, which emphasizes the importance of the previous knowledge of the learners or their subsumers. For this, we use the construction of the conceptual map, as proposed by Joseph Novak. The results show that interdisciplinarity motivates the student and this facilitates their learning and, in this case, active methodologies or research can be used as previous organizers. We consider as positive the result of the application of the PE for the teaching and learning process.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa - Físicapt_BR
dc.subjectCor - Físicapt_BR
dc.subjectLuz (Física)pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.ddc530pt_BR
dc.titleLuz e cor : uma proposta didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brinatti, André Mauricio-
dc.contributor.referee2Carvalho, Hercília Alves Pereira de-
dc.publisher.departmentDepartamento de Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physicalxv, 139 f.: il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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