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Autor(es): Castilho, Vanessa Bueno de
Orientador: Rocha, Alessandro Santos da
Título: Princípios da educação e sustentabilidade : uma abordagem a partir da experiência com horta orgânica no espaço de convivência e fortalecimento de vínculos de Mandaguari-PR
Banca: Celório, José Aparecido
Banca: Forno, Leticia Fleig Dal
Palavras-chave: Agroecologia;Horta orgânica;Horta escolar;Sustentabilidade
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CASTILHO, Vanessa Bueno de. Princípios da educação e sustentabilidade: uma abordagem a partir da experiência com horta orgânica no espaço de convivência e fortalecimento de vínculos de Mandaguari-PR. 2020. 78 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A pesquisa teve por objetivo caracterizar os conceitos que subsidiam os fundamentos teóricos da Educação numa concepção da Agroecologia enquanto ciência e, posteriormente, voltou-se para a aplicação dos princípios do chamado "ser coletivo" nas atividades do Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Mandaguari-PR. A metodologia se deu em duas perspectivas: pesquisa bibliográfica e metodologia ativa. Pela pesquisa bibliográfica, foi realizada a leitura de teóricos que expõem formas educativas e intentam outros modelos que nem sempre são privilegiados nas concepções mais usuais de Educação. Pela metodologia ativa, foi realizada uma experiência com alunos, observando como se identificaram com o ambiente na implementação de uma horta, valendo-se da formação de conceitos significativos para o desenvolvimento do sujeito. E como resultado final tivemos o interesse dos alunos em continuar com o desenvolvimento da horta, pois reconheceram em si os aspectos positivos do envolvimento com esta atividade.
ABSTRACT: The research aimed to characterize the concepts that support the theoretical foundations of Education in a conception of Agroecology as a science and, later, it turned to the application of the principles of the so-called "collective being" in the activities of the Living and Strengthening Links of Education. Mandaguari-PR. The methodology came from two perspectives: bibliographic research and active methodology. Through the bibliographic research was carried out the reading of theorists that exposes educative forms and try other models that are not always privileged in the most usual conceptions of Education. Through the active methodology, an experiment was conducted with students, observing how they identified with the environment in the implementation of a vegetable garden, using the formation of significant concepts for the development of the subject. As a final result, the students we’re interested in continuing in the development of the garden, because they recognized, in their own lives, the positive aspects that working in a garden brings to individuals.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Alessandro Santos da Rocha
Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6007
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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