Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6009
Autor(es): Radael, Weber Henrique
Orientador: Verdu, Fabiane Cortez
Título: A influência dos valores culturais no investimento direto estrangeiro
Palavras-chave: Distância cultural;Distância psíquica;Internacionalização;Valores culturais
Data do documento: 2020
Abstract: RESUMO: O papel dos valores culturais na decisão sobre o investimento direto estrangeiro (IDE) tem sido estudado ultimamente na literatura de negócios internacionais, constituindo um dos fatores influenciadores no IDE. A distância cultural mensura a semelhança ou a diferença dos valores culturais entre dois países. Porém, descobriu-se evidências empíricas conflitantes sobre a relação entre a distância cultural e o IDE. Assim, tem-se como objetivo geral descrever em que medida as semelhanças entre os valores culturais influenciam o estoque de investimento direto estrangeiro entre os países, mediante a metodologia quantitativa e utilizando o método Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure (MRQAP) para testar as hipóteses do estudo. Utilizou-se dados secundários dos índices das seis dimensões dos valores culturais pesquisados por Hofstede, Hofstede e Minkov e dados secundários de IDE, de fontes tais como: International Trade Centre (ITC) e Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD). A unidade de análise são as díades entre os países, composta por 45 países que possuem dados dos índices das dimensões dos valores culturais, dados de IDE, geográficos, econômicos, políticos, legais e culturais. Esta pesquisa contribui aos estudos de negócios internacionais devido ao fato de que: (1) muitos estudos não consideram as seis dimensões dos valores culturais de Geert Hofstede e (2) relaciona e justifica os valores culturais como influenciadores no IDE. Como resultado, o teste de regressão MRQAP apresentou que são inúmeros os fatores influenciadores do estoque de IDE entre os países, tanto no âmbito geográfico, econômico, político, legal, cultural e, especificamente, dos valores culturais, resultando em 17 variáveis com significância no último modelo testado (9). Ao utilizar o método MRQAP que é pouco empregado na literatura referente à análise de IDE e inserir outros fatores influenciadores, também poucos estudados, constatou que os resultados são significantes, tais como a semelhança da mesma religião entre os países. Assim, o estudo avança na contribuição teórica na apresentação desses resultados como fatores influenciadores no IDE e que podem, eventualmente, serem utilizados pelas organizações para ajudar nas futuras decisões para a abertura da subsidiária em um novo país.
ABSTRACT: The role of cultural values in the decision on foreign direct investment (FDI) has been studied recently in the international business literature, being one of the factors influencing on FDI. Cultural distance measures the similarity or difference on cultural values between two countries, but empirical evidences have been found conflicting on the relationship between the cultural distance and the FDI. However, the general objective is to describe what extent similarities between cultural values influence the stock of foreign direct investment between countries, using the quantitative methodology and using the Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure (MRQAP) to test the study’s hypotheses. It was used secondary data from the indexes of the six dimensions of cultural values researched by Hofstede, Hofstede and Minkov, and secondary data from FDI, such as: International Trade Center (ITC) and Organization for Economic Co-operation and Development (OECD). The unit of analysis is the dyads between countries, composed of 45 countries that have data on the indices of the dimensions of cultural values, FDI, geographic, economic, political, legal and cultural data. This research contributes to international business studies due to the fact: (1) that many studies do not consider the six dimensions of Geert Hofstede’s cultural values and (2) relates and justifies cultural values as influencers on the FDI. As a result, the MRQAP regression test showed that there are several factors influencing the stock of FDI between countries, both in the geographic, economic, political, legal, cultural and, specifically, cultural values, resulting in 17 variables with significance on the last tested model (9). When using the MRQAP method, which is little used in the literature regarding the analysis of FDI and inserting others influencing factors, also few studied, it was found that the results are significant, such as the similarity of the same religion between countries. Therefore, the study advances the theoretical contribution in the presentation of these results as influencing factors on the FDI and that can eventually be used by organizations to help in future decisions to open the subsidiary in a new country.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Fabiane Cortez Verdu
Coorientador: Prof. Dr. Mauricio Reinert do Nascimento
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6009
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Weber Henrique Radael_2020.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.