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Autor(es): Piveta, Aleson Marcos
Orientador: Chagas, Priscilla Borgonhoni
Título: O processo de (des)(re)territorialização dos moradores de Presidente Castelo Branco-PR com a duplicação da BR 376
Banca: Tonon, Leonardo
Banca: Oliveira, Josiane Silva de
Palavras-chave: Territorialização;Cidades;Territorialidade;Rodovias - Duplicação
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PIVETA, Aleson Marcos. O processo de (des)(re)territorialização dos moradores de Presidente Castelo Branco-PR com a duplicação da BR 376. 2020. 165 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O debate acerca do território vem tendo cada vez mais relevância nos Estudos Organizacionais, pois, ajuda os pesquisadores a compreender a dinâmica das cidades no que tange à lógica capitalista na ocupação e produção territorial (CARRIERI, 2004). Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender como ocorreram os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização (T-D-R) dos moradores do município de Presidente Castelo Branco com a duplicação da rodovia BR-376. A partir desta ótica, e trabalhando com o conceito de território e os processos de territorialização (processos de apropriação, seja ela concreta ou simbólica), desterritorialização (perda do território ou a mudança de seu significado) e reterritorialização (readaptação a novos territórios, ou aos mesmos, porém atribuindo-lhes diferentes significados), foi desenvolvida esta pesquisa a fim de analisar os reflexos da duplicação da rodovia na vida dos moradores de da cidade. Presidente Castelo Branco é um pequeno município do interior do Paraná fundado às margens da rodovia BR-376, a cidade é cortada pela BR-376 que a divide em duas, deixando parte dos moradores de um lado da rodovia (lado norte) e a outra parte do outro lado (lado sul). A duplicação da rodovia provocou várias transformações no espaço urbano da cidade, modificando a rotina dos moradores e provocando alterações nas relações sociais locais e isolamento de alguns bairros. Entende-se que os estudos territoriais são importantes instrumentos de análise visando uma consciência voltada para questões sociais e espaciais, de modo que, não há como definir o indivíduo ou a sociedade sem inseri-los num determinado contexto geográfico territorial (HAESBAERT, 2004). Para viabilização deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com características descritivas as quais envolveu a pesquisa documental e a pesquisa de campo, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os moradores da cidade, lideranças políticas e representantes do DER-PR e da Viapar. A interpretação dos dados foi realizada a partir da técnica de análise hermenêutica-dialética, deste modo, foi possível compreender como ocorreram os processos T-D-R. Com relação às questões da territorialização pôde-se compreender que a partir da expansão da cidade para além da rodovia, criou-se uma divisão em lado norte e sul, iniciando uma segregação em relação aos moradores do lado norte, que ficaram muito distantes da região central da cidade que concentra-se no lado sul. Com o início da duplicação da rodovia começaram as transformações no território de Presidente Castelo Branco, e com isso seus moradores foram desterritorializados, ou seja, eles perderam aquele território em que sempre viveram e que estavam habituados, gerando vários transtornos. Com isso, os moradores do lado norte ficaram ainda mais segregados, mais distantes do lado sul e de todos os serviços públicos da cidade. Aos poucos esses moradores foram perdendo o vínculo que possuíam com o lado sul criando novas formas de utilizar o espaço urbano da cidade. Com as transformações ocorridas no território, esses moradores passaram pelo processo de reterritorialização, ou seja, começaram um processo de readaptação, criando novos vínculos com o novo território. Conclui-se que o Estado não vem cumprindo com seu papel, que deveria ser o de buscar os interesses coletivos, ao projetar a duplicação de uma rodovia não se pode esquecer da questão social, levando em consideração principalmente os aspectos históricos e culturais desses espaços, dos moradores que há anos viviam em harmonia com seu território.
ABSTRACT: The debate about territory has been increasingly relevant in Organizational Studies, because it helps researchers to understand the dynamics of cities regarding the capitalist logic in the occupation and territorial production (CARRIERI, 2004). Thus, this study aims to understand how the processes of territorialization, deterritorialization and reterritorialization (T-D-R) of the residents of the city of Presidente Castelo Branco occurred with the duplication of the BR-376 highway. From this perspective, and working with the concept of territory and the processes of territorialization (processes of appropriation, whether concrete or symbolic), deterritorialization (loss of territory or change of meaning) and reterritorialization (readaptation to new territories, or but by assigning them different meanings), this research was developed in order to analyze the reflexes of the duplication of the highway in the lives of the city's residents. Presidente Castelo Branco is a small municipality in the interior of Paraná founded on the BR-376 highway, the city is cut by the BR-376 which divides it in two, leaving part of the residents on one side of the highway (north side) and the other. part of the other side (south side). The duplication of the highway caused several transformations in the urban space of the city, changing the routine of residents and causing changes in local social relations and isolation of some neighborhoods. It is understood that territorial studies are important instruments of analysis aiming at an awareness focused on social and spatial issues, so that there is no way to define the individual or society without inserting them in a given territorial geographical context (HAESBAERT, 2004). To make this study feasible, a qualitative research was carried out, with descriptive characteristics that involved documentary research and field research, which was conducted through semi-structured interviews with city dwellers, political leaders and representatives of DER-PR and Viapar. Data interpretation was performed using the hermeneutic-dialectical analysis technique, thus, it was possible to understand how the T-D-R processes occurred. Regarding the territorialization issues, it was possible to understand that from the expansion of the city beyond the highway, a division was created on the north and south side, starting a segregation from the residents of the north side, which were very distant from the region. central city center that concentrates on the south side. With the beginning of the duplication of the highway began the transformations in the territory of Presidente Castelo Branco, and with this their residents were deterritorialized, that is, they lost that territory where they always lived and were used to, causing various disorders. As a result, residents on the north side became even more segregated, further away from the south side and all the city's public services. Gradually these residents were losing the bond they had with the south side creating new ways to use the urban space of the city. With the changes that occurred in the territory, these residents went through the process of reterritorialization, that is, they began a process of readaptation, creating new links with the new territory. It is concluded that the State has not been fulfilling its role, which should be to pursue collective interests, when designing the duplication of a highway one cannot forget the social issue, especially considering the historical and cultural aspects of these spaces, of the residents who had lived in harmony with their territory for years.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Priscilla Borgonhoni Chagas
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6010
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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