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Autor(es): Mendes, Deisiane Aparecida da Silva
Orientador: Silva, Josie Agatha Parrilha da
Título: O olhar de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre ciência e cientistas e as possíveis influências das mídias
Banca: Heerdt, Bettina
Banca: Oliveira, André Luis de
Palavras-chave: Concepção de cientista;Mulheres na ciência;Ensino de ciências
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MENDES, Deisiane Aparecida da Silva. O olhar de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre ciência e cientistas e as possíveis influências das mídias. 2020. 128 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Ao longo dos anos, a propagação excessiva de visões distorcidas de Ciência e cientista contribuíram para a construção de um estereótipo amplamente reproduzido atualmente e marcado predominantemente pela figura do homem. Nessas concepções, a invisibilidade da mulher evidenciada pelos meios de divulgação científica, tem reforçado a ideia concebida desde o início do desenvolvimento da História da Ciência: o quanto a ciência é masculina. Tendo em vista as visões deformadas de cientista popularizadas ao longo dos anos e, a invisibilidade da mulher nessa representação, tornou-se necessária uma investigação para descobrir qual a concepção que as professoras internalizaram sobre o tema, afinal, elas são personagens de grande influência na construção das concepções desenvolvidas pelas crianças. Uma vez constatada essa visão, foi possível realizar uma busca em diferentes mídias de popularização da Ciência (televisão, desenhos, filmes, etc.) e inferir se estes influenciaram na concretização da representação que essas professoras compartilharam. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou investigar, por meio da abordagem fenomenológica (CRESWELL, 2014), a concepção de Ciência e cientistas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental I e as possíveis relações das mídias nessa construção. Dessa forma, as participantes da pesquisa foram professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Campo Mourão/PR. Norteadas pelas questões: A representação de Ciência e cientista de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem influenciado na sustentação da imagem de cientista predominante? Existe alguma relação das mídias nessa construção? Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia adotada foi a fenomenologia, pois nos permitiu discutir por meio da descrição e interpretação das experiências vividas pelas participantes, a essência dessa relação, respondendo a questões do tipo "o que" e "como" elas ocorrem. Nesse contexto, a coleta de dados constituiu, principalmente, na realização de entrevistas individuais com as professoras e análise de mídias que promovem a popularização da Ciência. Por fim, os resultados alcançados inferem que a maioria dos discursos propagados pelas professoras apresentaram características do estereótipo de cientista disseminado pela sociedade: cabelo bagunçado, jaleco, laboratório e a figura masculina. Muitas dessas características foram também notadas nos desenhos animados e/ou filmes que as docentes citaram nas entrevistas, oportunizando assim, inferir que as mídias possam ser um dos fatores contribuintes na construção da concepção de cientista internalizada pelas professoras. Visando alcançar o que aqui objetivamos. Este trabalho contou com uma abordagem sobre a construção histórica da figura do cientista acerca dessa representação no Brasil e sobre quem realiza atualmente a pesquisa no país, sendo subsídio para a discussão dos resultados alcançados por meio da análise dos meios midiáticos e da abordagem fenomenológica.
ABSTRACT: Over the years, the excessive spread of distorted views of Science and scientist contributed to the construction of a nowadays stereotype and widely reproduced marked predominantly by the figure of man. In these conceptions, the invisibility of women, evidenced by the means of scientific dissemination, has reinforced the idea conceived since the beginning of the development of the History of Science: how much science is masculine. In view of the deformed views of a scientist popularized over the years, and the invisibility of women in this representation, an investigation was necessary to discover which conception that teachers internalized on the theme, after all, they are characters of great influence in construction of representations developed by children. Once this conception was verified, it was possible to carry out a search in different media for the popularization of Science (television, drawings, films, etc.) and infer if they influenced the concretization of the representation that these teachers shared. In this context, this research sought to investigate, through the phenomenological approach (CRESWELL, 2014), the construction of the representation of Science and scientists by the teachers and the possible relations of the media in this construction. Thus, the research participants were teachers in the early years of Elementary School at the Municipal Education Network in the city of Campo Mourão/PR. Guided by the questions: Has the representation of Science and scientist by the teachers in the early years of Elementary School influenced the support of the representation of a predominantly male scientist? Is there any relationship between the media in this construction? a qualitative research was carried out, whose methodology adopted was phenomenology, as it allowed us to discuss, through the description and interpretation of the experiences lived by the participants, the essence of this relationship, answering questions of the "what" and "how" they occur. In this context, data collection consisted mainly of conducting individual interviews with teachers and analyzing media that promote the popularization of Science. Finally, it is hoped that this research will be able to show how the representation of a scientist has been built in the early years of elementary school and how much the media can be related to this construction. In order to achieve what we aim here, this work had an approach on the historical construction of the figure of the scientist, on this representation in Brazil and on who currently carries out the research in the country, being a subsidy for the discussion of the results achieved through the analysis of the results. media and the phenomenological approach.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Josie Agatha Parrilha da Silva
Coorientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6018
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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