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Autor(es): Santos, Anne Carolina dos
Orientador: Neumann, Marguit
Título: A inserção da temática sustentabilidade em cursos de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas do Estado do Paraná : um enfoque sobre o ambiente institucional
Banca: Mattielo, Kerla
Banca: Sanches, Simone Leticia Raimundini
Banca: Slomski, Vilma Geni
Palavras-chave: Sustentabilidade - Ensino superior - Ciências contábeis;Teoria institucional;Isomorfismo institucional
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Anne Carolina dos. A inserção da temática sustentabilidade em cursos de graduação em Ciências Contábeis de IES públicas do Estado do Paraná : um enfoque sobre o ambiente institucional . 2019. 184 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6032. Acesso em: 20 jan. 2022.
Abstract: RESUMO: O presente estudo objetivou analisar como o ambiente institucional contribui para a inserção da temática sustentabilidade em cursos de graduação em Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior públicas do Paraná. Para tanto, utilizou-se da Teoria Institucional e do Institutional Work. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental em Projetos Pedagógicos de sete cursos, vigentes desde 2002, e entrevistas semiestruturadas com coordenadores dos mesmos cursos. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os cursos investigados evoluíram ao incorporar conteúdos relacionados a temática sustentabilidade, diante disso, o ambiente institucional contribui mediante valorização do tema pela sociedade e pelos acadêmicos, logo há interferência do fator concorrência. Docentes influentes (que pesquisam sobre o tema) incentivam a inserção da temática nos cursos analisados. Assim, houve a busca pelo mito sustentabilidade, sendo que a pró-reitoria de ensino demonstrou ser capaz de tornar-se independente do arranjo institucional. De forma mais detalhada, os achados apontam que enquanto pressupostos legais precisam evoluir, o aspecto econômico, indicadores do curso, além de limitações quanto ao orçamento e ao tempo desmotivam a inserção da temática sustentabilidade nos cursos. O isomorfismo mimético desmotivou a inserção da temática, em razão de que outros cursos não abordam. No que tange ao isomorfismo coercitivo, a falta de comunicação e intercâmbio de conhecimentos e docentes, falta de apoio administrativo, falta de conhecimentos por parte dos docentes e a resistência à mudança são fatores desmotivadores. Ademais, os resultados apontam que houve predominância de conteúdos relacionados ao aspecto social em detrimento do ambiental e do socioambiental de maneira conjunta. Outra predominância foi da forma de inserção Crossdisciplinar, indicando que a temática sustentabilidade é inserida em caráter secundário. Embora as formas Interdisciplinar e Multidisciplinar estejam presentes nos cursos analisados, não predominaram. Ainda, a transdisciplinaridade detectada em três cursos expõe a ausência de projetos de extensão. No que se refere ao significado atribuído à sustentabilidade por parte dos entrevistados, não tem relação com sua forma de inserção pelos cursos. Deste modo, aconselha-se que a definição de conteúdos, que contribuem para a discussão da temática sustentabilidade, deve ser feito com cautela; existir a presença de docentes especialistas na área ou capacitação de docentes efetivos e da administração (reitoria, pró-reitorias); diversificar a área dos cursos pós-graduação realizados pelos docentes; necessidade de alteração da diretriz vigente do curso ou o Ministério da Educação estabelecer diretrizes de avaliação dos cursos com mais peso no que se refere a temática sustentabilidade; além da realização de projetos de extensão com foco na transdisciplinaridade. A característica pioneira dessa pesquisa foi disponibilizar contribuições práticas para o Ministério da Educação, Instituições de Ensino Superior e docentes. Ainda, há contribuições práticas à sociedade e à possíveis privações de liberdade do profissional contábil, diante da concepção de que o Desenvolvimento Sustentável visa o bem-estar de todos. Contribuições teóricas incluem o preenchimento de uma lacuna da literatura (carência de pesquisas sobre a temática sustentabilidade em cursos de Ciências Contábeis), além da identificação de duas novas unidades de análise não previstas pela literatura
ABSTRACT: This study aimed to analyze how the institutional environment contributes to the insertion of sustainability in undergraduate courses in Accounting at public higher education institutions in Paraná. Therefore, we used Institutional Theory and Institutional Work. Data collection was done though documentary research in Pedagogical Projects of seven courses, in force since 2002, and semi-structured interviews with coordinators of the same courses. For data processing we used content analysis. The results indicate that the courses investigated evolved to incorporate contents related to the sustainability theme, whereupon, the institutional environment contributes by valuing the theme by society and academics, therefore, there is interference from the competition factor. Influential teachers (who research on the topic) encourage the insertion of the theme in the analyzed courses. Thus, there was the search for the sustainability myth, and the pro-rectory of education proved to be able to become independent of the institutional arrangement. In more detail, the findings indicate that while legal assumptions need to evolve, the economic aspect, course indicators, in addition to budget and time constraints discourage the inclusion of sustainability in the courses, as well as limitations on budget and time. The mimetic isomorphism demotivated the insertion of the theme, because other courses don't address. With regard to coercive isomorphism, lack of communication and exchange of knowledge and teachers, lack of administrative support, lack of knowledge on the part of teachers and resistance to change are demotivating factors. Moreover, the results indicate that there was a predominance of content related to the social aspect to the detriment of the environmental and socio-environmental jointly. Another predominance was the form of Crossdisciplinary insertion, indicating that the sustainability theme is inserted in a secondary character. Although the Interdisciplinary and Multidisciplinary forms are present in the analyzed courses, they didn't predominate. Also, the Transdisciplinarity detected in three courses exposes the absence of extension projects. Regarding the meaning attributed to sustainability by the interviewees, has no relation with its insertion in the courses. Therefore, we advise that the definition of contents, which contribute to the discussion of sustainability, should be done with caution; with the presence of teaching specialists in the field or training of effective teachers and the administration (rectory, pro-rectories); diversify the area of postgraduate courses held by teachers; need to change the current directive of the course or the Ministry of Education to establish more weighted evaluation guidelines with regard to sustainability; besides carrying out extension projects focusing on transdisciplinarity. The pioneering feature of this research was to make practical contributions available to the Ministry of Education, Higher Education Institutions and teachers. Also, there are practical contributions to society and the possible deprivation of liberty of the accounting professional, given the conception that Sustainable Development aims at the well-being of all. Theoretical contributions include filling a gap in the literature (lack of research on sustainability in Accounting courses), beyond the identification of two new units of analysis not foreseen in the literature
Descrição: Orientadoar: Prof.ª Dr.ª Marguit Neumann
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Kerla Mattiello
Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6032
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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