Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6033
Autor(es): Marçal, Amanda dos Santos Veiga
Orientador: Neumann, Marguit
Título: Geração de valor no relato integrado : um estudo de caso no Itaú Unibanco
Banca: Mattielo, Kerla
Banca: Sanches, Simone Leticia Raimundini
Banca: Gomes, Débora Gomes de
Palavras-chave: Informação contábil - Relato integrado;Itaú Unibanco - Estudo de caso;Geração de valor (contabilidade);Framework
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MARÇAL, Amanda dos Santos Veiga. Geração de valor no relato integrado: um estudo de caso no Itaú Unibanco. 2019. 178 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6033. Acesso em: 20 jan. 2022.
Abstract: RESUMO: A elaboração de um Relato Integrado necessita atender a três quesitos do Framework 1.0 do International Integrated Reporting Council: i) conceitos fundamentais (processo de geração de valor, geração de valor e capitais) ii) elementos de conteúdo, e iii) princípios básicos. O conceito da geração de valor é impreciso, esta visão advém dos praticantes do Relato Integrado (resultados de consultas públicas) e por parte de pesquisadores, que por sua vez, criticam o significado e uso do RI. Este estudo tem como intuito analisar como o Relato Integrado do Itaú Unibanco contribui para exemplo de divulgação de sua geração de valor. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso único incorporado, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, com o uso da técnica de coleta de dados bibliográfica, documental e entrevista, que foram submetidos à análise de conteúdo. Cabe ressaltar, que resultados desta pesquisa confirmam os pressupostos teóricos: de que o RI do Itaú Unibanco tem por finalidade a co-criação de valor ao longo do tempo, o valor gerado pela empresa (o sucesso da organização) é interdependente do valor criado para investidores, empregados, clientes, sociedade e natureza. Porém, o Relato Integrado (divulgação) do Itaú Unibanco não se apresenta suficientemente desenvolvido para considerá-lo como benchmarking. Diante disso, conclui-se que: i) a geração de valor ocorre por intermédio do modelo de negócio, considerando o ambiente externo, gera ações de valores. financeiras, não financeiras, tangíveis e intangíveis que consideram o impacto positivo para sociedade e meio ambiente; ii) As ações de valores criadas entre 2013-2017 e o seu efeito líquido, não foram possíveis de se identificar, pois, o valor gerado pelo Itaú Unibanco foi preservado, aumentado, ou diminuído, ao identificarem-se inconsistências na divulgação; iii) foi possível compreender por intermédio de um membro elaborador de RI, que a companhia define como valor e como ela cria valor para fins de RI não contempla somente o contexto financeiro/monetário, ao contrário dos relatórios financeiros, uma vez que inclui valores sociais e ambientais (não financeiros e pré-financeiros), afim de elucidar a sua geração de valor. Por fim, este estudo contribuiu para uma perspectiva teórica proporcionando aos usuários do RI, um novo entendimento do conceito de geração de valor, denominado vagamente de forma abstrata, implícita, subjetiva e ampla. Quanto a perspectiva prática, na qual se designou o objeto do estudo, revelou ações que geram valor, bem como proporcionou ao Itaú Unibanco uma visão holística da inter-relação entre seus capitais durante os cinco anos analisados (2013-2017), tendo em vista que esta organização pode aprimorar sua comunicação, utilizando uma visão holística e concisa de seu negócio
ABSTRACT: The preparation of an Integrated Report needs to meet three requirements of the International Integrated Reporting Council Framework 1.0: i) fundamental concepts (value creation process, value creation and capital) ii) content elements, and iii) basic principles. However, the concept of value creation is inaccurate, this view comes from Integrated Reporting practitioners (results of public consultations) and from researchers, who in turn criticize the meaning and use of IR. This study aims to analyze how Itaú Unibanco's Integrated Report contributes to the example of disclosing its value creation. Regarding the methodological procedures, this research is characterized as a single case study incorporated, qualitative, exploratory and descriptive, using the technique of bibliographic, documentary and interview data collection, which were submitted to content analysis. It is noteworthy that the results of this research confirm the theoretical assumptions: that Itaú Unibanco's IR aims to co-create value over time, the value generated by the company (the success of the organization) is interdependent on the value created. for investors, employees, customers, society and nature. However, Itaú Unibanco's (disclosure) Integrated Report is not sufficiently developed to consider it as benchmarking. Given this, it is concluded that: i) value creation occurs through the business model, considering the external environment, generates value actions. financial, non-financial, tangible and intangible assets that consider the positive impact on society and the environment; ii) The shares created between 2013-2017 and their net effect could not be identified, as the amount generated by Itaú Unibanco was preserved, increased or decreased by identifying inconsistencies in the disclosure; iii) it was possible to understand from an IR member that the company defines as value and how it creates value for IR purposes not only contemplates the financial / monetary context, as opposed to financial reporting, as it includes social values. and environmental (non-financial and pre-financial) in order to elucidate their value creation. Finally, this study contributed to a theoretical perspective by providing RI users with a new understanding of the concept of value creation, loosely termed abstract, implicit, subjective and broad. As for the practical perspective, in which the object of the study was designated, it revealed actions that generate value, as well as giving Itaú Unibanco a holistic view of the interrelationship between its capital during the five years analyzed (2013-2017), in view of that this organization can enhance your communication by utilizing a holistic and concise view of your business
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marguit Neumann
Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6033
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Amanda dos Santos Veiga Marcal_2019.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.