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dc.contributor.advisorPépece, Olga Maria Coutinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayra Carlos dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T16:21:01Z-
dc.date.available2020-12-16T16:21:01Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Mayra Carlos da. Significados do consumo de saias na segunda década do século XXI. 2020. 145 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6052-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Olga Maria Coutinho Pépecept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A proposta desta pesquisa é compreender o significado social do consumo de saia nesta segunda década do século XXI. Para tanto, a fundamentação teórica desta pesquisa contempla a teoria da moda, explorando seus conceitos e sua história, compreendendo-a assim como um fenômeno cultural e como um sensor de uma sociedade. Essa dissertação também contou com um breve histórico de como a saia feminina e seus significados foram sendo alterados ao longo do tempo. O aporte teórico também contempla os significados do consumo, analisando principalmente suas influências e papéis na sociedade. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de recorte transversal. A pesquisa foi desenvolvida nas cidades de Maringá – PR e Presidente Prudente – SP, por meio de diferentes procedimentos, caracterizando-se assim como um estudo multimétodo. Assim, para a coleta dos dados na primeira etapa foram aplicadas 13 entrevistas semiestruturadas, que foram complementadas pelas fotos dos "Looks do dia", registrados ao longo de dez dias pelas entrevistadas, o que permitiu analisar como as mulheres faziam uso dessas saias, no dia a dia. Para complementar as informações relativas à pesquisa, foram entrevistados 8 homens, a partir da técnica projetiva de construção. Para a análise desses dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial, com auxílio do tratamento de dados do software Atlas ti. Como principais resultados destacam-se os significados atribuídos ao consumo de saia feminina, foram associados nove significados principais: expressão do feminino; elegância; religiosidade; socialização e pertencimento; sedução; vergonha; conforto; versatilidade e vulnerabilidade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The purpose of this research is to understand the social meaning of skirt consumption in this second decade of the 21st century. Therefore, the theoretical basis of this research contemplates the theory of fashion, exploring its concepts and its history, understanding it as a cultural phenomenon and as a sensor of a society. This dissertation also had a brief history of how the female skirt and its meanings have been changed over time. The theoretical contribution also contemplates the meanings of consumption, analyzing mainly its influences and roles in society. As for methodological procedures, this is a qualitative, descriptive and cross-sectional research. The research was developed in the cities of Maringá - PR and Presidente Prudente - SP through different procedures, thus characterizing itself as a multi-method study. Thus, for the collection of data in the first stage, 13 semi-structured interviews were applied, which were complemented by the photos of the "Looks do dia", recorded over ten days by the interviewees, which allowed us to analyze how women used these skirts in their daily lives. To complement the information related to the research, 8 interviews with men were applied, based on the projective construction technique. For the analysis of these data, the analysis of categorical content was used, with the aid of data processing from the Atlas ti software. As main results it is highlighted that the main meanings attributed to the consumption of female skirt were associated with nine main meanings being: Expression of the feminine; elegance; religiosity; Socialization and belonging; seduction; shame; comfort; versatility and vulnerability.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectModa - Consumopt_BR
dc.subjectSaia femininapt_BR
dc.subjectRoupa femininapt_BR
dc.subject.ddc658.834pt_BR
dc.titleSignificados do consumo de saias na segunda década do século XXIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Ana Paula Celso de-
dc.contributor.referee2Bonadio, Maria Claudia, 1972--
dc.contributor.referee3Vieira, Francisco Giovanni David-
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical145 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Administração-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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