Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6054
Autor(es): | Leite, João Victor Giavina de Almeida |
Orientador: | Schiavi, Sandra Mara de Alencar |
Título: | Cadeia de valor de cafés no norte do Paraná : proposta trans/formativa para upgrading na produção rural |
Banca: | Querol, Marco Antonio Pereira |
Banca: | Souza, José Paulo de |
Palavras-chave: | Cadeias produtivas - Paraná;Visão Baseada em Recursos (VBR);Cafeicultura |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | LEITE, João Victor Giavina de Almeida. Cadeia de valor de cafés no norte do Paraná: proposta trans/formativa para upgrading na produção rural. 2020. 129 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Neste trabalho foram analisadas alternativas para o upgrading da cadeia de valor do
café a partir de recursos e capacidades, na perspectiva de cafeicultores de uma
cooperativa do norte do Paraná. Esses pontos foram teoricamente embasados na Cadeia
de Valor, em complementariedade com a abordagem teórica de Visão Baseada em
Recursos e com a Teoria da Atividade Histórico-Cultural. Nesse sentido, o presente
trabalho teve como objetivo geral compreender como uma abordagem de perspectiva
intervencionista pode contribuir para a upgrading no SAG de café dessa cooperativa.
Empiricamente, os dados oficiais indicam períodos de prejuízo para os produtores da
região do norte do Paraná, os quais acabam levando a uma redução da área plantada de
café no estado, assim como para a região. Nesse contexto, os produtores veem uma
necessidade de aumentar a valorização da cafeicultura da região. Uma parcela desses
produtores acredita no upgrading da cadeia de valor uma alternativa para a continuidade
na lavoura do café. Para a abordagem intervencionista esse trabalho se utilizou a
intervenção trans/formativa, que é uma pesquisa qualitativa que utiliza uma
epistemologia que explora a ação, coletiva e construtivista, sendo que as ações e o
conhecimento são desenvolvidos em conjunto. Este trabalho, portanto, apresentou uma
proposta de integração entre o framework de análise de cadeias de valor top-down e uma
abordagem bottom-up – abordagem intervencionista. Metodologicamente visou a
integração do framework e a aprendizagem expansiva, sendo que a transferência de
conhecimento e o design da modelagem futura sob uma perspectiva epistemológica
construtivista. Em outras palavras, o design do modelo futuro foi construído pelos
próprios produtores, sendo que cada ação veio de alguma necessidade de mudança
constatada por eles de uma forma coletiva, após a reconceituação da atividade por meio
da apresentação de informações sobre os mercados de valor. Os recursos necessários
para realizar o upgrading de cadeias de valor – para os produtores - foram os recursos
humanos, organizacionais, tecnológicos e financeiros. Por fim, identifica-se que a
abordagem intervencionista, por meio da intervenção trans/formativa se apresentou
como uma abordagem capaz de possibilitar o design de um modelo futuro que permita o
upgrading de cadeias de valor e apresente propostas para a geração de recursos e
capacidades. ABSTRACT: On that piece of paper, it was analyzed value chains and upgrade options, what are the resources and how they can impact in upgrade, from the perspective of coffee growers in a cooperative in northern Paraná These points were theoretically based on the Value Chain Analysis, in complementarity with the theoretical approach of the Resource Based View and with the Theory of Historical-Cultural Activity. In this sense, the present work had as main objective to understand how an interventionist perspective approach may contribute to an update in the coffee SAG. Empirically, official data indicate periods of loss for producers in the northern region of Paraná, which ultimately lead to a reduction in the coffee planted area in the state, as well as for region. In this context, producers see a need to increase the value of coffee in the region. A portion of these producers believe in upgrading the value chain as an alternative for continuing coffee farming. For the intervencionist approach, this work used trans/formative intervention, which is a qualitative research that uses an epistemology that explores collective, constructivist action, and actions and knowledge are developed together. This work, therefore, presented a proposal for integration between the top-down value chain analysis framework and a bottom-up approach – intervencionista approach. Methodologically it aimed at the integration of the framework and expansive learning, being the transfer of knowledge and the design of future modeling under a constructivist epistemological perspective. In other words, the design of the future model was built by the producers themselves, and each action came from some need for change seen by them collectively, after the reconceptualization of the activity through the presentation of information about the value markets. The resources needed to upgrade value chains - for producers - were human, organizational, technological and financial resources. Finally, it appears that the intervencionist approach, through the trans / formative intervention, presented itself as an approach capable of enabling the design of a future model that allows the upgrading of value chains and presents proposals for the generation of resources. and capabilities. |
Descrição: | Orientadora: Profª. Drª. Sandra Mara de Alencar Schiavi Coorientador: Prof. Dr. Márcio Pascoal Cassandre Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6054 |
Aparece nas coleções: | 2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Joao Victor Giavina Almeida Leite_2020.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.