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dc.contributor.advisorAndrade, Solange Ramos de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorRocha, Vanderley de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T19:05:00Z-
dc.date.available2022-08-19T19:05:00Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Vanderley de Paula. Várias Gerações, muitas histórias e uma devoção: as festas do Divino em Ponta Grossa/PR (1882-2020). 2020. 247 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6056-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Solange Ramos de Andradept_BR
dc.descriptionTese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractA presente tese investiga as práticas festivas dedicadas ao Divino Espírito Santo, realizadas na cidade de Ponta Grossa/PR. Esse imaginário religioso, aqui problematizado, foi construído a partir do fato vivenciado por Maria Julia Xavier. Personagem que encontrou a imagem da representação do Divino (uma pomba de asas abertas – gravada em um pedaço de madeira) em um olho d’água e decidiu abriga-la em sua residência, onde passou a realizar diversas cerimônias dedicadas a essa divindade. Essas manifestações, iniciadas em âmbito familiar, se estenderam, com o passar do tempo, a outras pessoas e tornaram-se tradição no município. Nosso recorte temporal de pesquisa corresponde aos anos de 1882 a 2020. O primeiro, é o ano em que a imagem do Divino foi encontrada, o que possibilitou o desencadeamento de uma série de vivências religiosas atreladas a essa divindade; a segunda baliza, o ano corrente, marcou uma ruptura significativa nessas celebrações por conta do distanciamento social em decorrência da Covid-19. Essa temporalidade, portanto, nos permitiu identificar e problematizar continuidades e rupturas dos acontecimentos conectados a esse universo de religiosidade. Assim, questionamos como ocorreu o processo de construção, manutenção e ressignificação das práticas realizadas a partir dessa devoção; analisamos as dinâmicas religiosas, culturais e sociais relacionadas a Festa do Divino e identificamos as estratégias e táticas desenvolvidas por clérigos e leigos no processo de inserção dessa festividade na institucionalidade católica. O que nos fez defender a tese de que essa tradição religiosa, iniciada em 1882, foi ressignificada a partir de 1996, momento em que amparados na memória desse devocionário, devotos e festeiros, buscaram a patrimonialização e o reconhecimento dessas manifestações enquanto práticas de religiosidade católica. Nossas problematizações foram alicerçadas nos conceitos desenvolvidos por: Michel de Certeau (1982; 1994); Mircea Eliade (1992); Roger Chartier (1985); Pierre Bourdieu (1998; 2007); entre outros historiadores, antropólogos e sociólogos que nos ajudaram a compreender as Festas do Divino realizadas na cidade de Ponta Grossa.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the festive practices dedicated to Divine Spirit Holy, held in the city of Ponta Grossa / PR. This religious imaginary, problematized here, was built from the fact experienced by Maria Julia Xavier. Character who found the image of the representation of the Divine (a dove with open wings - engraved on a piece of wood) in an eye of water and decided to shelter it in his residence, where he began to perform various ceremonies dedicated to this divinity. These demonstrations, initiated in the family sphere, extended, over time, to other people and became a tradition in the municipality. Our time frame of research corresponds to the years 1882 to 2020. The first is the year in which the image of the Divine was found, which enabled the triggering of a series of religious experiences linked to this divinity; the second goal, the current year, marked a significant break in these celebrations due to the social distance due to Covid-19. This temporality, therefore, allowed us to identify and problematize continuities and ruptures in the events connected to this universe of religiosity. Thus, we question how the process of construction, maintenance and reframing of practices carried out from this devotion occurred; we analyzed the religious, cultural and social dynamics related to the Festa do Divine and identified the strategies and tactics developed by clergymen and laypeople in the process of inserting this festivity into Catholic institutions. What made us defend the thesis that this religious tradition, which began in 1882, was re-signified as from 1996, a time when supported by the memory of this devotee, devotees and party-goers, sought the patrimonialization and recognition of these manifestations as practices of Catholic religiosity. Our problematizations were based on the concepts developed by: Michel de Certeau (1982; 1994); Mircea Eliade (1992); Roger Chartier (1985); Pierre Bourdieu (1998; 2007); among other historians, anthropologists and sociologists who helped us understand the Divine Festivals held in the city of Ponta Grossa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectFesta do Divinopt_BR
dc.subject.ddc981.62pt_BR
dc.titleVárias Gerações, muitas histórias e uma devoção : as festas do Divino em Ponta Grossa/PR (1882-2020)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Couto, Edilece Souza, 1970--
dc.contributor.referee2Petruski, Maura Regina-
dc.contributor.referee3Simili, Ivana Guilherme-
dc.contributor.referee4Pelegrini, Sandra de Cássia Araújo, 1962--
dc.publisher.departmentDepartamento de História-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical247 f. : il. color., figs., maps.-
dc.subject.cnpq2História-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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