Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Wânia Rezendept_BR
dc.contributor.authorMartins, Carla Cristina Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-17T13:37:14Z-
dc.date.available2020-12-17T13:37:14Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Carla Cristina Siqueira. O espetáculo está no ar! : moda, consumo e mídia no Noroeste do Paraná. 2014. 100 f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2014, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6059. Acesso em: 25 fev. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6059-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Wânia Rezende Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, 2014pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A atividade de Confecção destaca-se no estado do Paraná, principalmente no Noroeste e Norte dele, em cidades como Londrina, Apucarana, Maringá e Cianorte, que formam o chamado „Corredor da moda e representam 35% dos estabelecimentos do setor têxtil-vestuário do estado. (PREFEITURA DE CIANORTE, 2013). Sabendo da representatividade dessa indústria, essa dissertação tem como propósito entender como a moda é concebida e vivenciada por mulheres com perfis diferentes na cidade de Cianorte. O objetivo central é analisar a moda como fenômeno social, e os objetivos específicos são discutir a relação entre consumo de moda, mídia e sociedade do espetáculo, e interpretar qual a relação que mulheres residentes nessa cidade estabelecem com o setor moda. Para isso foi realizada discussão teórica, tendo como norteadores os autores Diane Crane (2006), Gilles Lipovestky (1989, 2005, 2007, 2009, 2011), Jean Baudrillard (1996, 2008), Daniel Miller (2007, 2013) e Guy Debord (1997); e pesquisa de campo, em que foram entrevistadas em Cianorte treze mulheres, utilizando as técnicas de entrevista semiestruturada, entrevista aberta, grupo focal e história de vida. A pesquisa revelou a forte influência da cultura midiática no cotidiano, nas práticas de consumo e concepção de moda de tais mulheres, principalmente no que se refere à mídia televisiva, em especial as novelas. Trouxe a tona características de uma sociedade cada vez mais global, em que recursos e estímulos midiáticos são utilizados BA espetacularização do indivíduo e na sua busca por notoriedade socialpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The Tailoring activity stands out in the Brazilian state of Paraná, mainly in the Northwest and North of it, in cities like Londrina, Apucarana, Maringá and Cianorte, that form the so-called „Corridor of fashion and represent 35% of establishments in textile-clothing industry of the state. (PREFEITURA DE CIANORTE, 2013). Knowing the representativity of such industry, this dissertation aims to understand how fashion is conceived and experienced by women with different profiles in the city of Cianorte. The main objective is to analyze fashion as social phenomenon, and the specific objectives are to discuss the relationship between consumption of fashion, media and spectacle society, and interpret what is the relationship women residents in this city have with fashion sector. For that, theoretical discussion was held, having as guidance the authors Diane Crane (2006), Gilles Lipovestky (1989, 2005, 2007 , 2009 , 2011), Jean Baudrillard (1996, 2008), Daniel Miller (2007, 2013) and Guy Debord (1997); and field research, in which were interviews in Cianorte thirteen women, using the techniques of semi structured interview, open interviews, focus groups and life history.The research revealed the strong influence of media culture in everyday life, consumption practices and fashion conceptions of such women, mainly in relation to television media, in special soap opera. It brought to the surface features of an increasingly global society, where resources and media stimuli are used in the spectacularization of the individual and in his quest for social notorietypt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCianorte (PR)pt_BR
dc.subject.ddc391pt_BR
dc.titleO espetáculo está no ar! : moda, consumo e mídia no Noroeste do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Marivânia Conceição de-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Nilza-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical100 f. : il. (algumas color.), figs.-
dc.subject.cnpq2Sociologia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Carla Cristina Siqueira Martins_2014.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.