Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6072
Autor(es): | Silva, Celiane Pereira da |
Orientador: | Greco, Eliana Alves |
Título: | Discurso publicitário : uma proposta de leitura para o 6º ano |
Banca: | Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira |
Banca: | Guedes, Ana Paula |
Palavras-chave: | Leitura discursiva;Discurso publicitário;Propaganda |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SILVA, Celiane Pereira da. Discurso publicitário: uma proposta de leitura para o 6º ano. 2020. 162 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica de leitura realizada com
os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola rural, localizada no
interior do estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho é elaborar, aplicar e
analisar uma proposta de leitura com o gênero discursivo propaganda, pela
perspectiva da Análise do Discurso, tendo por base a concepção discursiva de
leitura. Nosso trabalho foi desenvolvido a partir da implementação de uma proposta
didática de leitura, por meio de atividades que exploram os mecanismos
responsáveis pela produção de sentido. Teoricamente, nosso trabalho está
fundamentado nos estudos de Orlandi (1993, 2005) e de Brandão (2013) sobre
Análise de Discurso, nas pesquisas de Coracini (2002) e Brandão (1994), a respeito
da leitura discursiva, nas abordagens teóricas de Carvalho (2014) e Sandmann
(2007), no que se refere ao gênero discursivo publicitário. Em termos metodológico,
adotamos a abordagem qualitativa e interpretativista (LÜDKE E ANDRÉ, 2014;
THIOLENT, 2011), que consiste numa pesquisa-ação (TRIPP, 2005, FRANCO,
2005), cujo objetivo é examinar o desenvolvimento dos alunos e transformar a
realidade dos sujeitos envolvidos na ação. As análises demonstram que os alunos
evoluíram no que diz respeito à compreensão dos recursos icônico- linguísticos e do
contexto sócio-histórico ideológico, que são responsáveis na e pela significação dos
textos. Consideramos que as intervenções realizadas possibilitaram aos alunos,
sobretudo, aos que apresentam mais dificuldades, resgatar histórias de leituras,
obter e/ou ampliar informações que são relevantes à compreensão das propagandas
e, ainda, proporcionar aos educandos o desenvolvimento da consciência crítica dos
alunos, diante dos textos que circulam na sociedade. Assim, a implementação da
proposta de leitura contribuiu para que os estudantes se tornassem melhores
leitores. ABSTRACT: Reading and text production are important activities in the development of learners' potentialities. In this sense, this dissertation aims to elaborate, apply and analyze a proposal of didactic-pedagogical intervention that promotes the student's contact with reading and textual production of short stories, using comic strips, through retextualization. To do so, in relation to reading activities, the research is theoretically based on the strategies proposed by Solé (1998), because it is important to enable the student to make inferences, formulate hypotheses, decode, understand and interpret statements to construct the meaning of the text. Regarding textual production, the work is supported by Geraldi (2003), who considers the text as the starting point and arrival of all teaching and learning process of language. Concerning retextualization, it is necessary to consider the reflections of Dell 'Isola (2007) and Marcuschi (2007). And, regarding the definition and characteristics of the textual genres, the research is theoretically based in Marcuschi (2005). The study has, as its object of research, the process of retextualization of the genre comic strip into the genre short story, with the purpose of pointing the retextualization as an effective mechanism for Portuguese Language classes. This way, the work is an action research linked to the field of study of Applied Linguistics and, in practice, proves that, in the process of rewriting one genre in another, the student is encouraged to understand the starting text and also to preserve the content of the new text produced by him/her. Therefore, the results obtained indicate that, in the course of the implementation process of this proposal, most of the students were able to understand the source text, preserve its subject, and extend the ideas proposed by the initial text |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Greco Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6072 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Celiane Pereira da Silva_2020.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.