Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGreco, Eliana Alvespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Celiane Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-18T12:37:53Z-
dc.date.available2020-12-18T12:37:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Celiane Pereira da. Discurso publicitário: uma proposta de leitura para o 6º ano. 2020. 162 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6072-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Grecopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica de leitura realizada com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola rural, localizada no interior do estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho é elaborar, aplicar e analisar uma proposta de leitura com o gênero discursivo propaganda, pela perspectiva da Análise do Discurso, tendo por base a concepção discursiva de leitura. Nosso trabalho foi desenvolvido a partir da implementação de uma proposta didática de leitura, por meio de atividades que exploram os mecanismos responsáveis pela produção de sentido. Teoricamente, nosso trabalho está fundamentado nos estudos de Orlandi (1993, 2005) e de Brandão (2013) sobre Análise de Discurso, nas pesquisas de Coracini (2002) e Brandão (1994), a respeito da leitura discursiva, nas abordagens teóricas de Carvalho (2014) e Sandmann (2007), no que se refere ao gênero discursivo publicitário. Em termos metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e interpretativista (LÜDKE E ANDRÉ, 2014; THIOLENT, 2011), que consiste numa pesquisa-ação (TRIPP, 2005, FRANCO, 2005), cujo objetivo é examinar o desenvolvimento dos alunos e transformar a realidade dos sujeitos envolvidos na ação. As análises demonstram que os alunos evoluíram no que diz respeito à compreensão dos recursos icônico- linguísticos e do contexto sócio-histórico ideológico, que são responsáveis na e pela significação dos textos. Consideramos que as intervenções realizadas possibilitaram aos alunos, sobretudo, aos que apresentam mais dificuldades, resgatar histórias de leituras, obter e/ou ampliar informações que são relevantes à compreensão das propagandas e, ainda, proporcionar aos educandos o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos, diante dos textos que circulam na sociedade. Assim, a implementação da proposta de leitura contribuiu para que os estudantes se tornassem melhores leitores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Reading and text production are important activities in the development of learners' potentialities. In this sense, this dissertation aims to elaborate, apply and analyze a proposal of didactic-pedagogical intervention that promotes the student's contact with reading and textual production of short stories, using comic strips, through retextualization. To do so, in relation to reading activities, the research is theoretically based on the strategies proposed by Solé (1998), because it is important to enable the student to make inferences, formulate hypotheses, decode, understand and interpret statements to construct the meaning of the text. Regarding textual production, the work is supported by Geraldi (2003), who considers the text as the starting point and arrival of all teaching and learning process of language. Concerning retextualization, it is necessary to consider the reflections of Dell 'Isola (2007) and Marcuschi (2007). And, regarding the definition and characteristics of the textual genres, the research is theoretically based in Marcuschi (2005). The study has, as its object of research, the process of retextualization of the genre comic strip into the genre short story, with the purpose of pointing the retextualization as an effective mechanism for Portuguese Language classes. This way, the work is an action research linked to the field of study of Applied Linguistics and, in practice, proves that, in the process of rewriting one genre in another, the student is encouraged to understand the starting text and also to preserve the content of the new text produced by him/her. Therefore, the results obtained indicate that, in the course of the implementation process of this proposal, most of the students were able to understand the source text, preserve its subject, and extend the ideas proposed by the initial textpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeitura discursivapt_BR
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subject.ddc401.4pt_BR
dc.titleDiscurso publicitário : uma proposta de leitura para o 6º anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee2Guedes, Ana Paula-
dc.publisher.departmentDepartamento de Língua Portuguesa-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical162 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Celiane Pereira da Silva_2020.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.