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dc.contributor.advisorMoreira, Ana Lúcia Olivo Rosaspt_BR
dc.contributor.authorHennrich Junior, Elio Jacobpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-18T12:57:50Z-
dc.date.available2020-12-18T12:57:50Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationHENNRICH JUNIOR, Elio Jacob. Educação ambiental institucional: uma análise do currículo ambiental do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior do Paraná. 2020. 228 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6073-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Ana Lúcia Olivo Rosas Moreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A instituição histórica da Educação Ambiental, ao longo da sociedade, é marcada por direcionamentos habitualmente relacionados com os interesses políticos e econômicos. Em muitos momentos, relegam-se os aspectos culturais e identitários na construção de tais relações socioambientais. A mesma conformação acaba, muitas vezes, transcendendo para os modelos educacionais, nos quais ainda prevalecem concepções positivistas e pragmáticas da estruturação dos saberes, agregando modos racionalistas de idealização do pensamento socioambiental. Essa estruturação da Educação Ambiental, nos espaços formais de ensino, acaba orientando, também, à estruturação da teoria e da prática ambiental dentro da sala de aula. A partir dessas construções teóricas, o presente trabalho buscou investigar as perspectivas de Educação Ambiental inseridas na educação formal e como elas se relacionam com a formação inicial. Além disso, examinaram-se alguns elementos estruturantes concernentes à institucionalização da Educação Ambiental na formação de pedagogos. Para tal, adotou-se, como ponto de partida, uma macro perspectiva do panorama histórico da Educação Ambiental em espaços de educação formal, procurando identificar elementos que pudessem compor a relação entre a formação inicial e o Currículo Ambiental dentro das Licenciaturas. Visto a copiosa demanda de investigações, optou-se por trabalhar em três distintas etapas de investigação. No primeiro segmento, a investigação foi realizada por um diagnóstico das principais publicações na área dentro das Licenciaturas. Neste sentido, foi pesquisado, ao longo de um espectro de 20 anos, os artigos científicos oriundos das bibliotecas eletrônicas da SciELO e do Portal de Periódicos Capes. A mensuração das bases de dados se deu quali-quantitativamente por meio da Revisão Sistemática e, por conseguinte, a análise de tais publicações demonstrou uma fragilidade nos componentes teóricos e metodológicos das pesquisas de Educação Ambiental nas Licenciaturas. Dada essas perspectivas, constatou-se um panorama ainda preambular e, para uma continuidade na verificação da disposição da Educação Ambiental na formação inicial, seguimos na tentativa de compreender, na organização das Licenciaturas, como a análise dos documentos estruturantes de uma Instituição de Educação Superior contempla a Educação Ambiental. Notou-se que, dentro de 14 cursos de diferentes Licenciaturas da instituição, os documentos estruturantes ainda apresentam uma disposição limítrofe em relação à Educação Ambiental. A exiguidade de tais propostas acaba por limitar as possibilidades na formação docente. A correlação dos resultados nas duas seções acabou por refletir o debate inicial da perspectiva fragmentada e racionalista da Educação Ambiental ao longo das Licenciaturas. Sendo assim, por fim, numa perspectiva direcionada para um escopo local, buscamos entender como se dá a relação dos elementos curriculares de pesquisa e de formação docente no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do noroeste do Paraná. Por meio de entrevistas com professores e alunos, foi possível sistematizar e analisar, de maneira justaposta, como os estudos ainda apontam para uma restrita disposição da Educação Ambiental ao longo do ambiente formal de ensino. Os elementos que permearam todo o trabalho apontam para fragilidades no currículo, na formação dos professores e no que se pesquisa sobre a temática. Essas inter-relações perpetuam, ainda, uma concepção fragmentada que impacta ciclicamente nas relações socioambientais, socioculturais e socio-identitárias da Educação Ambiental.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The historical institution of Environmental Education throughout society is marked by directions, usually related with political and economic interests. In many moments, cultural and identity aspects are neglected in the construction of such social-environmental relations. For many times, the same layout ends up transcending educational models, in which positivist conceptions of the structuring of knowledge still prevail, adding rationalist ways of idealizing the environmental thinking. This structuring of Environmental Education in formal educational spaces also ends up guiding the structuring of environmental theory and practice within the classroom. Based on these theoretical constructions, this study aimed to investigate some structural elements of formal education that are related to Environmental Education in initial education. For this purpose, it was adopted a macro perspective as a starting point, seeking to identify elements that could compose the relationship between the education and the Environmental Curriculum of the Undergraduate Curriculum in. Given the abundant demand for investigations, it was decided to work in three distinct stages of research. In the first segment, the research was carried out by a diagnosis of the leading publications in the field within the Undergraduate Courses. In this sense, scientific articles from the SciELO electronic libraries and the Capes Journal Portal were researched over a 20-year spectrum. The measurement of the databases occurred qualitatively and quantitatively through the Systematic Review, and therefore the analysis of such publications showed a scarcity in Environmental Education researches in Undergraduate Courses.Given these perspectives, it was found a still preambular scenario, and for a continuity verification of the disposition of Environmental Education in the initial formation, we continue in an attempt to understand the organization of the Undergraduate Courses, and how the analysis of the structuring documents of a Higher Education Institution contemplates the Environmental Education. It was noted that within 14 different institution's Undergraduate Courses, structuring documents still have a narrow layout when it comes to Environmental Education. The limited nature of such proposals ends up limiting the possibilities in teacher education. The results correlation between the two previous sections ended up reflecting the initial debate of the fragmented and rationalist perspective of Environmental Education throughout the Undergraduate Courses. Finally, in a targeted approach to a local scope, we seek to understand how the relationship between curriculum elements, research and teacher education takes place in the Pedagogy Course of a Higher Education Institution in the northwest of Paraná. Through interviews with teachers and students, it was possible to systematize and analyze, in a juxtaposed manner, how the studies still point to a restricted provision of Environmental Education throughout the formal educational environment. The elements that permeated the whole doctoral thesis point out to weaknesses in the curriculum, in the teacher education, and in research on the Educational Environmental subject. These interrelationships also perpetuate a fragmented conception that impacts cyclically social, environmental, cultural and identitary relationships of Environmental Education.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subject.ddc363.7pt_BR
dc.titleEducação ambiental institucional : uma análise do currículo ambiental do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior do Paranápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Rui Marques-
dc.contributor.referee2Carniatto, Irene-
dc.contributor.referee3Amaral, Anelize Queiroz-
dc.contributor.referee4Kiouranis, Neide Maria Michellan-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical228 f. : il.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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