Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6074
Autor(es): Lopes, Maria Luiza Mari
Orientador: Santos, Annie Rose dos
Título: Proposta pedagógica prática de uso dos elementos coesivos em gêneros da ordem do narrar para o 6º ano
Banca: Zanutto, Flávia
Banca: Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Palavras-chave: Gêneros narrativos;Leitura;Escrita
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LOPES, Maria Luiza Mari. Proposta pedagógica prática de uso dos elementos coesivos em gêneros da ordem do narrar para o 6º ano. 2020. 252 f. Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Desenvolver práticas pedagógicas no ambiente escolar que dialoguem com o ensino e a aprendizagem da língua materna através dos gêneros da ordem do narrar é aprender língua, é essencialmente formação humana. Partindo dessa premissa, esta pesquisa de mestrado constitui-se de uma proposta pedagógica de uso dos elementos coesivos em gêneros da ordem do narrar, direcionada aos 26 alunos de uma turma do 6º ano Ensino Fundamental, em escola de rede pública. O objetivo dessa prática docente é levar os discentes desse nível de ensino a compreender e usar os elementos coesivos de forma eficiente na língua materna no gênero discursivo conto, tornando-os letrados nesses aspectos coesivos, apresentando como produto final a elaboração de um livro literário com o conto "O Rei Sapo" dos Irmãos Grimm, reescrito e ilustrado por eles próprios. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa e interpretativista, de grande relevância na área de Linguagens e Letramentos e para a realidade escolar, uma vez que seu ponto de partida é diagnosticar o problema, nesse caso, o uso ineficiente dos elementos coesivos na construção do gênero narrativo, em específico o conto, e propor o seu ensino e aprendizagem por meio de análises e reflexões de seu uso como o seu funcionamento no contexto e para a produção de sentidos, com o fito de minimizar essa problemática nesse nível escolar. Foram utilizados diversos instrumentos para a coleta dos dados: observação, diário de campo, fotos, gravação em vídeo e áudio, relatos escritos e atividades realizadas pelos alunos. O aporte teórico está embasado em: Bakhtin (1992; 1999) com os gêneros discursivos no processo de ensino e aprendizagem; Rojo (2012) sobre os multiletramentos; as estratégias e etapas de leitura com Solé (1998) e Cosson (2016); Candido ( 1972; 1995) traz a literatura como elemento de formação humanizadora; Micheletti (2000) defende a narrativa como elemento de formação na sala de aula; Dolz, Noverraz e Schneuwly ( 2004) versam a produção de textos em situações reais de uso; Neves (1990; 2002; 2003;2012) e Antunes (2003) tratam da funcionalidade da gramática no ensino da língua; e Marcuschi (2010) sobre a modalidade oral e escrita; Serafini (1995) e Ruiz (2013), contribuem nos procedimentos e técnicas de produção e correção textual; entre outros que corroboraram para o desenvolvimento do trabalho. Pretendemos com esta proposta prática de ensino dos elementos coesivos tornar os alunos do 6º ano mais competentes quanto à sua aplicação real nos textos produzidos tanto oralmente quanto escritos, além de ter o intuito de criar o hábito, o gosto e o prazer pela leitura e escrita do gênero conto.
ABSTRACT: Developing pedagogical practices in the school environment that dialogue with the teaching and learning of the mother tongue through the genres of the narrative order is learning language, it is essentially human training. Based on this premise, this master's research is a pedagogical proposal for the use of cohesive elements in genres of the order of narration, aimed at the 26 students of a 6th grade elementary school, in a public school. The objective of this teaching practice is to lead students at this level of education to understand and use the cohesive elements efficiently in the mother tongue in the discourse genre short story, making them literate in these cohesive aspects, presenting as a final product the development of a literary book with the tale "The Frog King" by the Brothers Grimm, rewritten and illustrated by themselves. It is a qualitative and interpretative research-action, of great relevance in the area of Languages and Literacies and for the school reality, since its starting point is to diagnose the problem, in this case, the inefficient use of the elements cohesive in the construction of the narrative genre, in particular the short story, and to propose its teaching and learning through analyzes and reflections of its use as its functioning in the context and for the production of meanings, with the aim of minimizing this problem at this level school. Several instruments were used to collect the data: observation, field diary, photos, video and audio recording, written reports and activities carried out by the students.The theoretical contribution is based on: Bakhtin (1992; 1999) with the discursive genres in the teaching and learning process; Rojo (2012) on multi-tools; the reading strategies and stages with Solé (1998) and Cosson (2016); Candido (1972; 1995) brings literature as an element of humanizing formation; Micheleti (2000) defends narrative as an element of training in the classroom; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) deal with the production of texts in real situations of use; Neves (1990; 2002; 2003; 2012) and Antunes (2003) deal with the functionality of grammar in language teaching; and Marcuschi (2010) on oral and written modality; Serafini (1995) and Ruiz (2013), contribute to the procedures and techniques of production and textual correction; among others that support the development of the work. With this practical proposal of teaching the cohesive elements, we intend to make 6th grade students more competent as to their real application in texts produced both orally and in writing, in addition to having the intention of creating the habit, the taste and the pleasure of reading and writing of the short story.
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos Santos
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6074
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Luiza Mari Lopes_2020.pdf24,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.