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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6080
Autor(es): | Sacchi, Thais Cristina Moraes |
Orientador: | Hila, Cláudia Valéria Doná |
Título: | Projeto temático o bullying na escola e a produção de contrapalavras no ensino fundamental I |
Banca: | Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira |
Banca: | Coito, Roselene de Fátima |
Palavras-chave: | Gêneros discursivos;Dialogismo;Bullying |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SACCHI, Thais Cristina Moraes. Projeto temático o bullying na escola e a produção de contrapalavras no ensino fundamental I. 2020. 113 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6080. Acesso em: 12 jan. 2021. |
Abstract: | RESUMO: Esta pesquisa, de natureza aplicada, aborda a implementação de um Projeto Temático de
Gênero (PTG), tendo como eixo temático orientador o tema "Bullying na escola", com vistas
à produção da contrapalavra dos alunos do 4º Ano. Trata-se de uma pesquisa-ação
(THIOLENT,1985, 2018; ENGEL,2000; TRIPP, 2005), de natureza orientada: (a) pelos
pressupostos teóricos da Teoria da Enunciação, a partir da concepção dialógica da linguagem
(BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2010; BAKHTIN, 2003); (b) pela concepção de escrita como
trabalho (GERALDI, 1991; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1994;2016 ), desenvolvida por
pesquisadores nacionais, que tomam os gêneros dos discursos como enunciados concretos,
situados histórica e socialmente nas diferentes práticas sociais. A partir da perspectiva
bakhtiniana, todo enunciado só existe em relação a outros enunciados, por isso vários gêneros
discursivos foram mobilizados em nosso PTG, de forma a estabelecer uma rede dialógica de
conhecimento sobre o tema. Para tanto, desenvolvemos cinco oficinas, que resultaram na
produção de vários gêneros discursivos: lista, carta de apoio, cartaz informativo-injuntivo,
entrevista oral e vídeo-depoimento. Assim, os objetivos estabelecidos para a pesquisa são: (a)
discutir o resultado da implementação de um PTG sobre o Bullying na escola, em um 4º ano,
para a produção da contrapalavra; (b) discutir o papel dos gêneros discursivos escolhidos para
a compreensão e ressignificação do tema; (c) discutir se a produção final de um vídeo-
depoimento contribui com o processo de produção da contrapalavra do aluno. A justificativa
deste estudo é de interesse de nossa inquietação enquanto professora em desenvolver um
trabalho voltado a concepção enunciativa da linguagem e ao trabalho com gêneros
multimodais, tal como preconiza a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, também,
auxiliar nossos alunos a ressignificarem a temática do bullying, que no diagnóstico inicial
demonstrou ser presente na sala. Os resultados da implementação do PTG evidenciaram que
os diversos gêneros que constituíram as oficinas e que versaram sobre a mesma temática
estabeleceram uma rede dialógica de saberes e de vozes que, nas diferentes produções
realizadas, evidenciaram tanto uma responsividade marcada (RM), como também, mais
criativa (RC), na medida em que os alunos, aos poucos, foram internalizando as palavras
alheias e transformando-as em palavras próprias na elaboração final do vídeo-depoimento. ABSTRACT: This research, of an applied nature, addresses the implementation of a Gender Thematic Project (Projeto Temático de Gênero, PTG), having as its guiding subject "Bullying at school", with a view to producing the counterword of 4th grader students. It is an action research (THIOLENT, 1985, 2018; ENGEL, 2000; TRIPP, 2005), based on: (a) the theoretical assumptions of the Theory of Enunciation, from the dialogical conception of language (BAKHTIN / VOLOCHÍNOV, 2010; BAKHTIN, 2003); (b) the concept of writing as work (GERALDI, 1991; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1994; 2016), developed by national researchers, who understand the genres of discourse as concrete statements, historically and socially situated in different social practices. From the Bakhtinian perspective, every statement exists only in relation to other statements, that is why several discursive genres were mobilized in our PTG, in order to establish a dialogical network of knowledge on the subject. To this end, we developed five workshops, which resulted in the production of several discursive genres: list, support letter, informative-injunctive poster, oral interview and video-testimony. Thus, the objectives established for the research are: (a) to discuss the result of the implementation of a PTG on Bullying at school, in a 4th grade class, for the counterword production; (b) discuss the role of the discourse genres chosen for the understanding and reframing of the subject; (c) discuss whether the final production of a video-statement contributes to the student's counterword production process. The justification for this study lies on the interest of our concern as a teacher to develop a work aimed at the concept of language and working with multimodal genres, as advocated by the Common National Curricular Base (Base Nacional Curricular Comum, BNCC) and, also, to help our students to re-signify the bullying subject, which in the initial diagnosis proved to be present in the classroom. The results of the implementation of the PTG showed that the different genres that constituted the workshops and that dealt with the same subject established a dialogical network of knowledge and voices that, in the different productions carried out, showed both a marked responsiveness (responsividade marcada, RM), as well as, more creative (responsividade criativa, CR), as the students gradually internalized the words of others and transformed them into their own words in the final elaboration of the video- testimony. |
Descrição: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Valéria Doná Hila Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6080 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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