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Autor(es): Silva, Maria Elena da
Orientador: Mincoff, Luciane Braz Perez
Título: Leitura silenciosa e leitura oralizada : recursos para construção de sentidos em textos
Banca: Greco, Eliana Alves
Banca: Guedes, Ana Paula
Palavras-chave: Estratégias de leitura;Crônicas;Contos
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Maria Elena da. Leitura silenciosa e leitura oralizada: recursos para construção de sentidos em textos. 2020. 297 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081. Acesso em: 22 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida ano de 2018, no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), disponibilizado em rede nacional a professores de Língua Portuguesa da rede pública de Ensino Fundamental, com 25 alunos, de idade 14 a 17 anos, do nono ano do Ensino Fundamental, do período matutino, de uma escola estadual de Maringá. A pesquisa teve como foco as práticas de leitura e de oralidade, tomando por base Documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares da Educação Básica que ressaltam a importância do ensino de leitura para a formação de um leitor proficiente, crítico e que consiga compreender o texto, fazendo relações dialógicas, de causa e consequência e que possa posicionar-se diante do texto lido (DCEs, 2008). Para o desenvolvimento da pesquisa, na base teórica que embasou o trabalho, destacamos as produções de Solé (1998), Menegassi (2005), Marcuschi (2010), Fávero (2002). Dados observados em avaliações oficiais como Prova Brasil 2017 desta escola demonstraram resultados insuficientes, com um nível de proficiência em leitura considerado básico. Pensando nesta realidade é que nos propusemos a pesquisar a respeito das estratégias de leitura, como forma norteadora para compreensão dos diversos gêneros discursivos e também a pesquisar a respeito da oralização de textos escritos, como recurso de sensibilização para os aspectos sonoros do texto, os efeitos de sentido produzidos pela ação de oralizar o texto e no que isso pode contribuir para melhorar a compreensão e a interpretação textual. Através de atividades de leitura, enfocando algumas estratégias de leitura, e da leitura oralizada, fornecemos aos alunos uma possibilidade de leitura crítica e de um olhar significativo sobre os diversos usos da língua, por meio dos gêneros discursivos crônica e conto. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação. O objetivo principal foi elaborar e implementar uma proposta de oficinas de leitura silenciosa, leitura oralizada e estratégias de leitura, como recursos possíveis para desenvolver e ampliar a capacidade leitora de alunos do nono ano do ensino fundamental. Por meio deste estudo, esperamos que os alunos tenham desenvolvido mais sua competência leitora e sua produção oral, na medida em que utilizaram algumas estratégias de leitura nas atividades de leitura, que tenham identificado os efeitos de sentido produzidos nos momentos em oralizaram os textos escritos propostos nas oficinas e que tenham percebido a intencionalidade desses recursos nos gêneros estudados.
ABSTRACT: Current research wasdeveloped in 2018 during the Professional Master's Program in Literature (PROFLETRAS), made available on network to teachers of the Portuguese Language of a state elementary school, with 25 students, aged 14 to 17 years old, or the ninth year of elementary school, morning period, in Maringá. Research focused on reading and oral practices, based on official documents such as the Basic Education Curriculum Guidelines, which emphasize the importance of reading instructions for the formation of proficient and critical readers who understand texts, dialogues, causes and consequences, and who may position themselves critically to the text (DCEs,2008). Research by Solé (1998), Menegassi (2005), Marcuschi (2010) and Fávero (2002) is highlighted for the theoretical basis within the development of current research.Data observed in official evaluations, such as ProvaBrasil 2017 of theschoolunder analysis showed insufficient results, with average level of proficiency in reading. Due to such a situation, we researched reading strategies as a guide for the understanding of the various discursive genres andthe oralization of written texts, to explore the text's sound aspects, the effects of meaning produced by text oralizing and its contribution towards the improvement in understanding and in textual interpretation. Through reading activities, focusing on several reading strategies, coupled to oralized reading, students are providedwith a possibility of critical reading and a meaningful look at the different uses of the language, through chronicle and short storydiscursive genres. Activity-research constituted the methodology employed. The main objective was the preparation and implementation of three workshops involving silent reading, oralized reading and reading strategies as possible resources for the development and broadening of the 9-year-students' reading capacity. We expect that students develop more their reading competence and oral production as they employ several reading strategies in reading activities which they identified the meaning effects produced when they oralized the written texts proposed during the workshops and when they perceived the intentionality of the resources in the studied genres.
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Braz Perez Mincoff
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6081
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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