Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Maurício Reinert dopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andreza Paterno da-
dc.date.accessioned2021-02-05T14:48:25Z-
dc.date.available2021-02-05T14:48:25Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Paterno da. Aprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis: uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasil. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099. Acesso em: 5 fev. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6099-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimentopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Vitor Koki da Costa Nogamipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O atual contexto do mundo do trabalho exige que as instituições de ensino superior (IES) formem profissionais para além das técnicas, com competências como pensamento crítico, reflexivo, analítico e, principalmente, a habilidade de resolver problemas em qualquer situação. Neste cenário, surge a figura das metodologias ativas de ensino, dentre elas o Problem Based Learning (PBL). Assim, o estudo buscou analisar a implementação do PBL em disciplinas de métodos científicos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus de Maringá da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A abordagem utilizada para analisar tal implementação foi a Pesquisa Ação Participante (PAP), que segundo Thiollent (2011), trata-se de uma pesquisa social realizada em associação com uma ação, na qual os pesquisadores e participantes da situação estão envolvidos de forma participativa. O trabalho buscou realizar uma intervenção em sala de aula, em que a pesquisadora teve papel ativo e participativo durante todo o período de aplicação do PBL. Como metodologia essa pesquisa é qualitativa. Foi utilizada a técnica de focus group e entrevistas semiestruturadas como formas de coleta de dados e os mesmos foram analisados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2016). As análises foram feitas no Software de análise de dados qualitativos Atlas ti 8. Os resultados no curso de Administração evidenciam que o PBL auxiliou no desenvolvimento do trabalho em equipe, comunicação, proatividade, responsabilidade e resolução de problemas. O professor afirmou que as discussões promoveram um maior interesse nos alunos em relação ao aprendizado do tópico, mas, os resultados não atingiram o nível de profundidade esperado. Entretanto, ele continuará aplicando o PBL, inclusive em outros tópicos da disciplina, porém, com algumas modificações e melhorias. No curso de Ciências Contábeis, os achados apontam que o PBL contribuiu para o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe, discussão de ideias, autonomia e resolução de problemas. A professora afirmou que as discussões foram satisfatórias e o resultado final obtido foi condizente com o esperado, o que a incentivou a continuar utilizando o PBL. Ainda, foi possível identificar pontos de melhoria como a mudança nos problemas e uma explicação mais profunda sobre as funções, para a próxima aplicação do PBL na disciplina. Conclui-se que o PBL pode ser aplicado em disciplinas menos técnicas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, em tópicos específicos, mais teóricos de disciplinas e não apenas em contextos mais práticos desses cursos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The contemporary context of the work world requires the higher education institutions (HEIs) to train professionals over and above techniques, with skills such as critical, reflective, and analytical thinking, and above all, the ability to solve problems in any situation. In this scenario, the figure of active teaching methodologies emerges, among them the Problem Based Learning (PBL). Therefore, the study sought to analyze the implementation of PBL in disciplines of scientific methods of the Faculty of Administration and Accounting of the Maringá campus of the State University of Maringá (UEM). The approach used to analyze such implementation was the Participant Action Research (PAP), which according to Thiollent (2011), is a social research conducted in association with an action, in which the researchers and participants in the situation are involved in a participatory manner. The paper intended to carry out an intervention in the classroom, in which the researcher had an active and participative role throughout the period of application of the PBL. As a methodology this research is qualitative. It was used the focus group technique and semi-structured interviews as forms of data collection and they were analyzed through content analysis (Bardin, 2016). The analysis were done with the Software for qualitative data analysis Atlas ti 8. The results for the Business School show that the PBL assisted in the development of teamwork, communication, proactivity, responsibility and problem solving. The teacher stated that the discussions promoted a greater interest in the students in relation to learning the topic, but the results did not reach the expected level of depth. Nevertheless, he will continue to apply the PBL, including to other topics in the course, but with some modifications and improvements. For the Accountancy, the findings indicate that the PBL has contributed to the development of skills such as teamwork, discussion of ideas, autonomy and problem solving. The teacher stated that the discussions were satisfactory and the final result was consistent with what was being expected, which encouraged the professor to continue using the PBL. Also, it was possible to identify improvement points as the change in the problems and a deeper explanation about the functions, for the next application of the PBL in the subject. The conclusion is that the PBL can be applied in less technical disciplines of Business School and Accountancy, in specific topics, more theoretical of subjects and not only in the more practical contexts of these courses.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectProblem based learning (PBL)pt_BR
dc.subjectAlunos de Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.ddc657.07pt_BR
dc.titleAprendizagem ativa em administração e Ciências Contábeis : uma pesquisa ação na implementação do Problem Based Learning em uma IES na Região Sul do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNogami, Vitor Koki da Costa-
dc.contributor.referee1Camacho, Reinaldo Rodrigues-
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcelo Marchine-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Contábeis-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
dc.subject.cnpq1Ciências Socais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical156 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Ciências Contábeis-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Socais Aplicadas-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Andreza Paterno da Silva_2020.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.