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dc.contributor.advisorMoraes, Romildo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSantana, David Thiago Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2021-02-05T15:20:53Z-
dc.date.available2021-02-05T15:20:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA, David Thiago Ribeiro. Mudanças no desempenho econômico e financeiro das empresas após adesão ao novo mercado, à luz da teoria institucional. 2020. 94 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6100. Acesso em: 5 fev. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6100-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Romildo de Oliveira Moraespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A Teoria Institucional prediz que os resultados das companhias são influenciados pelo mercado, ou seja, mesmo que regras sejam estabelecidas, as decisões da administração sempre serão pautadas dentro do contexto econômico em que se encontra. Porém, as empresas que estão listadas no Novo Mercado transmitem segurança aos investidores no que se refere aos retornos de seus investimentos. Sendo assim, este estudo buscou analisar, sob a luz da referida teoria, se o desempenho econômico e financeiro é influenciado a partir do ingresso das empresas no segmento do Novo Mercado. No levantamento feito, foram selecionadas 63 que tinham feito a adesão no período abrangido pela pesquisa. Por meio do banco de dados da Economática®, foram extraídos indicadores de antes e depois da adesão ao Novo Mercado e os testes realizados pelo software de estatística R foram feitos por Séries Temporais, com ajustamento do modelo para cada empresa, devido ao fato de cada uma ter aderido ao Novo Mercado em momentos diferentes. Os resultados evidenciaram que 23,05% das frequências analisadas foram estatisticamente significativas. Por meio da técnica de cluster foi realizada a análise comparativa com empresas de outros segmentos e os resultados também mostraram que não existem mudanças estatisticamente significativas. Concluiu-se então que a Teoria Institucional se confirma pelos resultados apresentados, já que o fato de aderir ao Novo Mercado não traz alterações no resultado econômico e financeiro da companhia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Institutional Theory predicts that companies' results are influenced by the market, that is, even if there are rules, management decisions will always be based on the economic context in which it finds itself. However, companies listed on the Novo Mercado offer security to investors regarding the return on their investments. Thus, this study sought to analyze, in the light of the theoretical theory, if the economic-financial performance is influenced by the entry of companies in the Novo Mercado segment. In the survey, 63 were selected who completed the adherence in the period covered by the survey. Through the Economática® database, the indicators were extracted before and after joining the Novo Mercado and the tests performed by the R statistics software were performed by Time Series, with adjustment of the model for each company, due to the fact that each company adhered to the Novo Mercado at different times. The results showed that 23.05% of the analyzed frequencies were statistically relevant. Through the cluster technique, a comparative analysis was carried out with companies from other segments and there are also results that do not have any statistically relevant changes. It was concluded that the Institutional Theory is confirmed by the results obtained, since the fact of entering the Novo Mercado does not alter the company's economic and financial results.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectTeoria institucional - Economia políticapt_BR
dc.subject.ddc657.046pt_BR
dc.titleMudanças no desempenho econômico e financeiro das empresas após adesão ao novo mercado, à luz da teoria institucionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Tonin, Joyce Menezes da Fonseca-
dc.contributor.referee2Bispo, Jorge de Souza-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Contábeis-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
dc.subject.cnpq1Ciências Socais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical94 f. : il., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Ciências Contábeis-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Socais Aplicadas-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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