Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6101
Autor(es): Albertin, Elvis Araujo
Orientador: Marques, Claudio
Título: Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas de ensino na aplicação de Big Data e Data Analytics : uma análise sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis
Banca: Tonin, Joyce Menezes da Fonseca
Banca: Leal, Edvalda Araujo
Palavras-chave: Aprendizagem significativa;Metodologias ativas de ensino;Big data;Data analytics;Alunos de Ensino Superior
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALBERTIN, Elvis Araujo. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas de ensino na aplicação de Big Data e Data Analytics: uma análise sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis. 2020. 89 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6101. Acesso em: 5 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Diante de constantes mudanças tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, surgem diversos questionamentos sobre os métodos de ensino e dos conteúdos dos currículos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Torna-se indispensável que o estudante de Contabilidade adquira novos conhecimentos que atendam às exigências do mercado de trabalho, como exemplo, o Big Data e Data Analytics, que por meio de softwares, permitem que o profissional contábil realize melhores análises, explorando assim, grandes volumes de dados. Neste caminho, pesquisas evidenciam que as Metodologias Ativas de Ensino têm apresentados resultados satisfatórios para o ensino-aprendizagem, oferecendo uma ampla oportunidade para introduzir novos tópicos no ensino contábil. Diante do exposto, o objetivo geral desse estudo é identificar, sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis, a contribuição das Metodologias Ativas no ensino de Big Data e Data Analytics, para uma Aprendizagem Significativa. Para alcançar o objetivo, foi a adotada a abordagem quantitativa para análise dos dados. A amostra do estudo é composta por 144 alunos, matriculados em uma Instituição de Ensino Pública, e que se inscreveram em um curso de Big Data e Data Analytics. Para a coleta de dados, foram aplicados dois questionários: um antes de iniciar o curso, e um ao final de sua conclusão. Por meio de testes estatísticos, foi possível relacionar as metodologias ativas com os pressupostos da aprendizagem significativa. Após a experiência prática, os testes estatísticos evidenciaram que as percepções dos discentes na autodeclaração de conhecimentos aumentaram de forma estatisticamente significativa; de que as metodologias ativas utilizadas no curso contribuíram para desenvolver diversas habilidades dos discentes; sendo o caso utilizado no caso recebido de forma positiva pelos mesmos. Conclui-se, assim, que as metodologias ativas contribuíram de forma positiva para a aprendizagem significativa de Big Data e Data Analytics dos alunos, sendo uma metodologia eficaz para inserir novos tópicos no ensino contábil.
ABSTRACT: In the face of constant technological changes that have occurred in the last decades, several questions arise about the teaching methods and the contents of the curricula of undergraduate courses in Accounting. It’s essential that the Accounting student acquire new knowledge that meets the requirements of the job market, for example, Big Data and Data Analytics, which through software, allows the accounting professional to perform better analyzes, thus exploring large volumes of information. In this way, research shows that Active Teaching Methodologies have satisfactory results for teaching-learning, offering ample opportunity to introduce new topics in accounting education. Given the above, the general objective of this study is to identify, from the perspective of the students of the Accounting course, a contribution of Active Methodologies in the teaching of Big Data and Data Analytics, for a Meaningful Learning. To achieve the objective, a quantitative approach was adopted for data analysis. The study sample is composed of 144 students, enrolled in a Public Education Institution, and who enroll in a Big Data and Data Analytics course. For data collection, there were two questionnaires: one before starting the course, and one at the end of its conclusion. Through statistical tests, it was possible to relate the active methodologies with the learning assumptions approximately. After practical experience, statistical tests showed that the perceptions of students in self-declaration of knowledge increased in a statistically significant way; that the active methodologies used in the course contributed to develop different skills of the students; the case being used in the case of a positive request by them. It is concluded, therefore, that the active methodologies contributed positively to the proper learning of Big Data and Data Analytics by students, being an effective methodology to insert new people in accounting education.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Claudio Marques
Coorientador: Prof. Dr. Daniel Ramos Nogueira
Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6101
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elvis Araujo Albertin_2020.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.