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Autor(es): Bevilaqua, Isabelle Caroline
Orientador: Neumann, Marguit
Título: Proposta de elaboração de uma escala para mensuração do pensamento integrado
Banca: Faia, Valter da Silva
Banca: Branco, Manuel Emílio Mota de Almeida Delgado Castelo
Palavras-chave: Informação contábil - Relato integrado;Pensamento Integrado;Escala de mensuração
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BEVILAQUA, Isabelle Caroline. Proposta de elaboração de uma escala para mensuração do pensamento integrado. 2020. 95 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6105. Acesso em: 5 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: O conceito de Relato Integrado abrange o pensamento e o relato integrado em um processo cíclico, no qual ambos são reforçados mutuamente, não devendo um ser desconsiderado em detrimento do outro. O Framework 1.0 para o relato integrado apresenta os princípios básicos, elementos de conteúdo e conceitos fundamentais que conduzem a preparação do relato, dentre eles, destaca-se o Pensamento Integrado. Apesar de sua importância, a literatura do Relato Integrado apresenta o conceito do Pensamento Integrado como: i) obscuro e desafiador; ii) não discutido com profundidade; iii) de difícil compreensão, classificação e mensuração. Diante disso, investigou-se como a construção de uma escala auxilia na compreensão do conceito e mensuração do Pensamento Integrado. O objetivo do estudo consistiu em desenvolver uma escala de mensuração para o Pensamento Integrado. Destaca-se que a elaboração da escala compreende três etapas: a) mapeamento do constructo; b) geração dos itens; c) validação dos itens, logo, os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão da literatura e entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e triangulação. Os resultados confirmaram que o conceito do Pensamento Integrado não é apresentado de modo uniforme tanto pelos artigos quanto pelos entrevistados e infere-se que o conceito de Pensamento Integrado precisa avançar para uma melhor compreensão prática. O estudo contribui propondo um conceito geral e multidimensional para o Pensamento Integrado, que abrange quatro dimensões (conectividade e visão sistêmica; processo e comunicação estratégica organizacional; mentalidade organizacional; e compreensão dos stakeholders) e o conceito é o seguinte: "O Pensamento Integrado é definido como uma estratégia de organizações sistêmicas e holísticas (capazes de vislumbrar o todo) e que permeia todas as suas camadas conectando os fatores (capitais, pessoas e informações), envolvendo pessoas de diferentes departamentos e/ou funções, as quais detém informações diversificadas do todo organizacional e buscam o diálogo (antes da tomada de decisão)". Isto Posto, a escala foi elaborada e validada e sua composição final foi de trinta e nove itens que atendem as dimensões propostas. Os resultados possibilitaram, ainda, a identificação de onze fatores que favorecem e doze fatores que limitam o Pensamento Integrado. Foram elaboradas trezes proposições derivadas dos fatores e dos benefícios apresentados para o Pensamento Integrado. Como contribuição teórica o estudo amplia as discussões da literatura acadêmica sobre o Relato Integrado, em especial, as lacunas relacionadas ao Pensamento Integrado. A elaboração da escala contribui metodologicamente pois apresenta um instrumento de mensuração para o Pensamento Integrado, o qual é possível de ser aplicado em estudos futuros e em relações com constructos teóricos. Ainda, contribui com a prática organizacional, podendo ser conduzida pelas organizações para verificar a existência ou indícios do Pensamento Integrado internamente, possibilitando cenários para o desenvolvimento do Relato Integrado nas organizações.
ABSTRACT: The concept of Integrated Reporting includes thinking and reporting integrated in a cyclical process, in which both are mutually reinforcing, and one should not be disregarded at the expense of the other. Framework 1.0 for Integrated Reporting presents the basic principles, content elements and fundamental concepts that guide the preparation of the report, among them, Integrated Thinking stands out. Despite its importance, the integrated reporting literature presents the concept of Integrated Thinking as: i) obscure and challenging; ii) not discussed in depth; iii) difficult to understand, classify and measure. Therefore, it was investigated how the construction of a scale helps in understanding the concept and measurement of Integrated Thinking. The aim of the study was to develop a measurement scale for Integrated Thinking. It is highlighted that the elaboration of the scale comprises three stages: a) mapping of the construct; b) generation of items; c) item validation, therefore, the methodological procedures adopted were: literature review and semi-structured interviews, content analysis and triangulation. The results confirmed that the concept of Integrated Thinking is not presented in a uniform way by both articles and by the interviewees and it is inferred that the concept of Integrated Thinking needs to move towards better practical understanding. The study contributes by proposing a general and multidimensional concept for Integrated Thinking, which covers four dimensions (connectivity and systemic vision; strategic organizational communication and process; organizational mentality; and stakeholder understanding) and the concept is as follows: "Integrated Thinking is defined as a strategy of systemic and holistic organizations (capable of envisioning the whole) and that permeates all its layers connecting the factors (capital, people and information), involving people from different departments and / or functions, which hold diverse information from the all organizational and seek dialogue (before decision making)". That said, the scale was elaborated and validated and its final composition was thirty-nine items that meet the proposed dimensions. The results also enabled the identification of eleven factors that favor and twelve factors that limit Integrated Thinking. Thirteen propositions were drawn up derived from the factors and benefits presented for Integrated Thinking. As a theoretical contribution, the study expands the discussions in the academic literature on Integrated Reporting, in particular, the gaps related to Integrated Thinking. The elaboration of the scale contributes methodologically as it presents a measurement instrument for Integrated Thinking, which is possible to be applied in future studies and in relationships with theoretical constructs. It also contributes to organizational practice, and can be conducted by organizations to check the existence or evidence of Integrated Thinking internally, enabling scenarios for the development of Integrated Reporting in organizations.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Marguit Neumann
Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6105
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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