Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6107
Autor(es): | Maldonado, Ana Paula Bim |
Orientador: | Fernandes, Paulo Ricardo Garcia |
Título: | Ondas eletromagnéticas com ênfase em raios X : uma proposta didática com o uso de tecnologias educacionais |
Banca: | Brinatti, André Mauricio |
Banca: | Mukai, Hatsumi |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional;Ensino de física;Raio x |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MALDONADO, Ana Paula Bim. Ondas eletromagnéticas com ênfase em raios X: uma proposta didática com o uso de tecnologias educacionais. 2020. xvi, 149 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6107. Acesso em: 8 fev. 2021. |
Abstract: | RESUMO: O objetivo deste trabalho é proporcionar uma pr
ática educativa que contextualize e
utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas Eletromagnéticas, em específico
os Raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC).
Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos
Raios X, suas aplicações e i mportância nos dias atuais. D esenvolvemos e aplicamos
uma sequência didática baseada na aprendi zagem significativa de Ausubel no Terceiro
Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, município de Inajá,
PR . Repensando o Processo Ensino aprendizagem, buscamos diversas possibilidades
didático metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da
Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares do Estado do Par aná
(2008). Temos a convicção de que o s recursos tecnológicos associado s ao currículo
escolar podem estimular e contribuir no processo ensino aprendizagem . A presente
proposta aborda o uso de experimentos de Raios X via acesso remoto com objetos
presentes no cotidiano dos alunos . A partir dessa prática e xperimental, percebeu se um
grande aumento do interesse e da parti cipação dos alunos na componente curricular
Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna Outra contribuição não
menos importante, foi a de que os alunos compreend essem que a C iência não é algo
pronto e acabado, visto que desde a descoberta do s Raio s X até os dias atuais muito
se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nos so cotidiano. ABSTRACT: The objective of this work is to provide an educational practice that contextualizes and uses educational technologies in the study of Electromagnetic Waves, in specific x rays, a concept contemplated in Modern and Contemporary Physics (FMC). Seeking to promote critical and detailed knowledge about the emergence of X rays, their applications and importance these days, we develop and apply a didactic sequenc e based on A usubel's meaningful learning in the Third Year of High School from the Barão do Rio Branco State College, municipality from Inajá, PR. Rethinking the Teaching Learning Process, we sought several didactic methodological possibilities that they could add and contribute to the quality of Basic Education in resonance with the Guidelines Curri culars of the State of Paraná (2008). We are convinced that the technological resources associated with the school curriculum can stimulate and contribute to the teaching learning process. This proposal addresses the use of X ray experiments, via remote ac cess, with objects present in the daily lives of students. From this experimental practice, a great increase in the interest and participation of students in the curricular component Physics as well as in the concepts addressed in Modern Physics was percei ved. Another not less important contribution was that students understanding that Science is not something ready and finished, since from the discovery of X ray s to the present day much has evolved and the same is present wi th various performances in our Everyday |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr Paulo Ricardo Garcia Fernandes Dissertação (mestrado nacional profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6107 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ana Paula Bim Maldonado_2020.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.