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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeres, Aparecida de Fátimapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcos dept_BR
dc.contributor.otherLima, Carmen Rodrigues dept_BR
dc.contributor.otherCoito, Roselene de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Língua Portuguesapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T20:18:19Z-
dc.date.available2022-09-19T20:18:19Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6119-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Fátima Perespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractA prática de leitura é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento crítico do estudante, possibilitando a ele ter uma compreensão mais ampla da sociedade em que vive. Esta pesquisa tem como mote apresentar os resultados dos estudos realizados durante o Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, bem como a intervenção pedagógica desenvolvida em uma turma de 8.º ano do Ensino Fundamental II, em um colégio da rede estadual do norte do Paraná. Como sondagem inicial, constatamos que os alunos apresentavam comportamentos agressivos, ou seja, violência verbal entre meninos e meninas. Sendo assim, percebemos a necessidade de se desenvolver um trabalho direcionado à violência doméstica, com respaldo no letramento literário, voltado às estratégias de leitura, uma vez que comportamentos agressivos podem ser oriundos do ambiente onde o adolescente se encontra. Buscamos analisar como os estudantes reagiam à temática e o conhecimento de mundo deles acerca do assunto. As atividades foram realizadas por meio de dez oficinas. Como síntese das discussões, mediamos a leitura do conto Para que ninguém a quisesse (1986), de Marina Colasanti, e a apresentação da ressignificação da narrativa em um Festival de Arte e Movimento organizado pela Instituição de Ensino onde a pesquisa foi realizada. Para a sistematização da proposta, foram utilizados os pressupostos teóricos norteados por Cosson (2016), no que se refere à elaboração de uma sequência didática expandida, pois, ao preparar o aluno para a prática de leitura, por meio de etapas como antecipação, decifração e interpretação, é possível levá-lo a uma maior compreensão do que é a violência doméstica e como combatê-la. Para a organização desta intervenção pedagógica, utilizaram-se reflexões e apontamentos de Geraldi (2012), Kleiman (1999; 2011); Menegassi (1995); Candido (1985; 2004), Zilberman (1988); Zappone (2016); Cosson (2016); Micheletti (2006), Barthes (1989), Chartier (1999), Côrtes (2008); Bosi (1975); Cortázar (2006); Sarmento e Tufano (2004). Por meio dos resultados obtidos, esta intervenção didático-pedagógica sugere a inserção da leitura em sala de aula como prática humanizadora e ratifica a importância do letramento literário na efetivação de uma leitura mais crítica e participativa.pt_BR
dc.description.abstractReading practice is an activity of great importance for the student's critical development, enabling him to have a broader understanding of the society in which he lives. This research aims to present the results of the studies carried out during the Professional Masters in Letters - PROFLETRAS, as well as the pedagogical intervention developed in a class of the 8th of Elementary School II in a state school in the north of Paraná. As an initial survey, we found that students exhibited aggressive behavior, that is, verbal violence between boys and girls. Thus, we perceive the need to develop work directed at domestic violence, based on literary literacy, focused on reading strategies, since aggressive behaviors may come from the environment where the adolescent is. We sought to analyze how students reacted to the theme and their knowledge of the world about the subject. The activities were carried out through ten workshops. As a synthesis of the discussions, we mediate the reading of the short story Para que ninguém a quisesse (1986), by Marina Colasanti and the presentation of the reframing of the narrative at a Festival of Art and Movement organized by the Educational Institution, where the research was carried out. For the systematization of the proposal, the theoretical assumptions guided by Cosson (2016) were used, with regard to the elaboration of an expanded didactic sequence, since in preparing the student for the practice of reading, through steps such as anticipation, deciphering and interpretation, it is possible to lead you to a greater understanding of what domestic violence is and how to fight it. The reflections and notes written by Geraldi (2012), Kleiman (1999; 2011) were used as support for the organization of this pedagogical intervention; Menegassi (1995); Candido (1985; 2004), Zilberman (1988); Zappone (2016); Cosson (2016); Micheletti (2006), Barthes (1989), Chartier (1999), Côrtes (2008); Bosi (1975); Cortázar (2006); Sarmento and Tufano (2004). Through the results obtained, this didactic-pedagogical intervention suggests the insertion of reading in the classroom as a humanizing practice and confirms the importance of literary literacy in the realization of a more critical and participatory reading.pt_BR
dc.format.extent114 f. : il. color., figs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectViolência domésticapt_BR
dc.subject.ddc372.4pt_BR
dc.titleEstratégias de leitura em sala de aula no "combate" à vulnerabilidade social : um olhar à violência doméstica no conto "Para que ninguém a quisesse", de Marina Colasantipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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