Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121
Autor(es): Rosa, Nataly Gurniski
Orientador: Menegassi, Renilson José
Título: Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
Banca: Shimazaki, Elsa Midori
Banca: Angelo, Cristiane Pianaro Malinoski
Palavras-chave: Bakthin, Mikhail Mikhailovitch, 1895-1975 - Lingüística aplicada;Ensino aprendizagem - Gênero discursivo instrucional;Análise de gêneros discursvos intrucionais - Livros didáticos;Estudos do Circulo de Bakthin;Livro didático - Ensino fundamental;Tipologia injuntiva;Concepção interacionista de linguagem
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ROSA, Nataly Gurniski. Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2016. 180 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121. Acesso em: 12 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Neste trabalho, refletimos sobre as propostas de produção escrita de gêneros discursivos de caráter instrucional em livros didáticos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II do PNLD-LP/2014 a fim de verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de escrita desses gêneros no contexto escolar. Nesta pesquisa de natureza qualitativa interpretativista, os pressupostos teóricos estão pautados na Linguística Aplicada, com respaldo nos estudos do Círculo de Bakhtin, abrangendo os conceitos: palavra, interlocutor, responsividade e gênero discursivo. Também relacionamos esse conceito com os estudos de Linguística Aplicada sobre leitura e escrita, realizados por pesquisadores, como Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). Procuramos responder à pergunta: como é proposto o ensino de escrita de textos instrucionais em livros didáticos? Os resultados das análises demonstram em cada Manual do professor: a) o predomínio da concepção de linguagem interacionista, pautada nos estudos de Bakhtin; b) o objetivo de escrita que procura desenvolver a capacidade comunicativa do aluno; c) a concepção de gênero como tipos relativamente estáveis de enunciados. Como resultados distintos, apuramos: a) a concepção de escrita enquanto consequência no livro didático "Perspectiva" (2012); b) a concepção de escrita como trabalho nas demais obras; c) a concepção de tipologia como um critério de agrupamentos de gêneros no livro "Jornadas.Port" (2012); d) a tipologia ligada à estrutura composicional do gênero em "Vontade de saber português" (2012); e) a tipologia como um conjunto de traços que formam uma sequência e não um texto em "Universos" (2012); f) no livro "Perspectiva" (2012), não houve um esclarecimento sobre tipologia textual; g) a concepção de tipologia injuntiva é apresentada como aspectos tipológicos que visam a descrever ações, tendo a regulação mútua de comportamentos como capacidades de linguagem dominantes no livro didático "Jornadas.Port" (2012); h) a concepção de injunção em textos instrucionais que apresentam regras de como fazer algo, como um manual de instrução ou uma receita culinária, é apresentada no livro didático "Perspectiva" (2012), como enunciados incitadores à ação, que vêm representados por um verbo no imperativo
ABSTRACT: In this paper, we develop a reflection on the writing activities about discursive genre as instructional frame on 7th and 8th graders textbooks in order to check how is the teaching and learning of writing on this genre in the school context. In this interpretative qualitative research, the theoretical assumptions are guided by the Applied Linguistics, with pillar in the Circle of Bakhtin studies, covering concepts: word, interlocutor, responsiveness and discursive genre. We also related this concept with Applied Linguistics studies on reading and writing, conducted by researchers as Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). We tried to answer the question: how is it proposed the writing teaching instructional texts in textbooks? The test results demonstrate in each teacher's manual: a) the predominance of the concept of interactional language; b) the purpose of writing that wants to develop the communication skills on the student; c) the concept of gender as relatively the same types of guiding the activity. As distinctive results, it was found: a) the writing conception as a consequence in the textbook Perspective (2012); b) the writing conception while working in other titles; c) the typology conception as gender groupings standard in the book Jornadas. Port (2012); d) the typology joined to the compositional genre structure in Wish to learn Portuguese (2012); e) The typology as a set of traces that form a sequence and not a text in Universes (2012); f) in the book Perspective (2012), there was no clarification on writing typology; g) the injunctive typology conception is presented as typological aspects that aim to describe actions, having a mutual regulation of behavior as the dominant language skills in the textbook Jornadas. Port (2012); h) the injunctive conception in instructional texts that present rules on how to do something, such as an instruction manual or a cooking recipe is presented in the textbook Perspective (2012), as set out inciters to action that come represented by an imperative verb
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6121
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nataly Gurniski Rosa_2016.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.