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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRomualdo, Edson Carlospt_BR
dc.contributor.authorCezar, Kelly Priscilla Lóddopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-16T16:18:02Z-
dc.date.available2021-02-16T16:18:02Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.citationCEZAR, Kelly Priscilla Lóddo. Acentolândia: criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamental. 2009. 117 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2009, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6125. Acesso em: 16 fev. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6125-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdopt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Profª. Drª. Geiva Carolina Calsapt_BR
dc.descriptionInclui um jogo de regras sobre acentuação gráfica para o ensino-aprendizagem da língua portuguesapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2009pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Resultados de pesquisas e dados oficiais revelam um baixo desempenho na aprendizagem de diversos conteúdos escolares e advertem sobre a relevância de metodologias alternativas para suprirem as necessidades didáticas do sistema de ensino, como o uso de jogos de regras. A presente dissertação tem por objetivo descrever a criação de um jogo de regras sobre o conteúdo de acentuação gráfica em língua materna – Acentolândia, bem como acompanhar e avaliar suas aplicações, utilizando os resultados para realizar as modificações para aprimoramento do jogo. Foram realizadas três aplicações do jogo, com sessões de intervenção que envolveram alunos de 4.ª e 5.ª séries do ensino fundamental matriculados em instituições públicas de Maringá/PR. A coleta de dados das três aplicações do jogo de regras ocorreu em quatro etapas: diagnóstico do desempenho em escrita; aplicação de um pré-teste e de entrevista clínica sobre o conteúdo focalizado na intervenção pedagógica; desenvolvimento da intervenção pedagógica; nova aplicação do teste e da entrevista clínica. Os resultados desta pesquisa de caráter experimental confirmaram a hipótese de que os alunos obtêm melhorias nas atividades de acentuação gráfica quando a intervenção pedagógica ocorre com o uso do jogo Acentolândia, tanto em termos quantitativos – melhoria do desempenho em acentuação de vocábulos isolados –, quanto em termos qualitativos – explicação e justificativas das regras ortográficaspt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Research findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue – Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maringá, Paraná. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively – improvement of the performance of accent mark in single words – and qualitatively – explanation and justifications of the orthographic rulespt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectOrtografia - Ensino aprendizagem - Jogospt_BR
dc.subjectJogo de regras - Regras ortográficas - Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Regras ortográficas - Ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectAcentuação gráfica - Ensino aprendizagem - Jogospt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - Ensino aprendizagem - Acentuação gráficapt_BR
dc.subject.ddc469.507pt_BR
dc.titleAcentolândia : criação e aplicações de um jogo de regras sobre acentuação gráfica para séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCalsa, Geiva Carolina-
dc.contributor.referee1Antonio, Juliano Desiderato-
dc.contributor.referee2Brenelli, Rosely Palermo-
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical117 f. : il. (algumas color.) + 1 jogo pedagógico: Acentolândia uma apendizagem emocionante das regras de acentuação gráfica.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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