Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6127
Autor(es): Pereira, Beatriz Cordioli
Título: Interações ecológicas interespecíficas em livros didáticos de biologia de ensino médio
Palavras-chave: Livros didáticos;Biologia - Ensino;Ecologia - Ensino
Data do documento: 2014
Abstract: Na atualidade, o livro didático de Biologia se configura como um dos recursos didático-pedagógicos mais utilizados para a organização da/e prática docente dessa área de ensino em escolas públicas brasileiras. Nesta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo principal a análise do conteúdo Interações Ecológicas Interespecíficas em livros didáticos de Biologia, avaliados e distribuídos às escolas públicas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Maringá, pelo Programa Nacional do Livro Didático. Para definição do corpus, inicialmente investigamos, por meio de entrevista semi-estruturada, junto a um grupo de dez professores da Educação Básica da rede pública estadual de ensino da região noroeste do estado do Paraná, os livros didáticos de Biologia por eles selecionados e utilizados em sala de aula. Com base nas informações obtidas, três livros didáticos de Biologia se configuraram objeto de estudo da presente pesquisa, naqual foi analisado o conteúdo Interações Ecológicas Interespecíficas, relacionados à Linguagem e Conteúdo Textual, Linguagem e Conteúdo Imagético e Atividades Propostas. Os dados obtidos junto aos professores e aos livros didáticos de Biologia foram analisados, interpretados e categorizados de forma descritiva e qualitativa, segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo, com enfoque na modalidade de análise temática. Em relação aos livros analisados, no que tange à Linguagem e Conteúdo, observamos diferentes formas de organização dos conteúdos, falta de contextualização histórica, evolutiva e social, bem como, detalhamento superficial, evidenciando uma desconsideração com conteúdos da Ecologia como temática fundamental ao entendimento dos fenômenos biológicos e manutenção da vida no planeta. A maioria das imagens apresentou clareza significação e funcionalidade, de forma a complementar as informações existentes no corpo do texto. Em relação às Atividades propostas no final dos capítulos, constatamos que, apesar dos autores buscarem diversificar com questões dissertativas e optativas, ainda enfatizam a reprodução dos conteúdos para a preparação para o vestibular, tornando o livro Didático carente de sugestões de atividades em grupo e pesquisas em outras fontes de informação. De uma forma geral, consideramos que os livros didáticos de Biologia analisados apresentam potencialidade para a utilização em aulas de Biologia no Ensino Médio, no entanto, exigem uma mediação docente ativa, tal como esclarecido no referencial teórico vygotskyano que fundamenta esta pesquisa.
Currently, the textbook Biology is the most widely used educational-learning resource for curriculum organization and teaching practice in Brazilian public schools. In this perspective, the present study had as a main objective the content analysis of the Ecological Interspecific Interactions in textbooks of Biology, evaluated and distributed to public schools which pertain at Maringá's Regional Nucleus of Education, by the National Program of Textbook. To define the investigation corpus, initially researched by means of semi structured interview realized with ten teachers of Basic Education of the state public school system in the northwestern region of Paraná State what the textbook adopted and used in the classroom. Based on information obtained, three textbooks of Biology were selected as the object of study of the research, in which was analyzed the Ecological Interactions interspecific content, regarding the Language and Textual content, Language and imagistic content, and Proposals Activities. The data obtained with the teachers and textbooks of Biology were analyzed, interpreted and categorized in qualitative and descriptive form, in accordance with theoretical and methodological assumptions of Content Analyses, focusing on the form of thematic analysis. Regarding the books analyzed, with respect to language and content, we observed different forms of organization of content, lack of historical, evolutionary and social context, as well as, surface detail, showing a disregard for the contents of Ecology, as a key issue in understanding of biological phenomena and the maintenance of life on Earth. Most images showed clearly significance and functionality, complementing the information in the text. Regarding Proposed activities at the end of chapters, we find that, although the authors seek to diversify activities with optional and essay questions, they still emphasize the reproduction of the content for the preparation of entrance exam, making the textbook has no suggestions for group activities and research other sources of information. In synthesis, we consider that biology textbooks analyzed have potential for use in biology classes in high school, however, require an active teacher's mediation, as clarified in the Vygotskian theoretical framework.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Maria Júlia Corazza
Coorientadora: Profª. Drª. Fúlvia Eloá Maricato
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2014
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6127
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Beatriz Cordioli Pereira_2014.pdf4,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.