Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6131
Autor(es): | Sapata, Ana Maria Alves |
Orientador: | Soares, Paulo Fernando |
Título: | Impactos e efeitos do ruído de tráfego em trecho de cânion urbano da Avenida Horácio Racanello da cidade de Maringá - PR |
Banca: | Vanderlei, Paula Silva Sardeiro |
Banca: | Barbosa, Miriam Jerônimo |
Palavras-chave: | Ruído urbano;Ruído de tráfego |
Data do documento: | 2010 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SAPATA, Ana Maria Alves. Impactos e efeitos do ruído de tráfego em trecho de cânion urbano da Avenida Horácio Racanello da cidade de Maringá - PR. 2010. xiii, 120 f. Dissertação (mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Estadual de Maringá, 2010, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6131. Acesso em: 19 fev. 2021. |
Abstract: | RESUMO: Na sociedade atual as atividades urbanas produzem impacto sonoro, e a preocupação com
o controle do ruído é uma forma de assegurar a qualidade ambiental, já que é crescente a
quantidade de fontes geradoras no meio urbano devido ao ruído produzido pelo tráfego de
veículos. Nos centros urbanos existem espaços que podem concentrar e acentuar o ruído de
tráfego – os cânions urbanos. São áreas caracterizadas como corredores formados por
edificações em ambos os lados. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre
os impactos do ruído de tráfego na Avenida Horácio Racanello da cidade de Maringá – PR.
Por ser um local com desenvolvimento recente e com vazios urbanos, a análise do ruído foi
efetuada através de monitoramento in loco para obtenção de dados das fontes sonoras e por
simulação computacional através do software SoundPLAN 6.4®, onde foram analisados os
dados do nível de pressão sonora com base na modelagem do gabarito máximo das
edificações estabelecido pela legislação municipal. Como resultados principais, observouse
que o trecho em estudo se caracterizou como cânion urbano, causando concentração de
ruído proveniente do tráfego urbano, com níveis acima dos permitidos pelas normas
brasileiras. ABSTRACT: In the society, most of human activities produces sounds, and the concern with the noise control is a way to ensure an environmental quality, since it’s increasing the amount of creating sources, especially on urban environment, due to the noise produced by vehicles traffic. In the urban centers exists places that could concentrate and increase problems related to traffic noise – the urban canyons. Are characterized by hallways formed by buildings on both sides. The present work’s main goal was to perform a study about the impact of noise traffic in a passage of Avenida Horácio Racanello, located on Novo Centro in Maringá city, state of PR. Because this place is being recently developed, still are found some empty areas; therefore, the noise analyze was performed by measurement to take data’s sources and by computer simulation through SoundPLAN 6.4® software, where the data of the level’s sound pressure were analyzed based on the current template pattern, and the most of the established buildings by Maringa’s municipal legislation. As the main results it was observed that the passage in study characterized as an urban canyon, causing noise concentration coming from the urban traffic, with level higher than the ones allowed by Brazilian standards. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Paulo Fernando Soares Dissertação (mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Estadual de Maringá, 2010 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6131 |
Aparece nas coleções: | 2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ana Maria Alves Sapata_2010.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.