Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6139
Autor(es): Luteski, Michelly
Orientador: Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Título: O gênero discursivo artigo de opinião e o meio digital como referente discursivo e meio de circulação : uma proposta para um nono ano do ensino fundamental
Banca: Passetti, Maria Célia Cortez
Banca: Greco, Eliana Alves
Palavras-chave: Análise de discurso;Leitura e produção textual;Mídias sociais
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LUTESKI, Michelly. O gênero discursivo artigo de opinião e o meio digital como referente discursivo e meio de circulação : uma proposta para um nono ano do ensino fundamental. 2020. 155, [12] f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6139. Acesso em: 23 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Considerando que o principal papel da escola é a formação do sujeito-aluno constituído por uma dada história de leitura e de que a sociedade vem se deparando com diferentes formas de ler e significar, surge a necessidade de levar para a sala de aula textos que sejam acessíveis aos alunos e que façam parte de seu cotidiano. Sendo assim, tendo em vista que os adolescentes estão constantemente conectados às redes, a presente proposta de intervenção visa apresentar uma abordagem de leitura e escrita de textos, à luz dos conceitos propostos por Pêcheux (1988) e por Orlandi (1982), pesquisadora que dá seguimento à Análise de Discurso de linha francesa pecheuxtiana, doravante AD. Tomando por base uma necessária complementação da unidade sete do livro didático "Projeto Teláris" (BORGATTO, 2015), a proposta desta dissertação é a de buscar compreender o meio digital tanto como referente discursivo quanto meio de circulação de textos constituídos por diferentes materialidades, tendo em vista um nono ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. A proposta teve como meio de circulação, organização dos textos utilizados na proposta e espaço de produção de atividades de leitura e escrita o ambiente on-line Classroom. Numa primeira etapa da intervenção, empreendemos uma análise prévia à leitura do artigo de opinião Celebridades descelebradas, gênero que abre a unidade, e que, ao propiciar ao aluno o contato com tomadas de posição no texto, permitiu trabalhar com a opacidade da palavra "tecnologia", possibilitando dar visibilidade a diferentes significações a partir das quais a tecnologia é tomada. Além disso, em meio a postagens no ambiente Classroom, incluímos outras materialidades verbo-visuais para compor nossa proposta de leitura, na tentativa de complementar a unidade sete com diferentes materialidades que circulam no digital. Como a unidade também se ancorava em uma concepção estruturalista e conteudística de leitura, foi produtivo trabalhar com a tensão paráfrase e polissemia e formular atividades nas quais pudéssemos explorar a imbricação verbal e visual constitutiva do material selecionado. Num segundo momento, buscamos trabalhar com a composição textual (formulação) do artigo de opinião, considerando a injunção à textualização, com base em mecanismos responsáveis pelo efeito autoria. E, num terceiro momento, a proposta de intervenção visou a fomentar a escrita do artigo de opinião, de modo a efetivar a autoria nesta prática. Por último, disponibilizamos os artigos de opinião no ambiente Classroom de modo a colocar em circulação os textos produzidos.
ABSTRACT: Considering that the main role of the school is the formation of the student-subject constituted by a given history of reading and that society has been facing different ways of reading and signifying, the need arises to take to the classroom texts that are accessible to students and that are part of their daily lives. Therefore, considering that adolescents are constantly connected to networks, the present intervention proposal aims to present an approach to reading and writing texts, in the light of the concepts proposed by Pêcheux (1988) and Orlandi (1982), a researcher who follows up on the Discourse Analysis of the French Pecheuxtian line, henceforth AD. Based on the necessary complementation of unit seven of the textbook "Projeto Teláris" (BORGATTO, 2015), the purpose of this dissertation is to seek to understand the digital medium both as a discursive referent and as a means of circulating texts made up of different materialities, having in view of a ninth year of elementary education, in the public school system. The proposal had as a means of circulation, organization of the texts used in the proposal and a space for producing reading and writing activities in the Classroom online environment. In the first stage of the intervention, we undertook an analysis prior to reading the opinion article Celebrities, a genre that opens the unit, and which, by providing the student with contact with positions taken in the text, allowed us to work with the opacity of the word "technology ", Making it possible to give visibility to different meanings from which technology is taken. In addition, amid posts in the Classroom environment, we have included other verb-visual materialities to compose our reading proposal, in an attempt to complement unit seven with different materialities that circulate in the digital. As the unit was also anchored in a structuralist and content-reading conception, it was productive to work with the paraphrase and polysemy tension and formulate activities in which we could explore the verbal and visual overlap constituting the selected material. In a second step, we seek to work with the textual composition (formulation) of the opinion article, considering the injunction to textualization, based on mechanisms responsible for the authorship effect. And, in a third moment, the intervention proposal aimed to encourage the writing of the opinion article, in order to make authorship in this practice effective. Finally, we provide opinion articles in the Classroom environment in order to circulate the texts produced.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Luciana Cristina Ferreira Dias-Di Raimo
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6139
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Michelly Luteski_2020.pdf7,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.