Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140
Autor(es): Miranda, Paula Roberta
Orientador: Galuch, Maria Terezinha Bellanda, 1967-
Título: Mediação e processo de aquisição do conhecimento
Banca: Silva, Fabiany de Cássia Tavares
Banca: Goulart, Aurea Maria Paes Leme
Banca: Sforni, Marta Sueli de Faria
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Aprendizagem;Formação humana
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino organizado e desenvolvido no âmbito escolar pode se constituir em situações que promovam a aprendizagem de conteúdos que se transformem em elementos mediadores do pensamento dos estudantes, ou seja, como o ensino pode ser promotor do desenvolvimento. Para a sua execução, foram realizados estudos bibliográficos e observações de vinte horas/aula, cujo conteúdo trabalho foi reprodução humana, em uma sala multisseriada de Educação de Jovens e Adultos da 1a à 4a série do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. Os dados foram analisados tomando-se como referência a Teoria Histórico- Cultural, abordagem segundo a qual a aprendizagem adequadamente organizada leva ao desenvolvimento das capacidades complexas do pensamento, e a mediação se refere, tanto aos instrumentos, como aos signos e às relações que o sujeito estabelece com os outros. Portanto, mediação é um fator preponderante nos processos de ensino e aprendizagem. As análises apontam que o ensino sistematizado de conceitos científicos concorre para a formação que ultrapassa o caráter meramente adaptativo, quando os estudantes, ao tomarem consciência dos conceitos, tornam-se capazes de pensar e agir com eles
ABSTRACT: Current research involves school-organized teaching and investigates whether it promotes content learning that transforms itself in mediating factors of thought in the students. Research discusses the manner teaching is a promoter of development. Bibliographical studies and 20-hour class observations were undertaken on human reproduction in a multi-series class with young people and adults of the first grades of the primary school in a government school in the state of Paraná, Brazil. Data were analyzed according to the Historical and Cultural Theory. This approach provides that properly organized Learning Leads towards development of the complex abilities of thought, while mediation comprises tools, signs and relationships that the subject maintains with the others. Mediation is therefore an important factor in teaching and learning processes. Analysis shows that the systemized teaching of scientific concepts Leads towards a training that goes beyond the merely adaptive stage when students, aware of the concepts, are able to think and act accordingly
Descrição: Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda Galuch
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paula Roberta Miranda_2007.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.